Boa tarde!
Minha dúvida não é técnica e sim “comportamental”. É sobre o que vocês fariam se tivesse que lidar com a questão que estou lidando…
Como nunca fiz isso, não sei a alternativa mais coerente.
O problema:
Preciso criar uma importação de um arquivo csv em um site. Até aí tudo bem. Já sei mais ou menos o caminho a trilhar para conseguir isso: upload do arquivo e extração dos dados através da leitura do arquivo.
As tabelas do site são normalizadas, ou seja, os valores que se repetem muito foram quebrados para várias tabelas, com chave->valor.
E as planilhas de onde o cliente vai converter em csv, não estão normalizadas.
Exemplo:
O cliente têm uma coluna para a cidade e uma coluna para o estado na planilha excel, e estão com valores texto:
LOCAL DE ENTREGA;U.F.;VALOR_CUSTO
MANAUS;AM;3,21
BELÉM;PA;3,21
SÃO LUIS;MA;3,21
E a tabela do sistema é normalizada:
TABLE CUSTO
ID INT PK,
Codlocal_LOCALENTREGA INT FK,
… (OUTRAS COLUNAS)
TABLE LOCALENTREGA
Cod_local INT PK,
cidade_local VARCHAR(20),
uf_local CHAR(2)
Ou seja, o ideal é que o cliente me fornecesse o csv com o código do local de entrega, ao invés dos valores de texto de cidade e local.
A DÚVIDA:
O QUE VOCÊS FARIAM? PASSARIAM OS CÓDIGOS PARA O CLIENTE FORNECER O CSV NO FORMATO IDEAL (PEDINDO PARA ELES FAZEREM PROCV NA PLANILHA)?
OU ACEITARIAM O FORMATO EM CSV E FARIAM A INTERPRETAÇÃO DOS VALORES NO CÓDIGO DE LEITURA DO CSV?
O que é mais usual fazer e que não aborreça o cliente também? No caso, o cliente lida com muitas planilhas e não é um grande empecilho fazer o procv… mas é um trampo a mais né?