[RESOLVIDO]O Parâmetro text é Nulo

Olá, pessoas! Tudo tranquilo?
Sei que tem um tópico igualzinho ao meu, mas não foi respondido.
O negócio é o seguinte:
Tenho um DataTable contendo os aniversáriantes do mês (atual ou selecionado).
Meu selectOneMenu está assim:

<h:selectOneMenu id="mes" value="#{funcionarioController.mes}"> <f:selectItem itemValue=""/> <f:selectItems value="#{funcionarioController.meses}" var="mes" itemLabel="#{mes.nome}" itemValue="#{mes.id}"/> </h:selectOneMenu>

Então ele carrega com valor selcionado = vazio e o DataTable carrega os aniversariantes do mes atual como padrão.
Funciona tranquilo.
Mas agora estou passando o sistema para primefaces e quando eu coloco meu selectOneMenu com a tag no primefaces:

<p:selectOneMenu id="mes" value="#{funcionarioController.mes}"> <f:selectItem itemValue=""/> <f:selectItems value="#{funcionarioController.meses}" var="mes" itemLabel="#{mes.nome}" itemValue="#{mes.id}"/> </p:selectOneMenu>

Ele dá o erro do título.
Só funciona se eu tirar a linha:

Mas se eu tirar essa linha, “Janeiro” vai vir selecionado e isso não é legal pq, como eu disse, o DataTable é carregado sempre com os aniversariantes do mês corrente, no primeiro acesso.
Hoje, por exemplo, iria carregar os aniversariantes de fevereiro, mas, não primeiro acesso, ia estar marcado Janeiro.

Alguma ideia de como resolver? Caso tenham a solução, poderiam me explicar o que ocorre?

Grande abraço a todos!

Substitua

por

E na sua classe você faz a verificação se vier com esse valor “Selecione um mês” você da uma mensagem que o mês é invalido algo do tipo

;]

Nossa… Na verdade eu me enganei de propriedade.

Ao invés de colocar

eu deveria ter posto

Não tinha visto que tinha posto a propriedade errada!

Com essa modificação funcionou lindamente!

Obrigado pela ajuda, charleston10!

vc ja tentou colocar o itemLabel

<h:selectOneMenu id="mes" value="#{funcionarioController.mes}">  
                <f:selectItem itemValue="" itemLabel="Selecione"/>  
                <f:selectItems value="#{funcionarioController.meses}" var="mes"  
                               itemLabel="#{mes.nome}" itemValue="#{mes.id}"/>  
            </h:selectOneMenu>