[RESOLVIDO]Mais de uma ação Getters e Setters?

24 respostas
rebinho

Galera estou estudando conceitos básicos de OO ta dureza mas esta indo rsrs
Estou fazendo alguns projetinhos para fixar melhor os conhecimentos, aí me surgiu uma dúvida...
Um método Get ou Set pode ter mais de uma ação? Quando digo mais de uma ação não é somente validar o dado recebido e atribuir. E sim fazer outro tipo de ação ou tratar mais de um atributo por método? Isso está dentro do padrão? É certo?

Um exemplo pra explicar melhor:
class exemplo{
     String nome;
     String sobrenome;
     int idade;
     double salario;

//SET
     public void setAtribuiValores(String nome, String sobrenome, int idade, double salario){
            this.nome = nome;
            this.sobrenome = sobrenome;
            this.idade = idade;
            this.salario = salario;
     }//Isso é permitido? Uso o set no nome do método? Ou só quando se trata de apenas um atributo?

//GET
     public void getMostra(){
//Somente retornar um atributo é função dos métodos get? Ou poderia usar para exibir mensagem etc...?
            System.out.println("Nome: "+nome);
            System.out.println("Sobrenome: "+sobrenome);
            System.out.println("Idade: "+idade);
            System.out.println("Salário: "+salario);
     }

//Pelos exemplos que vejo o correto seria apenas dessa forma abaixo:

//SET
     public void setAtribuiNome(String nome){
            this.nome = nome;
     }
     public void setAtribuiSobrenome(String sobrenome){
            this.nome = sobrenome;
     }

//GET
     public String setMostraNome(){
            return this.nome;
     }
     public void setMostraSobrenome(){
            return this.sobrenome;
     }

}
Quanto a Encapsulamento e etc dei uma estudada em alguns livros pra não acessar diretamente, mais segurança, evitar dados inválidos....... O conceito em si eu entendi, mais pode ou não ter várias ações em um método e nomear como GET/SET?

Valeu, Abraço!

24 Respostas

acnazarejr