[Resolvido]O que um programador clipper, c/ scjp 1.6 deve aprender para ser absorvido pelo mercado?

Antes, gostaria de agradecer ao pessoal do guj, pois passei no scjp 1.6 (score 90%)
na quinta 20/05. Quando tive dúvida, o guj muito me ajudou, valeu.

Gostaria de uma orientação de voçes, no que devo apresender para ser absorvido pelo mercado como desenvolvedor java
(sou iniciante em java) . Bom deixa eu explicar, já sou programador clipper a uns 9 anos**, e gostaria de entrar no
desenvolvimento de java, para aprender java, li alguns livro de java e fiz um curso na Globalcode em São Paulo, java básico.

O que voçes indicam para aprender e ser absorvido pelo mercado ?
Spring, struts, jsf, hibernate, jsf, jsp, …?
Outra certificação ?

**com lpi 1, e experiência em linux, formado em engenharia de computação.

Fala Antônio

Parabens pela vitória.

Antes de tudo: programar. Começar a fazer programas para aprender na prática as manhas da linguagem.
À sua pergunta, eu faço outra pergunta: em que ramo vc quer seguir (Freela, funcionários de empresa)?

Defina bem que âmbito vc quer e va em frente!

Abraços
Deus abençoe

uma dica que eu posso te dar e é aprender web, ja que o a maioria esmagadora do mercado é para web, e após isso aprender os “frameworks da moda”.

Acostume-se a usar o eclipse também e se possivel o netbeans, são as IDEs mais usadas por ai (principalmente a primeira), as duas são excelentes na minha opinião.

tipo, hibernate é um framework pedido quase sempre nas vagas de java, geralmente pede-se um framework ORM (que quase sempre é o hibernate) e um ou vários frameworks MVC (struts e jsf na maioria dos casos). As vezes também pedem EJB ou spring…

eu te indicaria dar uma pesquisada nas vagas, catho/netcarreiras/apinfo, o que você ver mais nesses lugares você estuda, acredito que você vai chegar nos nomes que eu citei na frase anterior, mas é bom a pessoa buscar e chegar as próprias conclusões…

a sim e editando… parabéns pela certificação…

Ola berg.pb
blz
Em relação a sua pergunta, hoje trabalho como CLT, a ideia seria ficar no mesmo regime CLT, (funcionário de empresa)

Olá maior_abandonado
blz
Ja a pergunta do sua, sim consultei varias vezes site catho e apinfo, e entre outros, netcarreira irei pesquisar também, ontem comprei um livro
de Spring, com a sua ajuda eu também irei ver Hibernate. Ja a ferramenta eclipse irei me familializar com ela.