[RESOLVIDO]O que estudar para construir um gerador 3d

10 respostas
slompo

Boa tarde pessoal a ideia é o seguinte:

Não sei se fui claro, em explicar a ideia :lol: , o que eu queria saber é o que eu vou precisar estudar para faze-lo :?:

Desde já muito obrigado a todos… 8)

10 Respostas

InicianteJavaHenriqu

Talvez…

Java 3D e JMonkey

jaboot

InicianteJavaHenrique:
Talvez…

Java 3D e JMonkey

JMonkey não sei, mas openGL era uma boa.

J

Precisa estudar computação gráfica. E isso não tem nada a ver com nenhuma api ou programa de modelagem ou jogos 3d. É uma cadeira da ciência da computação. Quem não estuda não aprende.

slompo

juliocbq:
Precisa estudar computação gráfica. E isso não tem nada a ver com nenhuma api ou programa de modelagem ou jogos 3d. É uma cadeira da ciência da computação. Quem não estuda não aprende.

http://en.wikipedia.org/wiki/Computer_graphics_(computer_science)

Mais especificamente o que eu deveria me aprofundar?
que algoritimos de processamento de imagens?
talvez redes neurais? qual a melhor pro meu caso?

J

slompo:
juliocbq:

No caso a computação gráfica não tem nada a ver com inteligência artificial(inc. redes neurais, lógica fuzzy, etc) e de certa forma “engloba” processamento de imagens.
A computação gráfica estuda “síntese de imagens” e conteúdo visual, geometria computacional.

Computação gráfica inclui:

*Animação
*Geometria
*Síntese de imagens

No caso a opengl é uma biblioteca que inclui vários algoritmos estudados na computação gráfica, e como o próprio nome diz, é opensource.

É uma área bem interessante para se fazer um estudo, e se estiver realmente interessado aconselho comprar um livro:

slompo

juliocbq:
slompo:
juliocbq:

No caso a computação gráfica não tem nada a ver com inteligência artificial(inc. redes neurais, lógica fuzzy, etc) e de certa forma “engloba” processamento de imagens.
A computação gráfica estuda “síntese de imagens” e conteúdo visual, geometria computacional.

Computação gráfica inclui:

*Animação
*Geometria
*Síntese de imagens

No caso a opengl é uma biblioteca que inclui vários algoritmos estudados na computação gráfica, e como o próprio nome diz, é opensource.

É uma área bem interessante para se fazer um estudo, e se estiver realmente interessado aconselho comprar um livro:

Desculpe acho que me expressei mal, quis dizer por exemplo para se usar redes neuras pra ler padrões e gerar resultados apartir das imagens, não se isso ajudaria para a minha implementação?

J

slompo:

Desculpe acho que me expressei mal, quis dizer por exemplo para se usar redes neuras pra ler padrões e gerar resultados apartir das imagens, não se isso ajudaria para a minha implementação?

Aí sim, você pode usar um modelo SOM para isso. Mas normalmente redes como kohonen são limentadas com informações de imagens “rasterizadas”, ou seja, que foram transformadas da representação vetorial para uma real e imutável matriz de pixel.

uma SOM é alimentada com valores de pixel. Na computação grafica, trabalhando com geometria computacional você lida com vetores.
Então o caso de se usar inteligência artificial fica para a fase do processamento de imagem, onde a mesma já foi rasterizada após a fase de síntese(que é a criação dela)

ViniGodoy

Vai ter que entender de perspectiva e projeção. Prepare-se para estudar muita matemática e muita geometria (temas que todo livro de computação gráfica irá te apresentar).

Seria uma boa entender os fundamentos matemáticos da geometria descritiva.

Vai ter que conhecer alguma API gráfica, como a OpenGL:
http://pontov.com.br/site/opengl

ViniGodoy

Infelizmente, o Java não é uma linguagem adequada para aplicações gráficas de maneira geral. Há poucas APIs realmente otimizadas. Alguns projetos, como o Java3D, encontram-se abandonados.

No caso, a JMonkey também não ajudaria na síntese que ele precisa. Ele vai precisar realmente conhecer os fundamentos matemáticos do que ele está pedindo.

slompo

Certo entendi…
Já é um ponto de partida pra mim…

Muito obrigado a todos… :smiley:

Criado 18 de janeiro de 2012
Ultima resposta 19 de jan. de 2012
Respostas 10
Participantes 5