[RESOLVIDO]Não gera PDF quando deixo o programa executável

Olá,

Meu programa está feito, então fui dar um Export para deixá-lo executável, até aí tudo funcionou porém, na hora de gerar um PDF ele simplesmente não gera! E nem entra no catch do erro, simplesmente para o programa e não gera. Eu peço ao usuário: Nome que deseja salvar o PDF e em que diretório ele deseja salvar. Lembrando que esse erro só acontece quando deixo o programa executável.

Tem de fazer alguma coisa mais que eu não sei? Por exemplo, para gerar PDF precisa de uns External JAR files, tenho que selecionar alguma opção para isso?

Grato,

Lukas.

Boa noite.

Não sei se vai ajudar.

Mas onde estão sendo armazenados os arquivos.jasper, de preferencia coloque dentro de um pacote.

Até mais…

[quote=Danilo Carvalho]Boa noite.

Não sei se vai ajudar.

Mas onde estão sendo armazenados os arquivos.jasper, de preferencia coloque dentro de um pacote.

Até mais…[/quote]
Desculpa, mas o que são os arquivos.jasper? Os .jar referente ao PDF estão na biblioteca, os quais deveriam ser automaticamente exportados juntos ao projeto…

olá, nao sei se vai te ajudar, mas se voce tiver usando o iReport, ele ja tem a opção de gerar o relatorio direto em pdf.

olhe:

espero ter ajudado

[quote=yfalbino]olá, nao sei se vai te ajudar, mas se voce tiver usando o iReport, ele ja tem a opção de gerar o relatorio direto em pdf.

olhe:

espero ter ajudado[/quote]

Não uso isso ai não… Tô usando o Eclipse normalmente e dando um Export no projeto e deixando-o em arquivo.jar. O gerador de PDF é feito por mim mesmo… Recolho dados do usuário e passo para o PDF e depois salvo-o num diretório.

porque voce nao tenta converter para pdf usando o iReport ?

passe os dados do usuario para ele e depois salve em pdf, acho que ficaria melhor até para voce

[quote=yfalbino]porque voce nao tenta converter para pdf usando o iReport ?

passe os dados do usuario para ele e depois salve em pdf, acho que ficaria melhor até para voce[/quote]
Não sei usar o iReport.

O pdf que crio é não é algo genérico, eu preciso calcular e coletar informações e dps gero um pdf com todos dados… N tem como fazer sem esse iReport?

nao conheço um modo de fazer isto sem ser usando outra ferramenta, acredito que nao seja impossivel, mas nao conheço outra forma

de uma pesquisada sobre o iReport, se precisar, eu crio um projeto explicativo para voce.

[quote=yfalbino]nao conheço um modo de fazer isto sem ser usando outra ferramenta, acredito que nao seja impossivel, mas nao conheço outra forma

de uma pesquisada sobre o iReport, se precisar, eu crio um projeto explicativo para voce.[/quote]

Crt… Se possível, gostaria sim que fizeste um PDF no iReport em relação ao java… Se não for incomodo, é claro! Meu pdf é +/- assim:

Obs: eu dei uma olhada num guide do iReport e o cara mostrou com Banco de Dados… Só lembrando que não utilizo Banco de Dados.

public static void criarPDF(String nomePDF,String diretorio) throws Exception {

		Document doc = null;
		OutputStream os = null;

		try {
			// cria o documento tamanho A4, margens de 2,54cm
			doc = new Document(PageSize.A4, 72, 72, 72, 72);

			// cria a stream de saída
		
			os = new FileOutputStream(diretorio+nomePDF+".pdf"); 
			// associa a stream de saída ao
			PdfWriter.getInstance(doc, os);

			// abre o documento
			doc.open();

			// adiciona o texto ao PDF
			Font f = new Font(FontFamily.COURIER, 20, Font.BOLD);
			Font f2 = new Font(FontFamily.COURIER, 14, Font.BOLD);
			// rescisão
			Paragraph p = new Paragraph("RESCISÃO DE CONTRATO", f);
			p.setAlignment(Element.ALIGN_CENTER);
			p.setSpacingAfter(20);
			doc.add(p);
			Paragraph p1 = new Paragraph("Funcionário:"
					+ JanelaRescisaoComJustaCausa.func.toUpperCase(), f2);
			p1.setAlignment(10);
			doc.add(p1);
} finally {
			if (doc != null) {
				// fechamento do documento
				doc.close();
			}
			if (os != null) {
				// fechamento da stream de saída
				os.close();
			}
		}

Eu tbm recomendo que vc procure saber sobre o irreport;

Cara esse programa salvou minha vida!

Cara eu utilizo ireport para gerar relatorio em pdf´s. Quer um conselho comece a usar o ireport irá facilitar e muito sua vida.
Se nao utiliza banco de dados tudo bem, passe as informações que vc quer para o ireport e ele monta o pdf pra vc, com imagens etc!
boa sorte!

cara, nao estou conseguindo mandar o pdf explicativo para voce, mesmo estando no tamanho limite imposto pelo forum, nao envia =/

Acho que vai esclarecer suas dúvidas !
Achei um bom tutorial aqui mesmo no guj!
Qualquer coisa coloca a dificuldade que esta tendo ai

http://www.guj.com.br/java/261150-duvida-ireport-sem-banco-de-dados

Então, não se se isso ajuda, mas se estiver usando o Eclipse na gerar o executável jar, marque a opção ‘Package required libraries into generated’.
Desta forma todas as bibliotecas relacionadas ao projeto serão adcionadas ao jar final.

Obrigado pelas respostas, mas ainda não resolvi… Baixei o iReport Design e eu não consigo executá-lo! Como posso ligá-lo ao Eclipse? Alguém tem um tutorial mais detalhado para iniciantes de como usar o iReport junto ao Eclipse e como instalá-lo?

voce olhou este link que o snowblacksoul mandou ?

http://www.guj.com.br/java/261150-duvida-ireport-sem-banco-de-dados

de uma olhada nestas video-aulas, acho que vai te ajudar

http://www.youtube.com/playlist?list=PL7A41BE91ECADAB84

espero ter ajudado

Então, não estou familiarizado com o iReport, mas talvez isso ajude.


http://javafree.uol.com.br/artigo/874046/Java-Reporting-com-JasperReports-e-iReport-Open-SourceUsando-Grafico.html

Eu uso o IText e acredito que o processo é o mesmo.

Baixe o jar no site do distribuidor e depois vá em java build path na janela de propriedades do seu projeto. Clique em library e adicione o jar desejado.

Prontinho, já pode fazer os import’s em suas classes.

Caso queira dar uma olhada no IText:
http://www.forumweb.com.br/artigo/223/java/usando-a-api-itext-para-gerar-documentos-pdf-em-java

Boa noite.

Bah, não tem como ninguém me ajudar sem ter de usar o iReport? Queria usar o iText mesmo…

Ninguém?

olá, nao sei usar o iText, so sei usar o iReport,

voce viu as video-aulas que eu mandei ?