[RESOLVIDO] Null Pointer

7 respostas
L

Olá Pessoas!

Estou com um baita erro. Alguém pode me ajudar?

Pessoas pessoas= (Pessoas) CollectionUtil.findByProperty(pessoal, leituraInicial.getId(), "numeroLeituraInicial");

Porém está estourando nullPointer.
Quais são minhas opções para este caso?

Obrigada!
:cry:

7 Respostas

I

Null pointer é pq alguma coisa ta nula, olha no seu stack trace em qual linha está estourando o nullpointer coloca um breakpoint e debuga, veja o que está vindo null, pode ser esse seu parametro pessoal, ou leituraInicial ou talvez o getId do leituraInicial. Tem que debugar

daveiga

Posta a mensagem de erro, fica mais fácil :smiley:

nel

La:
Olá Pessoas!

Estou com um baita erro. Alguém pode me ajudar?

Pessoas pessoas= (Pessoas) CollectionUtil.findByProperty(pessoal, leituraInicial.getId(), "numeroLeituraInicial");

Porém está estourando nullPointer.
Quais são minhas opções para este caso?

Obrigada!
:cry:

Oi!

É um dos senão o erro mais classico do Java.
Isso ocorre com algo desse tipo:

String s = null; s.trim();

Você tem uma referência nula tentando acessar um método, variavél, enfim, praticar alguma operação.
Pelo o que posso perceber, são duas opções:

1 - CollectionUtil = null
2 - leituraInicial.getId(), sendo leituraInicial = null;

Apostos minhas fichas que é leituraInicial que está nulo, já que o CollectionUtil deve ser uma classe com método estático, né? :slight_smile:
Dá uma olhada com calma em seu código e veja como está sendo populado seu objeto leituraInicial.

Abraços.

isaiaspf

Opa.

Uma terceira opção seria a objeto/lista pessoal estar nula e o NullPointer estourando dentro do método findByProperty.
Mas aposto minhas fichas na opção 2 também. Haha.

L

Pessoas!

Muito obrigada pelo ajuda de todos.

Deu certo aqui. Debugando vi que era o “pessoal” estava null e que era populado em classes bem, bem anteriores.

Tks pelas dicas!
:smiley:

isaiaspf

Hahaha. Mas olha só, era a terceira opção mesmo :stuck_out_tongue:

nel

rs…
Era difícil saber a terceira opção, já que não tínhamos acesso ao método findByProperty né!
Mas o mais importante é que está resolvido :slight_smile:

Edit o tópico e coloque resolvido ok?
Abraços.

Criado 26 de julho de 2011
Ultima resposta 27 de jul. de 2011
Respostas 7
Participantes 5