[Resolvido] O Objeto precisa estar na Sessão para ser deletado ou alterado?

8 respostas
InsaneChess

Prezados,
Estou estudando um pouco de hibernate, por quê fiquei um tempinho parado sem mecher com ele desde meu último serviço.
Pelo que eu lembrava…O objeto precisava ser consultado antes ao banco para depois ser alterado ou deletado.

Porém em meus testes aqui, eu posso criar qualquer objeto fora da Sessão por um ID qualquer que esteja no banco e mandar o Hibernate apagar ou dar update que funciona.

Alguém pode me citar algums exemplos de erros que acontece quando se tenta trabalhar com objetos fora da Sessão?
Se possível de maneira detalhada, por quê estou tentando simular tudo…pra reelembrar.

Eu lembro que sempre tinha de corrigir erros com objetos fora da Sessão, agora sozinho aqui em casa não consigo fazer nenhum erro desse tipo >.<
HsuahuHusa

Valew!!!

8 Respostas

FernandoFranzini

É isso mesmo…nos frameworks ORM…os objetos precisam estar dentro da sessão aberta de persistência. Isso é descrito no JPA como estado MANAGED. Isso acontece pq vc tem a liberdade de desconectado da sessão aberta para trabalhar com ele OFF enviado para outras camadas da aplicações, principalmente aquelas remotas.

R

Infelizmente a semântica é diferente no Hibernate e no JPA. O Hibernate permite excluir uma instância via Session.delete() sem que a instância esteja carregada na sessão, mas em JPA a chamada EntityManager.remove() exige que a instância tenha sido carregada previamente (isto pode ser feito via EntityManager.find()). Quanto a erros por trabalhar fora da sessão, o erro que mais cometo é usar um método getXxxx() para ler uma entidade associada de uma instância qualquer depois de ter fechado a sessão que gerou esta instância. Dependendo do modo como a classe da instância foi mapeada, o método getXxxx() vai gerar uma leitura no banco para ler a entidade associada, mas a leitura vai falhar porque a sessão já foi fechada.

Hebert_Coelho