[RESOLVIDO] O que é preciso para deixar meu jogo Java mas seguro?

olá :),sou um programador iniciante em java e tenho um projeto já quase em finalização de um jogo de plataforma 2D,e as questões é:

Precisa de que para que ninguem roube (tire,pegue,tome) de mim,o meu jogo,minha história,meus arquivos,as musicas,as sprites.

(sendo que tudo nesse jogo fui eu que fiz,desde as musicas,as sprites,tiles até a história)?

É necessário alguma compilação para proteção do meu código?

Enquanto a licença do eclipseIDE,eu posso publicar meu jogo feito nele?

Tenho que dizer algo sobre o eclipseIDE no meu jogo ou devo pagar algo para que o jogo seja meu.(ou divulga-lo.

Eu queria coloca-lo em um site simples,para que as pessoas pudessem jogar,mas…
eu não quero que outras pessoas roubem o meu projeto e coloquem no nome delas ou copiem minha ideia ou façam sabe lá o que com meu jogo.Só quero que o jogo seja meu e que ninguem possa tirar ele de mim.

Se alguem puder responder-me:
Agradeço desde já :smiley:

Perdoe-me se escrevi ou me expressei mal(eu não entendo direito a vida nova nem os perigos).

1 curtida

conhece o ProGuard
mais lembro que nenhum método vai ser suficiente para que não haja engenharia reversa

Acabou de brotar de um pé de alface e está se sentindo meio perdido é? :grin:

Você não precisa pagar nada à Eclipse Foundation nem mencioná-lo se não quiser.

Pra começar: o único jeito 100% garantido de ninguém conseguir copiar nada do seu jogo é se ninguém jogá-lo, nem vê-lo, nem ouvir falar dele. Mas acredito que você não queira isso, certo?

Em todos os outros cenários, não há como garantir que seu jogo não vá ser copiado em algum momento. Basta ver que jogos protegidos com Denuvo, que custa milhares de dólares, são crackeados em poucos dias após o lançamento. Então, o primeiro passo é você aceitar que existe algum risco, mesmo que pequeno.

Continuando, você precisa entender que coisas diferentes - códigos, assets, história - requerem proteções diferentes.

Falando do código, a opção inicial é ofuscá-lo ( https://www.owasp.org/index.php/Bytecode_obfuscation , https://stackoverflow.com/questions/2537568/best-java-obfuscator ), que torna mais difícil (mas não impossível) recuperar o código original a partir do executável final (jar, no caso do Java).

Você também pode implementar algum recurso de licenças/DRM, que impede que alguém rode uma cópia não licenciada do seu jogo. Não tenho nenhuma referência específica para esse caso, mas note que a maioria desses recursos é facilmente quebrável (é o que crackers fazem o tempo todo). Usar uma plataforma de publicação (Steam, Epic) pode ajudar nessa parte, funcionando como uma espécie de DRM.

Sobre os assets (imagens, modelos e áudios), se eles são realmente criações suas, são automaticamente protegidos pelas leis de direito autoral. Isso quer dizer que quem quiser usá-los precisará de uma autorização sua. Obviamente, se alguém usar sem licença, você terá de processá-lo, o que envolve advogados e um bocado de dinheiro.

A história também é protegida sob direito autoral, e funciona de forma similar aos assets. Mas é bem raro alguém se dar ao trabalho de copiar a história de um jogo, ao ponto de ser considerada igual. Imagine alguém pegar Harry Potter e mudar o nome do protagonista para Larry Gotter. As chances de conseguir ser publicado comercialmente são nulas.

Leia mais em: https://gamedevelopment.tutsplus.com/pt/articles/understanding-licenses-or-can-i-use-this-asset-in-my-game--cms-22510 , http://gamereporter.uol.com.br/direitos-autorais-nos-games/

Note que quase nada disso impede que alguém crie um jogo muito similar ao seu, com assets e história próprios. Basta ver a quantidade de clones que existem nas plataformas como Google Play ou Apple Store.

Minha opinião é que você está preocupado demais com algo pouco importante nesse momento, uma vez que você é iniciante. Recomendo assistir: https://www.youtube.com/watch?v=32ARCVRL7MU

Abraço.

6 curtidas

Era disso que eu precisava Muito Obrigado :).E sim eu acabei de brotar nesse universo e não tenho ideia de como é por ai por fora ou por dentro sei lá kkkk.

Muito obrigado mesmo pelas Informações. :smiley:

Como marco o tópico como [Resolvido]???:thinking:

Só marcar a resposta igual você fez já é o suficiente!

Mas alguns usuários preferem marcar a resposta como solução e escrever no título do tópico também, para isso basta editar o título e acrescentar o trecho: [RESOLVIDO] e salvar a edição. :slightly_smiling_face:

Obs: Já fiz isso no seu tópico por você!

certo entendi,obrigado :smiley:

Eu imaginei uma cabra empunhando uma varinha e indo por aí viver altas aventuras e muitas confusões com sua turminha do barulho.

Pagaria tranquilamente para assistir isso.

[]'s

Harry Potter já é isso. :sweat_smile:

Meio off: não há problema em criar sua própria versão ou paródia de uma história (pense nas múltiplas versões de contos como Tarzan, Branca de Neve, ou mesmo Spaceballs/ Star Wars, e Book of Life / Coco). O que não dá é pra fazer a mesma história mudando alguns detalhes pra fingir que não é a mesma coisa. As diferenças precisam ser substanciais (o que é bem relativo, mas costuma trazer problemas pro marketing e até judiciais pra quem se arrisca).

Abraço.

quero jogar seu game se deixar.