Olá, estou desenvolvendo uma aplicação desktop e gostaria de saber qual o Banco de Dados que mais se adapta às minhas necessidades. Pretendo armazenar na base apenas uma tabela com uma lista de palavras, seu peso (int) e seu status (String). Estou usando o MySQL mas pelo que vi até agora, sempre que um usuário for utilizar a aplicação, será necessário ter o MySQL instalado e a base criada, e pra mim isso não é o ideal.
[Resolvido] Melhor BD para aplicação desktop
14 Respostas
Pode usar o JavaDB embutido na sua aplicação. Tem muita gente que faz isso quando o serviço de hospedagem Java não tem banco de dados.
Seria ótimo, estou lendo aqui sobre a utilização.
Meu NetBeans tem o Glassfish, entao já tem o JavaDB. Inicializei e vou criar as tabelas agora, mas minha dúvida seguinte é:
Vou distribuir o .jar da aplicação, ele vai conter o bd? como posso garantir que vai funcionar na máquina do usuário sem que ele possua um gerenciador de bd?
Seria ótimo, estou lendo aqui sobre a utilização.
Meu NetBeans tem o Glassfish, entao já tem o JavaDB. Inicializei e vou criar as tabelas agora, mas minha dúvida seguinte é:Vou distribuir o .jar da aplicação, ele vai conter o bd? como posso garantir que vai funcionar na máquina do usuário sem que ele possua um gerenciador de bd?
Quando você tentar acessar o banco de dados pela primeira vez, será criado um diretório com o nome que você colocou na url de conexão. Esse diretório conterá arquivos que representam o banco de dados em si(tabelas, views, etc ). A partir deles que seu sisteminha vai funcionar.
Aqui tem um exemplo completo com o Netbeans:
http://blogs.sun.com/JavaFundamentals/entry/a_personal_data_storage_application
Usa o SQLLite que é bem prático e simples, o "banco de dados"é apenas uma DLL.
Blz, o tuto ajudou, fiz tudo e tal, mas como usar em um aplicativo Java normal? Porque não estou criando um Desktop Application no NetBeans, eu mesma fiz meus Frames, tenho informações como driver, url, user e senha em um properties, e uma classe para conectar. Funciona assim?!
e basta ter a dll junto ao projeto? O usuário não vai precisar ter o SQLite instalado?
Blz, o tuto ajudou, fiz tudo e tal, mas como usar em um aplicativo Java normal? Porque não estou criando um Desktop Application no NetBeans, eu mesma fiz meus Frames, tenho informações como driver, url, user e senha em um properties, e uma classe para conectar. Funciona assim?!
Funciona perfeitamente.
tbém sou da mesma opinião.
fiz uma aplicação desktop pessoal pra controlar minhas finanças e usei o JavaDB.
funfa que é uma beleza, e o melhor é que nao tenho que instalar nem configurar banco de dados a parte e o app realmente ficou multi-plataforma, ja que nao precisa de dlls, rodando tanto em windows, linux e mac os
[]s
Um dos bancos mais simples, confiáveis e de bastante uso no mercado é o MySQL (além de ser grátis), não tem segredo.
Trabalho com Oracle, mas a aplicação é mais Robusta.
Existem outras opções…
Pra quem precisa de mobilidade do banco (por exemplo um programa que se carrega no pendrive) pode arriscar usar access (mas não creio que irá funcionar no linux).
Enfim, eu usaria MySQL.
Um dos bancos mais simples, confiáveis e de bastante uso no mercado é o MySQL (além de ser grátis), não tem segredo.Trabalho com Oracle, mas a aplicação é mais Robusta.
Existem outras opções…
Pra quem precisa de mobilidade do banco (por exemplo um programa que se carrega no pendrive) pode arriscar usar access (mas não creio que irá funcionar no linux).
Enfim, eu usaria MySQL.
eu já estou usando o MySQL, mas a questão é que eu não quero que o usuário precise ter o gerenciador instalado na máquina dele, e com o MySQL, pelo que eu vi até agora não tem como, ou tem?! hehe
Se a aplicação não possuir um volume muito grande de dados, use Access.
Eu não sou de recomendar o Access não (inclusive não o uso profissionalmente), mas acho que para o que você quer vai servir. (Detalhe: creio que não funcionaria no Linux, nunca testei).
Abraço!
Oi pessoal
fiquei muito satisfeita com as respostas de vocês… mas resolvi que vou usar um .txt mesmo heiuhe
brigadão
Para dar manutenção, mesmo um banco de dados pobre como o Access é bem melhor que txt.
Mas txt é uma opção, dependendo do caso.
De qualquer forma, estamos aí pra ajudar.
Abraço!
Nao eh tam dificil assim criar um instalador e jogar a dll na pasta windows>system32