[Resolvido] org.hibernate.QueryParameterException

7 respostas
lucasvenez

Olá Comunidade GUJ,

Estou tendo um problema que deveria ser muito simples de resolver:

Caused by: org.hibernate.QueryParameterException: could not locate named parameter

Esse erro geralmente é sanado corrigindo os nomes dos parâmetros, no entanto, mesmo com nomes iguais e correta formatação da consulta HQL o erro persiste.
Alguém sabe qual outro motivo para o disparo dessa exceção?

Obrigado.

7 Respostas

batista.gerson

posta a consulta ai pra gente da uma olhada

lucasvenez

Olá Batista,

O problema com certeza não é na estrutura da consulta, mas pode ser que ajude a entender o motivo do problema. Segue abaixo:

SELECT ce FROM br.unesp.posgraduacao.beans.ComissaoExaminadora ce JOIN ce.projeto p JOIN p.participantes pr WHERE pr.formaParticipacao = 'RESPONSAVEL' AND 1 = 1 AND ce.projeto IN (SELECT pp.projeto FROM br.unesp.posgraduacao.beans.ParticipanteProjeto pp WHERE LOWER(pp.pessoaFisica.pessoa.nome) LIKE LOWER(:pNomeAluno) AND pp.formaParticipacao = 'RESPONSAVEL')AND ce.projeto.linhaPesquisa.areaConcentracao.programa IN (SELECT iu.programa FROM br.unesp.posgraduacao.beans.Interunidades iu WHERE iu.unidadeUniversitaria = :pUnidadeUniversitaria) ORDER BY pr.pessoaFisica.pessoa.nome, ce.projeto

Existem várias outras consultas dando o mesmo problema, elas funcionavam, no entanto, pararam de funcionar. Como o sistema é desenvolvido de forma colaborativa, alguma atualização errada deve ter sido feita, no entanto, não encontramos o motivo do problema.

batista.gerson

Assim não da pra avaliar muito bem mas com certeza tem algum parâmetro passando errado.

lucasvenez

Olá Batista,

Obrigado pela atenção. Com certeza não há nada de errado com os parâmetros, nem como eles são passados, nem mesmo os nomes deles.

Por isso eu gostaria de saber se algum outro problema poderia gerar essa exceção.

Obrigado.

batista.gerson

lucasvenez pelo o que eu vi apenas a passagem de parametro e que causa essa exceção.

lucasvenez

Obrigado Batista,

Vou procurar uma outra possível origem do problema! Muito obrigado pela ajuda!

Até mais.

lucasvenez

Olá Comunidade GUJ,

Encontrei o problema, porém, explicarei o meu contexto antes para que entendam a situação.

Eu trabalho em uma equipe geograficamente distribuída e utilizamos um software de versionamento. Os nossos beans JPA são armazenados em um jar (são vários módulos desenvolvidos separadamente, no entanto, integrados).

O problema era que a exportação de um jar com os beans foi feita criando-se um novo arquivo manifest. Esse fato gerava o erro dos parâmetros. O correto seria exportar os beans com o manifest existente no projeto que contém os beans JPA. Gerar o jar corretamente, sem modificar qualquer classe existente, sanou o problema.

Obrigado pela atenção.

Até mais.

Criado 12 de março de 2012
Ultima resposta 14 de mar. de 2012
Respostas 7
Participantes 2