[RESOLVIDO] JSF - Confusão entre Beans e Classes para Banco de Dados (DAO)

Boa tarde,
Estou desenvolvendo um projeto Web no qual utilizo JSF.
Tenho dois pacotes: Model (onde tenho os beans) , e Dao(onde tenho as classes dos beans relativas ao banco de dados)
Exemplo: Model.AlunoBean (possui os atributos nome, endereco, etc…e seus respectivos getters e setters)
Dao.AlunoDao (possui os métodos insere, busca, etc…)

A minha dúvida é: Em um momento, preciso preencher os dados de um ALuno e buscá-lo no banco de dados. NEsse momento tenho um formulário que preenche os atributos de um Beam de aluno (de sessao). Entao, depois preciso testar se o banco de dados possui esse Aluno Cadastrado, utilizando esse Bean com os atributos preenchidos. Mas, para realizar isso, o unico modo que vejo é preencher o bean que contém os métodos de busca, como se meu AlunoDao possuísse tanto esses métodos como os atributos de um AlunoBean. Mas, se eu fizer isso , para que serve o AlunoBean então?? Isso nao fere a OO?

Qual a melhor solução para isso?

Perdoe-me caso seja uma pergunta idiota , é a primeira vez que trabalho com JSF.
Desde já agradeço a Atenção.

Rodrigo Maia

bean não seria o model

o legal e simples seria vc ter

AlunoDAO (grava umAluno no Banco)

AlunoBO (model) (chama o AlunoDAO para gravar)

AlunoBean ( controle) (recebe os dados da pagina e chama o AlunoBO para gravar)

paginaAluno.jsf (passa os dados para o aluno Bean)

Okey, deixe-me ver se entendi.

A Classe AlunoBO então serve apenas para isolar o Bean e o Dao?
Ela deve possuir atributos? ou apenas recebê-los como parametro e repassar para o AlunoDao?

exemplo:

AlunoBean.grava() {

AlunoBO.gravaDados(this);
}

AlunoBO.gravaDados(AlunoBean ab) {
        AlunoDAO.grava ( alunoBean.getNome(), etc)
}

Isso?
(e o que significa BO?? xD)

BO - business Object ou Objeto de negocio

Não seria apenas para isolar o bean do DAO o BO é onde fica a logica da sua aplicação.

Existe varias formas de vc fazer isso, essa é apenas uma

O alunoBean que vc fala é do jsf? se for está errado assim

Você poderia fazer o seguinte

Domino - (Aluno GET E SET)
DAO - (AlunoDAO)
BO - (ALUNOBO)
MB - (ManagendBean do JSF AlunoMB )

class AlunoMB {
private Aluno aluno;
private AlunoBO alunoBO;

// get e set

public void gravar (Aluno aluno) {
alunoBO.gravar(aluno); (que por sua vez chama o DAO para gravar)

}

}

Ela deve possuir atributos? ou apenas recebê-los como parametro e repassar para o AlunoDao?

depende se vc tiver que fazer alguma validação ai vc vai ter que ter atributoss…

Credo… AlunoBO???
Só Aluno né? Menos feio…

driguh, o Aluno (ou AlunoBO :?) é uma classe que vai conter todos os atributos do aluno e métodos para obtê-los e configurá-los (gets e sets).
AlunoDAO vai usar o Aluno passado para algum método para efetuar alguma operação na base de dados.
AlunoBean vai ser a classe que vai estar ligada ao formulário e que, por sua vez, vai usar o Aluno e o AlunoDAO para conversar com o banco, além de informar ao controlador do JSF o caminho que o fluxo da aplicação deve seguir.

[]´s

Pode ser Aluno ou AlunoBO não importa

O aluno que eu quis dizer ai seria o DTO só para passar os dados, como eu disse cada caso é um caso

1
vamos la… se eu tiver um Aluno com todas validaçoes , metodos , atributos, o AlunoBO não precisa ter um Aluno, pois o AlunoBO(Interface) ira atuar com um facade certo?

2
agora se eu tiver um Aluno só com atributo e get e set, O alunoBO sera a lógica de negocio aonde eu vou ter que ter uma aluno para fazer as validaçoes, não gosto dessa opção

3 É por fim eu eu posso ter o Aluno com todas validaçoes , metodos , atributos e não preciso ter um AlunoBO

Eu prefiro a 1 e a 3

IMHO: Eu acho esse monte de camadas uma baita de uma frescura e de perda de tempo. Parece que os desenvolvedores estão mais preocupados em ter trocentas camadas para “manter o código manutenível” e competir para ver quem tem a arquitetura mais genérica do que ter somente o que é necessário. Enfim, gosto é gosto. Eu sempre prefiro a abordagem mais simples possível, desde que essa simplicidade não implique em gambiarras. Acho que falta um pouco de bom senso para decidir as camadas que a aplicação deve realmente ter.

Hoje em dia, vc ter uma arquitetura robusta , para ter menas manutenção é tudo,

para o nosso amigo aconselho a opção 3

[quote=erickfm8]Hoje em dia, vc ter uma arquitetura robusta , para ter menas manutenção é tudo,
para o nosso amigo aconselho a opção 3[/quote]
A é? O que é ser robusto? Quanto mais camadas, mais robusta é a arquitetura? É isso?

Magina nunca isso hauhauuha,robusto e vc poder mudar por exemplo, de JSF para FLEX sem grandes alteraçoes, imagina se vc ter as validaçoes na view o no MB,quando mudar teque fazer tudo de novo… por isso vc ter uma camada aiii para não implicar nisto

Então tah… Só que não vi ainda a diferenca entre ter mais camadas do que se precisa.

concordo PLENAMENTE COM O @davidbuzatto

hoje em dia mta gente faz “coisa demais” pra nada, no fim vira oq apelidaram de BOLOVO

abrassss

Eu tbm concordo de nao ter camadas extras, somente se essa camada facilidar a flexibilidade de uma aplicação, principalmente na manutenção

Okey, muito obrigado pelos esclarecimentos galera.

entendi, e vou fazer conforme o recomendado pelo nosso amigo davidbuzatto.

Vlw!