[quote=guj1]ela já foi criada por mim e é Observer mesmo.
Casting? poderia explicar melhor?[/quote]
Bom eu sou iniciante, mas, Cast, Casting, Downcast, Upcast, são tudo parecido, eles “moldam” um valor, ou objeto, para assumir um outro tipo. Ex:
Double nDouble = valorDouble;
int nInt = nDouble;
Não é possível porque tipo Double é maior que int, porém, posso “forçar”, com perdas ou não (depende do valor “exato” do nDouble), o nDouble a caber no int, ex:
Double nDouble = valorDouble;
int nInt = (int) nDouble;
O mesmo pode ser feito com objetos. Algo bem ligado a polimorfismo… Imagine, vc usa uma classe pai como tipo de uma variável de referência e atribui a ela o endereço de uma classe filha desta classe pai:
ClassePai pai = new ClasseFilha();
Dessa forma a variável de referência, pai, só pode usar os métodos da ClassePai, mesmo “tendo” como objeto real uma ClasseFilha.
Em algum momento vc poderia necessitar dos métodos específicos da ClasseFilha então vc poderia fazer:
ClassePai pai = new ClasseFilha();
...
ClasseFilha filha = (ClasseFilha) pai;
Ou seja, esta variável, filha, agora possui uma referência de pai “convertida” (observe as aspas) em filha…
Não sei se usei os termos corretos, mas acho que é por ai a questão de Castings… Moderadores, corrijam-me.
Hunnn Entendi, coerção de tipo, castings. Lembrei o que era mas não sabia que poderia ser usada em objetos.
Mas no exemplo que eu dei, existe um ponto, para acessar o método get do objeto observers. Nesse caso ele faz o casting e chama o método simultaneamente?
vou te dar um exemplo simples, quando vc utiliza o cast para ‘garantir’ se eu posso falar a grosso modo que aquela instancia pertence a classe Observer, o ponto logo em seguida chama
o metodo dessa classe, ou seja, é como se vc tivesse criado um objeto normal, e chamando o metodo normalmente, mas nesse caso vc utilizou de um polimorfismo, usando duas classes e definindo (cast) que a instancia é de uma classe filha. Me corrijam se eu errei.