[Resolvido] JBoss + Eclipse + Debug: ERROR: JDWP Transport dt_socket failed to initialize

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Tenho um ambiente configurado aqui no PC da empresa da seguinte forma:

SO: Windows XP Professional
Java: jdk1.6.0_23
IDE: Eclipse Helios Service Release 1
Servidor de Aplicação: JBoss 5.1.0.GA

Este ambiente funcionava perfeitamente… até ontem ¬¬

Desde ontem à tarde, juro, nada foi alterado na máquina (ao menos não por mim, ou não que eu tenha sido informada), eu não consigo mais iniciar o JBoss pelo Eclipse em modo debug!

O erro é o mesmo relatado neste outro tópico. Porém, infelizmente o rapaz que conseguiu resolver não mencionou como o fez.

Eu crio um novo server pelo Eclipse, mapeio com o JBoss instalado na minha máquina, testei inclusive sem fazer deploy de nenhuma aplicação, e, simplesmente ocorre o erro:

ERROR: transport error 202: connect failed: Connection refused ERROR: JDWP Transport dt_socket failed to initialize, TRANSPORT_INIT(510) JDWP exit error AGENT_ERROR_TRANSPORT_INIT(197): No transports initialized [../../../src/share/back/debugInit.c:690] FATAL ERROR in native method: JDWP No transports initialized, jvmtiError=AGENT_ERROR_TRANSPORT_INIT(197)

Pesquisando no Google, vi algumas pessoas reportando este problema, mas, na maioria dos casos, era no Linux (curiosamente mais com o Ubuntu, que tenho lá em casa e nunca me deu problemas) ou algum problema com o firewall do Windows. Mas, o Firewall está desativado aqui.

Removi toda a configuração de servidor do Eclipse e criei de novo, do zero. Não adiantou. Testei apagar a instalação do JBoss e instalar de novo, zerada, sem nenhuma configuração de aplicações nem nada. Também não funcionou. Testei inclusive instalar o Eclipse de novo, mas, não adiantou também.

Se eu apenas iniciar o JBoss (Start, ao invés de Debug), funciona normalmente. O problema ocorre somente quando tento debugar.

Alguém tem alguma idéia da causa deste problema?

Ah, como eu “adoro” softwares empurrados pela empresa…

Bom, seguinte pessoal: como eu disse, pesquisando no Google você acha alguns tópicos associando este problema ao firewall do Windows, que, no meu caso, estava desativado. Mas, eu tinha me esquecido, tem um anti-vírus na máquina (que eu não possuo permissão administrativa para alterar) e ele é configurado para efetuar atualizações automáticas sempre. Só que, isso é feito totalmente às escuras, sem eu ficar sabendo nada do que essa… porqueira! tá mudando na máquina.

Conclusão: o culpado era o anti-vírus! Ainda estou analisando aqui, mas, provavelmente, as três últimas atualizações que ele fez (ante-ontem e ontem) devem ter bloqueado alguma porta necessária, e com isso eu não conseguia debugar mais. Quando eu parei o serviço (lá no services.msc mesmo, tava sem paciência) e testei novamente, consegui debugar sem problemas!

Bom, em suma, minha dica para quem passar por esse problema: verifique o firewall do windows, claro, mas, lembre-se de que qualquer software que controle algo na sua rede ou verifique suas portas pode estar atrapalhando e é um suspeito. Por exemplo, para identificar o problema, eu configurei um novo ambiente (eclipse e jboss zerados) em outra máquina aqui da rede, e ocorreu o mesmo erro ao tentar debugar, o que me levou a verificar quais outros softwares existem em comum nas duas máquinas. Cheguei a suspeitar de alguma atualização do Windows, mas, testei remover as mais recentes e vi que não era o caso. Com isso, cheguei no bendito anti-vírus ¬¬