[RESOLVIDO]JScrollPane maior que o jPanel

Boa tarde.

A barra de rolagem (JScrollPane) está muito maior do que o tamanho do meu jPanel, como eu consigo diminuir ela? Procurei em vários tópicos e não encontrei nada parecido.

código código código código

1 curtida
public CriarFicha() {
        initComponents();
        
        ((BasicInternalFrameUI)this.getUI()).setNorthPane(null); //Oculta botão
        this.setBorder(javax.swing.BorderFactory.createEmptyBorder(0, 0, 0, 0)); //Oculta as bordas do internalFrame
        
    }

private void entrar_txtMouseEntered(java.awt.event.MouseEvent evt) {                                        
        entrar_txt.setForeground(new java.awt.Color(36, 46, 68));
    }                                       

    private void entrar_txtMouseExited(java.awt.event.MouseEvent evt) {                                       
        entrar_txt.setForeground(Color.white);
    }

???
O meu amigo, manda o código que vc insere o JPanel com o ScrollPane né…

1 curtida

Eu não utilizei código não, somente arrastei o JPanel pra dentro do ScrollPane.

Precisa desenvolver algum código?

Q layout vc tá usando?

Design livre

uma recomendação que eu faco é tirar esse design livre, adicionar os itens +ou- da forma correta e ao final colocar o design livre pra ajustes mais finos.
Outra forma de você usar (se for no netbeans) no lado esquerdo em baixo aparece os itens adicionados no component, ai você vai no seu ScrollPane clica no + e seleciona o JPanel por lá, é só clicar nele e depois como ele vai estar em destaque no view você aumenta o tamanho dele.

1 curtida

Já tentei redimensionar tanto o JPanel quanto o ScrollPane, porém continua da mesma forma.
Porque não é recomendável utilizar o design livre?

Porque é mais difícil através dele configurar os components do view.

Com o design livre ele ta deixando você criar um JScrollPane maior que o JFrame, você vai ter que diminuir e bastante o JScollPane e o JPanel associado a ele. Na verdade se você colocou um JPanel dentro do JScrollPane você pode tirar ele.

Tentei de várias formas, mudando pra vários tipos de layouts, vários redimensionamentos, porém não da certo. Vou ter que mudar a tela pra trabalhar de outra forma sem o ScrollPane.

Porém agradeço a resposta.

se vc usar o layout absoluto ou nulo, vc consegue resolver isso

Consegui resolver o problema, precisava somente deixar o JScrollPane do tamanho da tela, e não do tamanho do JPanel, após ajustar essa medida, funcionou perfeitamente. Obrigado pelas tentativas de ajuda.