[RESOLVIDO] jComboBox

5 respostas
C

Boa tarde,

Sou iniciante em java, no entanto, estou tentando criar um programa através da interface visual disponibilizada pelo Netbeans.

Onde tenho por objetivo no topo do programa, ter dois jComboBox, sabendo que o primeiro abordará os clientes cadastrados, onde automaticamente deverá carregar o segundo jComboBox com seus respectivos serviços.

Gostaria de saber, como fazer para que assim que selecionasse um item no jComboBox fosse possível executar uma ação.

5 Respostas

Andre_Rosa

Coloque a ação no evento no ActionPerformed do jCombobox. Por exemplo:

private void jComboBox1ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) { // TODO add your handling code here: JOptionPane.showMessageDialog(rootPane, "Mexeu no combobox!"); }

C

Agradecido André… :smiley:

M

Ao invés de jogar tudo dentro de um método, é mais fácil colocar a ação do JComboBox separadamente, conforme exemplo abaixo:

JComboBox boxExemplo = new JComboBox();

boxExemplo.addItem("Item 1");
boxExemplo.addItem("Item 2");

boxAno.addActionListener(
     new ActionListener(){
          public void actionPerformed(ActionEvent e){
               JOptionPane.showMessageDialog(null,boxAno.getItemAt(boxAno.getSelectedIndex());
          }
     }
);

No exemplo acima, o JComboBox é instanciado, depois é adicionado dois itens (menus) e depois é incluído a ação para que quando a opção dentro do ComboBox seja exibido em uma mensagem.

Na minha opinião, essa forma é mais fácil na estrutura do código. Esse addActionListener ele serve para quase todos elementos como JButton, JRadioButton, etc…Ele capta a ação do elemento que você quiser e faz aquilo que você programar.

Boa sorte!

dyego.mota

mvergani:
Ao invés de jogar tudo dentro de um método, é mais fácil colocar a ação do JComboBox separadamente, conforme exemplo abaixo:

JComboBox boxExemplo = new JComboBox();

boxExemplo.addItem("Item 1");
boxExemplo.addItem("Item 2");

boxAno.addActionListener(
     new ActionListener(){
          public void actionPerformed(ActionEvent e){
               JOptionPane.showMessageDialog(null,boxAno.getItemAt(boxAno.getSelectedIndex());
          }
     }
);

No exemplo acima, o JComboBox é instanciado, depois é adicionado dois itens (menus) e depois é incluído a ação para que quando a opção dentro do ComboBox seja exibido em uma mensagem.

Na minha opinião, essa forma é mais fácil na estrutura do código. Esse addActionListener ele serve para quase todos elementos como JButton, JRadioButton, etc…Ele capta a ação do elemento que você quiser e faz aquilo que você programar.

Boa sorte!

mvergani, nesse seu exemplo boxAno é um JComboBox também?

M

Isso mesmo, o boxAno é do mesmo tipo do boxExemplo. Acabei esquecendo de mudar o nome…

Criado 9 de dezembro de 2011
Ultima resposta 2 de mai. de 2013
Respostas 5
Participantes 4