[RESOLVIDO] JSF operadores Logicos, qual a melhor abordagem

Pessoal

Qual a melhor abordagem

Utilizar operadores logicos no meu view, para controlar campos, ou utilizar uma propriedade de meu MB e controlar no MB?

Eu prefiro no MB. Não gosto de colocar lógica em páginas.

também uso no MB, separando lógica da view.

Entao apenas um parametro bool no jsf

e o bando de if, dentro do MB, show, valeu

Cuidado para não manter estado dessa mesma variável… Quando você faz isso a manutenção do seu código fica infernal!

por exemplo:

public TelaManagedBean(){

public void mudouComponente2(){
           for (Percorrer Lista){
                 if (determinadaCondicao)
                      showElemento = true;
           }

}

public void mudouComponente(){

showElemento = true

}

}

[quote=pavei]Cuidado para não manter estado dessa mesma variável… Quando você faz isso a manutenção do seu código fica infernal!

por exemplo:

[code]

public TelaManagedBean(){

public void mudouComponente2(){
for (Percorrer Lista){
if (determinadaCondicao)
showElemento = true;
}

}

public void mudouComponente(){

showElemento = true

}

}
[/code][/quote]

nao entendi

Por exemplo:

Quando a regra é da tela, mostrar ou não mostrar componentes é melhor deixar na View mesmo.

Quando você começa a colocar regras de visualização de componentes no seu managed bean você pode acabar fazendo uma lambança de código e depois a manutenção ficar muito ruim.

[quote=pavei]Por exemplo:

Quando a regra é da tela, mostrar ou não mostrar componentes é melhor deixar na View mesmo.

Quando você começa a colocar regras de visualização de componentes no seu managed bean você pode acabar fazendo uma lambança de código e depois a manutenção ficar muito ruim.
[/quote]

eu na realidade perguntei, mais para me certificar, ai como nosso amigo Hebert respondeu, hehehe

Eu prefiro no MB tb, pq fica mais facil a manutenção mesmo(nao acho que fica dificil) fica mais facil refatorar, buscar por referencias

o meu IF para habilitar uma campo, tem umas 7 condicoes, entao, no meu view isso ficaria gigante e complicado de entender

Sim neste caso é o correto, só estou alertando para não espalhar, essa regra de visualização em diveras áreas do seu managedbean que aí sim a coisa fica ruim…

[quote=felipef][quote=pavei]Por exemplo:

[/quote]

eu na realidade perguntei, mais para me certificar, ai como nosso amigo Hebert respondeu, hehehe

Eu prefiro no MB tb, pq fica mais facil a manutenção mesmo(nao acho que fica dificil) fica mais facil refatorar, buscar por referencias

o meu IF para habilitar uma campo, tem umas 7 condicoes, entao, no meu view isso ficaria gigante e complicado de entender[/quote]

[quote=pavei]Sim neste caso é o correto, só estou alertando para não espalhar, essa regra de visualização em diveras áreas do seu managedbean que aí sim a coisa fica ruim…

[quote=felipef][quote=pavei]Por exemplo:

[/quote]

o meu IF para habilitar uma campo, tem umas 7 condicoes, entao, no meu view isso ficaria gigante e complicado de entender[/quote][/quote]

ahhh sim, nao te preocupa que isso sou macaco velho, heheh

E porque não utilizar o atributo rendered? Questão de gosto mesmo?

EDITADO: Em tempo, se é que eu entendi a pergunta.

E porque não utilizar o atributo rendered? Questão de gosto mesmo?[/quote]

mas a questao esta toda dentro do rendered, mas o q é melhor ir no rendered

Ah, então entendi a pergunta. :smiley:

Bom, acho mais uma questão de gosto mesmo. Uns acham que o melhor é centralizar em uma classe Java e outros acham que é melhor usar na página mesmo.

EDITADO: Em tempo, se é que eu entendi a pergunta.[/quote]1) fica mais dificl para um webdesign entender oq ta rolando ali. Ele não tem que saber lógica de programação e ver aquele monte de if/else
2) a regra fica centralizada em um MB. se você precisar do mesmo if em mais de um lugar, basta apontar para o mesmo método no MB
3) pelo fato da regra centralizada, fica mais fácil de dar suporte caso a regra mude.

[=

EDITADO: Em tempo, se é que eu entendi a pergunta.[/quote]1) fica mais dificl para um webdesign entender oq ta rolando ali. Ele não tem que saber lógica de programação e ver aquele monte de if/else
2) a regra fica centralizada em um MB. se você precisar do mesmo if em mais de um lugar, basta apontar para o mesmo método no MB
3) pelo fato da regra centralizada, fica mais fácil de dar suporte caso a regra mude.

[=[/quote]

Viu o Hebert eh f…

[=[/quote]

Viu o Hebert eh f…[/quote]

Não acredito muito no ponto 1), mas também não trabalhei com equipes que tinham webdesigners então de fato não saberia opinar. Quanto ao ponto 2) e 3) o atributo rendered simplemente pode via EL mapear um método do MB que vai dizer se sim ou não, então a regra ficaria no MB de qualquer jeito (e centralizado). Correto?

[quote=rimolive]Não acredito muito no ponto 1), mas também não trabalhei com equipes que tinham webdesigners então de fato não saberia opinar. Quanto ao ponto 2) e 3) o atributo rendered simplemente pode via EL mapear um método do MB que vai dizer se sim ou não, então a regra ficaria no MB de qualquer jeito (e centralizado). Correto?[/quote]Na minha equipe eu não faço as telas, os webdesigners sim.

Na boa, quanto menos eles verem, melhor. [=