[RESOLVIDO] Login em java: guardar variável

3 respostas
paico

Olá pessoal,

estou criando um login para meu app. Fiz a pesquisa no db, retornar se está tudo ok ou não, e abro o jframe com o sistema, menus, etc… porém, gostaria de registrar junto com cada ação (inclusão, exclusão, edição…) o login do usuário que está trabalhando.

Venho do php e, lá usamos sessions (ou cookies), em java não sei :confused: preciso carregar uma variável pelos jframes e jinternalframes? Posso criar uma variável global? Como faço? :slight_smile: Como se faz?

PS: fuçando aqui, enviei o login criando uma variável dentro da classe que abre o jframe (new capa(meulogin.getText()); ). Assim envio o login para a próxima janela e, assim vou enviando a variável de um lado para o outro, mas queria saber se tem um modo mais prático :slight_smile: abraço!

3 Respostas

G

Olá paico.

Bom, neste caso, você terá de trabalhar com variáveis estáticas (static).Seria algo do tipo assim, você cria uma classe:

public class DadosLogin

{

// a variável login será única na memória

private static String login;
public String getLogin( )
  {
       return login;
  }
  public void setLogin(String login) 
  {
	this.login= login;
  }

}

Agora, nas classes de tela, você faz o seguinte: Na classe da tela que “seta” os dados, você faz

DadosLogin d = new DadosLogin( );
d.setLogin(“LogindoUsuario”);

Nas telas que você quiser ter acesso ao login, você faz

String variavelcontendologin = d.getLogin( );

espero que isto lhe ajude.
[]´s

marcos1EM

gui-jac:
Olá paico.

Bom, neste caso, você terá de trabalhar com variáveis estáticas (static).Seria algo do tipo assim, você cria uma classe:

public class DadosLogin

{

// a variável login será única na memória

private static String login;
public String getLogin( )
  {
       return login;
  }
  public void setLogin(String login) 
  {
	this.login= login;
  }

}

Agora, nas classes de tela, você faz o seguinte: Na classe da tela que “seta” os dados, você faz

d.setLogin(“LogindoUsuario”);

Nas telas que você quiser ter acesso ao login, você faz

String variavelcontendologin = d.getLogin( );

espero que isto lhe ajude.
[]´s

Mais uma sugestão seria colocar os método getLogin também como estático, pois assim não precisaria cria um objeto sempre que precisasse de pegar o login, podendo fazer assim:

DadosLogin.getLogin();
paico

bah! Perfeito! Passei o dia hoje em função de carregar minha variável contendo o id do registro do usuário no db, pra cima e pra baixo, pra ir recuperando os dados quando necessário, mas com isso nem esquento!

Valeu mesmo! :slight_smile:

Criado 22 de setembro de 2010
Ultima resposta 22 de set. de 2010
Respostas 3
Participantes 3