Sou um entusiasta JavaFX, porém novato com o mesmo
Minha dúvida é a seguinte
Estou desenvolvendo um aplicação para conclusão de curso famoso TCC
Estou usando o Scene Builder para agilizar no desenvolvimento da telas…
só que estou enfrentando um problema, minha classe controller vai ficar muito extensa…teria como usar mais de um controller
para um mesmo FXML?
ou entao como faço para chamar um nova Scene detro da janela principal(Stage)?
Um exemplo + ou - do que eu quero é o Software MuseuID, onde a desenvolvedora clica no botao e carrega uma scene
clica em outro e carrega uma nova scene assim por diante, ou aquilo é apenas um TabPane?
[quote=Jesuino Master]Por que não divide sua aplicação em vários FXMLs e cada um com os seus controles?
É estranho o controle ficar mmmuuuiiiitttoo grande. De quantas linhas estamos falando?
Olha lá heim, não me vá colocar regra de negócio embaixo de ação de botão :P[/quote]
Bom Dia !!! Jesuino, Antes de tudo parabéns pelos artigos sobre javafx
Então esse é minha intenção fazer vários FXMLs cada um com seu controle até aqui tudo bem…
o problema é como carregar essas FXMLs para o Stage
Ex: Tenho um Stage com 4 botoes…clico no primeiro e ele carrega um fxml qualquer,
clico no segundo botao e ele carrega outro fxml etc… tudo isso dentro do mesmo Stage
Segui esse artigo https://blogs.oracle.com/acaicedo/entry/managing_multiple_screens_in_javafx1
funcionou bem, mas não atendeu ao que eu quero… pois seguindo esse artigo eu teria que criar os mesmos botoes
em todos os fxml para poder alternar entre os fxml, nao sei se expliquei bem mas é basicamente isso
um Stage com botoes exixtentes fora do FXML, para q quando clicado carregue o fxml correspondente.
Um exemplo Bacana é o software MuseuID
onde parece haver uma VBox com os batoes, onde cada botao chama uma tela para o foco principal
[quote=Janerson][quote=Jesuino Master]Por que não divide sua aplicação em vários FXMLs e cada um com os seus controles?
É estranho o controle ficar mmmuuuiiiitttoo grande. De quantas linhas estamos falando?
Olha lá heim, não me vá colocar regra de negócio embaixo de ação de botão :P[/quote]
Bom Dia !!! Jesuino, Antes de tudo parabéns pelos artigos sobre javafx
Então esse é minha intenção fazer vários FXMLs cada um com seu controle até aqui tudo bem…
o problema é como carregar essas FXMLs para o Stage
Ex: Tenho um Stage com 4 botoes…clico no primeiro e ele carrega um fxml qualquer,
clico no segundo botao e ele carrega outro fxml etc… tudo isso dentro do mesmo Stage
Segui esse artigo https://blogs.oracle.com/acaicedo/entry/managing_multiple_screens_in_javafx1
funcionou bem, mas não atendeu ao que eu quero… pois seguindo esse artigo eu teria que criar os mesmos botoes
em todos os fxml para poder alternar entre os fxml, nao sei se expliquei bem mas é basicamente isso
um Stage com botoes exixtentes fora do FXML, para q quando clicado carregue o fxml correspondente.
Um exemplo Bacana é o software MuseuID
onde parece haver uma VBox com os batoes, onde cada botao chama uma tela para o foco principal[/quote]
Com o JavaFX também é possível criar uma janela mãe que chama as filhas sem existir a necessidade de montar os mesmos botões nos seus fxml’s.
Opa valeu pela dica muito bacana seu software mas já resolvi meu problema, não usei essa opção de desenvolvimento pois o aplicativo que estou criando, estou visando uma maior facilidade de uso para o usuário algo mais intuitivo possível, aliado a um design moderno, meu software ainda está um pouco feio e desorganizado , pois estou trabalhando mais nos métodos que irei precisar e na composição das próximas telas(módulos), para depois atacar meu software com CSS segue print´s Primeira Tela
Janerson, vi seu tópico como resolvido e gostaria de saber se encontrou a solução para o seu projeto. Sou novo no JAVAFX e estou desenvolvendo um sistema igual ao que comentou MUSEUID e como você postou nos prints.
Gostaria de carregar outras cenas no mesmo stage como você falou e também aproveitando outra dúvida, Esses botões [Minimizar] [Restaurar] e [Maximizar] você que fez usndo button?
Janerson, vi seu tópico como resolvido e gostaria de saber se encontrou a solução para o seu projeto. Sou novo no JAVAFX e estou desenvolvendo um sistema igual ao que comentou MUSEUID e como você postou nos prints.
Gostaria de carregar outras cenas no mesmo stage como você falou e também aproveitando outra dúvida, Esses botões [Minimizar] [Restaurar] e [Maximizar] você que fez usando button?
Att,[/quote]
Bom dia existe várias formas de resolver esse problema
se vc quer um visual parecido ao meu aplicativo, vc pode extender a ferramente FXTools a unica diferença é que nao tem
os botoes de fechar minimizar e maximizar, esses eu criei para deixar o app mais moderno , sem os botoes padrao do Sistema Operacional link --> https://github.com/fxexperience/code/tree/master/FXExperienceTools
Sim os botoes de [Fechar, Maximixar,Minimizar e FullScreen], fiz usando o control Button + css
Eu nunca gostei muito de programar para desktop porque sempre achei as aplicações feias, mas a sua tá bem bacana cara, parabéns.[/quote]
Opa muito obrigado!!!
Estou desenvolvendo esse aplicativo para meu TCC, também não gosto de java para desktop, por não oferecer interfaces atraentes,
foi então que descobri o JavaFX, que vem com essa proposta de abocanhar uma fatia do mercado de aplicativos desktop, gostei do JavaFX pq o mesmo oferece GUI´s com visual mais clean, e principalmente por causa da integração do CSS, assim permitindo desenvolver aplicativos personalizados e com visual mais atraente, não te deixando preso aos LookAndFeels, que dão muito trabalho para alinhar ao layout de sua aplicação.
Assim que concluir meu app postarei aqui para entusiasmar o pessoal o sobre JavaFX