[RESOLVIDO] NetBeans IDE 7.0.1

Bom pessoal seguinte, estudando aqui Java eu criei um pacote no NetBeans e nele tres classes (Raposa, Gato e Humano).
na classe Raposa eu criei um metodo main e nas outra não criei metodo algum. vejam!

[code]package animal;

public class Raposa {
public static void main(String[] args){
System.out.println(“Hello world!”);
}
}
[/code]

[code]package animal;

public class Gato {

}
[/code]

[code]package animal;

public class Humano {

}
[/code]
Minha duvida é o seguinte, eu executei a classe Raposa e exibiu o “Hello World!” so que fui executar as outras classes sem metodo algum e tbm [color=red]exibiram a mensagem[/color]???
alguem sabe pq??? como ela ta exibindo se nessas classes (Gato e Humano) não tem o metodo main, muito menos o Hellou world! :? :?:

se naum me engano é pq ele “gravou” q a classe principal está classe Raposa, tire ela delá e v se funfa…

Como assim “tire ela dela” :?:

30 visualizações e ninguém responde minha pergunta! ¬¬ :frowning: :frowning:

Se estiver executando via IDE… NetBeans e/ou Eclipse. Está sendo executado a classe principal… Que contem o método main…
Clicar com o botão direito sobre algum arquivo que não tenha o método main, opção executar arquivo… Tudo indica que irá apresentar uma advertência.

Quando vc está execuntado o projeto está sendo chamado a classe Raposa, ela esta definada como a classe principal, observe q não é possével executar diremente as outras classes porque elas não possuem o método main

Opa, é simples amigo, seu programa sempre será executado na classe onde o método main estiver implementado, como você possui as 3 classes no mesmo pacote, e apenas UMA delas pode conter este método o JAVA executará apenas as informações contidas nesta classe. :smiley:

Cara p/ você entender facil

public class ClasseQueIraRodarQualquerCoisa { //Esse metodo main que ira rodar seu programa public static void main(String[] args){ System.out.println("Hello world!"); } }

Agora se você quissesse rodar os atributos ou metodos de outra classe

[code] public class ClasseQueIraRodarQualquerCoisa {
//Esse metodo main que ira rodar seu programa
public static void main(String[] args){

//Aqui vc estara criando o objeto da classe humano
 Humano criaturinha = new Humano();

//Tente agora para ver o que vai rodar, ou se existisse um metodo get poderia ser solicitado
 System.out.println(criaturinha.toString());   
    }  
}[/code]  

Espero ter facilitado um pouco

buenas,

Se você rodar com F6 sempre vai buscar o main apontado por isso sempre apresenta a mensagem.

Para executar somente o arquivo que esta aberto ou selecionado Shift + F6

Acesse: www.tiagoek.com.br

Da uma lida nessa apostila que essas dúvidas vão sumir rapidinho…

Abraço!!!

:lol: :wink:

[quote=tek]buenas,

Se você rodar com F6 sempre vai buscar o main apontado por isso sempre apresenta a mensagem.

Para executar somente o arquivo que esta aberto ou selecionado Shift + F6

Acesse: www.tiagoek.com.br[/quote]

Verdade! agora saquei eu tava apertando F6.
mais F6 busca o método principal.
creir esse topico pq achei estranho rodar as classes sem ter o metodo main. :smiley:

Obrigado a todos! :thumbup: