[RESOLVIDO] leitura de arquivos

Boa tarde a todos,

Alguem teria um exemplo simples de como eu faço para verificar se o arquivo está com a extensão em “.txt” ou em excel “.xls”???

Desde já, obrigado!

Como você ta pegando o arquivo?

pra poder instanciar um File é necessário saber o caminho completo do arquivo, portanto precisa da extensão.

Se você elaborar um pouco mais a gente consegue chegar em uma solução, que arquivo é esse?

sabe aonde ele está armazenado? esse lugar é fixo? existe somente 1 arquivo nesse lugar?

Estarei recebendo um arquivo como paramêtro em um metodo. Só que eu ainda não sei qual a extensão do arquivo. Dentro do metodo eu estaria verificando qual a extensão do arquivo. Sendo .txt vou tratá-lo de uma forma sendo .xls irei tratar de outra forma.

Primeiro você pega o nome do arquivo como uma string.
Depois você usa o métodos substring e lastIndexOf() da string de nome do arquivo.
Assim você consegue pegar a extensão.

Por exemplo:

String extensao = nomeDoArquivo.substring(nomeDoArquivo.lastIndexOf(".") + 1);

Para ler arquivos XLS poderá ver aqui: http://www.viamais.net/blog/2007/11/lendo-arquivos-do-excel/

Agora quanto aos arquivos textos, existem exemplos pelo Google mesmo.

Espero ter ajudado!

Tem um método da classe String que te diz se o argumento informado é igual ao fim da String, que é perfeito para o seu caso, o método é o endsWith, você pode fazer assim:if(arquivo.getName().endsWith(".txt")){

Acredito que se basear somente na extensão do arquivo é contar com a sorte, um usuário por erro ou pilantragem pode enviar um arquivo travestido com a extensão de outro, o ideal seria checar o tipo MIME do arquivo para ter certeza de qual “etnia” ele realmente é.

Sim petter realmente se eu me basear somente na extensão talvez seja algo falho. Como faço para chegar esse tipo MIME?

Acredito que se basear somente na extensão do arquivo é contar com a sorte, um usuário por erro ou pilantragem pode enviar um arquivo travestido com a extensão de outro, o ideal seria checar o tipo MIME do arquivo para ter certeza de qual “etnia” ele realmente é.[/quote]

Sim petter realmente se eu me basear somente na extensão talvez seja algo falho. Como faço para chegar esse tipo MIME?

Galera achei uns exemplos bacanas para todos os tipos de arquivo.

Segue.

jmimemagic.sourceforge.net/xref-test/index.html

Nunca tive a necessidade de checar o tipo MIME em Java, só fiz isso em PHP, serve?