[Resolvido] melhor BD para minha aplicação

11 respostas
S

Olá, não sei muita coisa sobre BDs e Java…

estou fazendo uma aplicação onde pretendo acessar conteúdos de sites a partir de URLs e fazer uma análise dos textos para determinar se eles tem teor de opinião positivos, negativos ou neutros (análise de sentimento), para isso vou criar uma ontologia de palavras que serão buscadas nos textos.

O que desejo é uma opinião sobre qual banco de dados utilizar para armazenar as palavras (permanentemente) e os conteúdos das URLs (temporariamente).

11 Respostas

dyorgio

sugiro um banco standalone(sem necessidade de instalação)
em java mesmo

tem o www.h2database.com

uso ele bastante, pois é bem mais rapido que o HSQL e constantemente atualizado.

xjunior

bom, depende de que tipo de sobrecarga de consultas haverá no seu bd, se vc pode gastar ou precisa de uma solução gratuita…

nosso amigo falou sobre standalone, mas acho que seria melhor pra vc, no seu caso, um MySQL mesmo, é gratuito, eficiente, e simples de usar.
Agora se fosse uma aplicação maior ou com extensas consultas um postgress atende d mais, pois é também voltado para dados georreferenciados.

agora, se tá disposta a pagar e sabe que sua aplicação vai se tornar um monstro, um oracle é a escolha…

como disse, depende do que vai fazer, mas acho ainda que no seu caso um mysql atende muito bem.

fbdo

Olá sabrinah,

Concordo com nosso colega, no sentido que sua base de dados de URL, por ser temporária, pode ser mantida num banco de dados em memória mesmo, como Derby ou HSQLDB. Ou então, vc poderia simplesmente serializar num diretório temporário da sua aplicação, caso não precise de integridade transacional.

Já para o banco de dados das palavras, tanto vc pode usar os mesmos bancos mas configurando para persistirem as informações em disco, ou então partir para um banco de dados maior, dependendo do tamanho da sua aplicação. MySQL e PostgreSQL são excelentes bancos gratuitos, e mesmo grande players pagos já fornecem versões gratuitas, como o Oracle Express (http://www.oracle.com/technology/products/database/xe/index.html).

Ou então você pode ter integridade transacional sem precisar de um banco de dados e sem a necessidade de usar SQL de nenhuma forma, usando bancos de dados OO como o db4o (http://www.db4o.com/), ou a “prevalecência” de dados como com o Prevayler (http://www.prevayler.org/).

Ufa! Acho que me estiquei de mais. Boa sorte em seu projeto!

Romildo_Paiter

Sabrina,

Concordo com o Xjunior. Vai depender muito de como serão as consultas em seu banco, creio que vc usando um banco que já tem um nome no mercado e que sejá mais barrudo possa servir melhor para vc.

Mesmos que essas consultas sejam temporárias, elas vão ficar guardadas no banco, então a possibilidade de ter uma grande expanção no tamanho da DB é muito grande.

Melhor você já começar com o PostgreSQL ou o MySQL, que irão suportar legal a sua aplicação.

Falow grande abraço

Romildo.

edmarr

Temporariamente vc poderia usar HardCode msm mas ja pensando no futuro de sua aplicação
começando com Mysql ou Postgres , vc tera 2 bd frees e de constantes melhoramentos .

B

Tente pesquisar sobre o Apache Lucene, ou o OpenSymphony Compass. São duas engines de buscas e armazenamento de textos, e já devem ter alguns softwares de ontologias que usam eles como backend de dados.

S

muito obrigada pelas respotas pessoal…
minha primeira opção realmente é o MySQL pra não correr o risco de ter que mudar mais pra frente
acho que ele deve atender todos os meus requisitos
Já ouvi falar sobre o Lucene, vou dar uma estudada nele e no H2 Database também.

Valeu mesmo!

chapolimCPT

Pega o que você ache mais fácil de trabalhar, sugiro o MySQL ou PostgreSQL que são dois DBs simples. Não se prenda a banco de dados, como você vai trabalhar apenas com Strings o volume de dados será bem pequeno e a variância de tipagem também. Portanto, pegue o mais simples que você achar, e o mais importante, tente trabalhar com algum Framework, como por exemplo o Hibarnate, utilizando ele você pode adaptar sua aplicação para qualquer DB em poucas modificações e ficará mais fácil pois irá trabalhar com o banco de forma Orientada a Objeto.
Eita … falei de mais.

Abraço

edmarr

chapolimCPT:
Pega o que você ache mais fácil de trabalhar, sugiro o MySQL ou PostgreSQL que são dois DBs simples. Não se prenda a banco de dados, como você vai trabalhar apenas com Strings o volume de dados será bem pequeno e a variância de tipagem também. Portanto, pegue o mais simples que você achar, e o mais importante, tente trabalhar com algum Framework, como por exemplo o Hibarnate, utilizando ele você pode adaptar sua aplicação para qualquer DB em poucas modificações e ficará mais fácil pois irá trabalhar com o banco de forma Orientada a Objeto.
Eita … falei de mais.

Abraço

rsrs
não flw n , vc descreveu o que eu iria comentar , porem tem outros frameworks faceis de mecher como por exemplo BoxSql .

Desde já Bom Estudo .

Ps. Não Esqueça de Fechar o Tópico , se estiver satisfeita com as respostas eh claro.

S

Com certeza estou, muito obrigada, mas… como eu coloco o tópico como resolvido!? :oops:

S

Acho q é assim heiueh

Criado 19 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 10 de mar. de 2010
Respostas 11
Participantes 8