Pessoal, por exemplo… Juntar Java com .net (Sistema em Java que depois voce desenvolva algo em .net para se juntar ao sistema). Ou ao contrário… Juntar em um sistema .net algum módulo em Java. Tem algum problema? Flexibilidade? Incompatibilidade?
Eu ja fiz a integração de um sistema windows mobile com vb.net com um sistema web java via webservices e funciona tranquilo, mas neste caso os dois software ja existiam e foi necessário a integração, nao foi uma questão de escolha.
e se desse para escolher?
Bom. É possível utilizar essa abordagem quando se está migrando um sistema de uma tecnologia para outra, mas de forma gradual. Eu não vejo outro cenário em que misturar linguagens seria vantajoso. Você tem que manter equipes “poliglotas”, tem que gerenciar código de tecnologias diferentes, tem que implantar de maneira modular. Eu não aconselho.
como assim modular? tipo… flexivel?
Você tem algum cenário em mente no qual pense em implementar tecnologias com linguagens diferentes? Caso tenha, exponha seu problema. Em modo geral, a não ser que seja em casos de integração de sistemas já existentes ou migração de tecnologias, não me parece aconselhável.
abraço
Cliente prefere M$ do que Java… e agora? Ou… existe o 1º software… preciso desenvolver como eu sempre desenvolveria um de somente uma linguagem. Ou eu preciso de alguma técnica a mais? é ± isso que eu quero dizer
Se você vai iniciar o projeto do zero, não vejo motivo pra fazeres isso, cara. Vais acabar inventando moda, integrando coisa com WS desnecessário e tudo mais. Minha visão é de que tu tá criando uma necessidade que tu não tens, a não ser tua preferência ou afinidade com uma linguagem ou plataforma.
Conversa com teu cliente pra usar Java; se ele não aceitar, vai de .Net mesmo, e era isso.
E manda bala! =)
Abraço!
Se o seu cliente prefere Microsoft provavelmente toda a infra-estrutura de software dele está atrelada as ferramentas Microsoft(Windows Server, IIS, SQL Server, etc), além do próprio .Net. Eu sugiriria adotar .Net nesse caso, porque a integração com os outros sistemas será mais tranquila e poderá manter os padrões da empresa.
Mas caso você queira desenvolver em Java e por acaso esse sistema novo precise “conversar” com algum antigo, se prepare para utilizar alguma tecnologia de integração como web service.
Para justificar o uso de Java, você pode dizer que entregaria mais rapidamente a solução comparado a .Net. Além de possivelmente ser verdade(supondo que você tem know-how em Java e é um zero a esquerda em .Net), qual é o gerente que não gosta de ouvir isso?