[RESOLVIDO]o que estudar agora?

Pessoal to ficando doido…

vocês nao sabe o tanto que estou sofrendo com esta duvida.

cara para fazer um site completo com tudo que precisa pra ficar online com banco de dados e toda a coisa toda com java(sem PHP), oque precisa?

posso usar o netbeans?
qual linguagem estudar primeiro?
poderia listar na ordem que devem ser estudadas?
qual a função de cada linguagem?

xml?
uml?
html?
css?
jsp?
javascript?
servlets?
framework?

Sim, pode usar netbeans.

Acredito que se voce nao souber HTML seria um bom ponto de partida. Comece por ela. Junto com HTML voce ja estuda JavaScript e CSS. Estao intimamente relacionadas.

Depois voce pode partir pra JPA que é a parte de persistencia e como ela é bem independente voce nao teria problemas de aprende-la separadamente. Mas voce precisa sabe-la antes de iniciar em outras tecnologias que inevitavelmente vao usa-la. Ao aprender JPA voce irá(ou pelo menos deveria se interessar em saber) aprender o basico sobre XML e qual a sua utilidade.

Depois voce vai aprender JSP e Servlets que é o que vai permitir dar a “dinamica” pra sua pagina. Junto com o HTML que voce aprendeu anteriormente voce vai fazer acesso aos recursos server-side atraves dos servlets e tornar sua pagina “dinamica”.

PS: Voce postou a mesma duvida em dois locais diferentes. Acho que os moderadores podem nao gostar muito disso.

Esse é o basico.

Colega,

Para colocar um site no ar, utilizando um banco de dados MySQL, você precisará saber, pelo menos:

JSP
Servlets
Se você for utilizar algum framework para a camada de apresentação, então deverá saber JSF, GWT, ZKOSS e etc.
Se não for utilizar framework para apresentação, então deverá saber HTML, CSS e Javascript, assim você pode montar o layout com HTML e CSS e utilizar javascript quando necessário (por exemplo, quando for validar os campos de um formulário)

Interessante que saiba trabalhar com JQuery, pois este oferece muitos recursos e plugins, que se fossemos fazer na mão com javascript, teríamos que perder muito tempo.

MySql, ou qualquer outro banco de dados que você preferir.

Para você colocar um site no ar, completo, com banco de dados: Apenas precisa saber JSP, Servlets, HTML, CSS, Javascript, MySQL (ou qualquer outro banco) e, diferencialmente, Jquery para o AJAX. Isso é o básico.

Os desenvolvedores citam frameworks para trabalhar com persistencia, como JPA e Hibernate
Também citam frameworks como Spring e Struts

Veja, esses frameworks é para facilitar a vida do desenvolvedor, para desenvolver em menos tempo, muitas das rotinas que você teria que fazer na mão, esses já fazem para você. Então não é necessário utilizar esses frameworks, mas se você souber usa-los, melhor, senão, tudo bem…existem ótimos sites e sistemas desenvolvidos com aquelas característica que citei acima.

IDE? Eclipse ou NetBeans são ótimos para Desenvolvimento Web.
Linguagens? Recomendo nessa ordem: HTML5 > CSS3 > JavaScript (JQuery + Ajax) > JSF + PrimeFaces > Hibernate.
Banco de Dados? MySQL.

se vc for usar zkoss, no netbeans já tem um projeto de exemplo rodando (é o mesmo zk sandbox do site) quando vc instala o plugin zkoss para netbeans. Também tem um cara que fez um projeto de exemplo que é mais completo do que o exemplo do site, o link é ZK-Sample-App-with-Spring-Spring-Security-Hibernate-Jasper-Generic-Hibernate-DAO

Valeu ai galera muito obrigado mesmo, me salvou…

Pega legal os fundamentos do javaSE, depois da uma estudada em HTML e CSS que são bem simples
ai sim você parte para Servlets e Jsp, use uma IDE para desenvolvimento Eclipse ou Netbeans…