Resolvido - NetBeans ou Eclipse

11 respostas
G

Bom dia a todos. Eu estudei um pouco de java na faculdade (J2SE), mas acabei caindo na área de redes. Porém agora, to querendo pegar firme e me aprofundar no assunto aprendendo incluse o J2EE, ainda mais que pintou uma oportunidade aqui na empresa para desenvolver um novo sistema. Eu tenho o NetBeans 5.0 e já começando com as perguntas… o NetBeans é um bom IDE? ouço muita gente falar do Eclipse, mas nunca tive contato com ele e gostaria de saber por onde começar… tendo em vista que vou começar a estudar (tenho um livro de java e umas apostilas do caelum, sem contar as pesquisas na net e principalmente aqui no forum) e a desenvolver o sistema pra empresa junto.

Desde já agradeço a atenção de todos!

11 Respostas

tnaires

Caramba, todo dia surge um tópico desse…

Use a pesquisa!
http://www.guj.com.br/search/filters.java

saoj

http://www.google.com.br/search?q=site%3Awww.guj.com.br+eclipse+netbeans&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:en-US:official&client=firefox-a

tnaires

Você pode dar uma olhada na edição passada da Java Magazine ( nº 53 ). O artigo referenciado na capa dissserta sobre as principais diferenças entre as IDEs.
No mais, o melhor é você usar as duas e decidir qual a melhor para você.

Kassiane_Pretti

As vezes a busca do fórum ajuda muito:

http://www.guj.com.br/jforum.java?module=search&action=search&search_keywords=NetBeans+ou+Eclipse&match_type=all&search_forum=&sort_by=relevance

G

Muito obrigado pela boa vontade de todos, principalmente do que me chamou a atenção com o “caramba” (rsrsrsrs). Pelo pouco que pude ver das 02 ferramentas, realmente fica a gosto do freguês, mas só uma dúvida: no eclipse, dá pra fazer “telas” como no NetBeans (arrastando componentes) ou tem que ser tudo na munheca mesmo?

maiconramones

Existe um plugin pra ele, procure por vep(senão me falha a memória é visual editor plugin) mas ele leva uma surra do netbeans. Mas como verá nas pesquisas é muito relativo vai do gosto…

G

só mais uma dúvida: o que os mais experientes recomendam: fazer na unha, usando o eclipse, para conhecer melhor a estrutura da interface gráfica, ou utilizar o netbeans e ganhar em produtividade?

tnaires

Acho válido primeiro ganhar intimidade com a plataforma fazendo tudo na mão, para depois partir para os benefícios de uma IDE.

Kassiane_Pretti

Se vc quiser adiquirir prática faça a interface a mão, mas se vc estiver num projeto utilize uma IDE que permita “arratar” os componentes para ganhar mais tempo para se dedicar a outras partes do programa…

G

Jah trabalhei com as duas ferramentas e fiquei impressionando com elas, ambas sao mto boas, soh que o net bens sai na frente na minha opniao pela facilidade em se criar telas, jah que no eclipese o plugn para tal eh pago, o ideal e vc usar por um tempo as duas e ve a que vc se identifica mais, o principio e o mesmo para ambas, portanto, nao se tera dificuldade nenhuma para com ambas.

vlws

G

Bom, acho que minhas dúvidas encerram-se por aqui (quanto às IDE’s). Foi muito esclarecedor para mim este tópico. Como estou iniciando, em breve estarei aqui postando mais algumas coisas, mas prometo pesquisar no fórum antes… rsrsrsrs. Muito obrigado a todos. Como tenho um pouco de pressa, vou usar o NetBeans que tem a facilidade para as telas e quando estiver com uma folguinha, vou praticar no Eclipse.

Criado 12 de fevereiro de 2008
Ultima resposta 12 de fev. de 2008
Respostas 11
Participantes 6