[Resolvido] Manipulando e comparando strings

olá pessoal…
estou com um problema, já tinha até perguntado antes mas não tinha mostrado direito o código, agora fiz um código simples de exemplo que dá um problema que não consigo resolver…

vejam o código abaixo… nele, “tipo” é um jComboBox, cujas opções vêm de um banco de dados:

        String tipo_ins = null;
        tipo_ins = tipo.getSelectedItem().toString();
        
        System.out.println(tipo_ins); // Comentário 1
        if (tipo_ins.equals("Transmissor")) {
            System.out.println("certo"); // Comentário 2
        } else {
            System.out.println("errado"); // Comentário 2
        }

o System.out.println do “Comentário 1” escreve “Transmissor”… porém, o System.out.println do “Comentário 2” escreve “errado”… ou seja, quando ele compara tipo_ins (opção escolhida do jComboBox) com a string “Transmissor”, mesmo elas sendo iguais (o que é comprovado por “Comentário 1”), ele considera que elas são diferentes e entra no else…

parece que é alguma incompatibilidade de tipos, pois tem duas coisas q eu faço que dão certo:

  • se eu comparo tipo_ins com o resultado de uma pesquisa de um banco de dados (usando .getString() em um ResultSet), ele funciona…
  • se eu preencho o jComboBox com a palavra “Transmissor” e não com o resultado de uma pesquisa em um banco de dados (onde também usei .getString() em um ResultSet), ele também funciona…
    porém, eu já coloquei o .toString() em tipo_ins… o que mais tenho que fazer?

obrigado

substitui o:

if (tipo_ins.equals("Transmissor"))

por:

if (tipo_ins.trim().equalsIgnoreCase("Transmissor"))

e posta aee se funciona.

boaaa garoto… funcionou demais! hehe

o que isso faz?

o trim tira espaços na string e ignoreCase ignora letras maiusculas e minusculas na string comparada

Não esquece de colocar [Resolvido] no título do tópico.

vou colocar…
e valeu aí pela ajuda, pessoal!