[Resolvido] Orientação profissional

12 respostas
drsmachado

Olá, camaradas!

Depois de várias pesquisas no google, no guj e em sites especializados, decidi abrir este tópico.

Trabalho como analista desenvolvedor java jr, numa das chamadas consultorias de 3 letras.
Surgiu uma oportunidade para me tornar PJ, em uma empresa “de mais de 3 letras” e resolvi aceitar a empreitada.
Acontece que eu não tenho empresa.
Nas pesquisas que fiz, encontrei várias respostas, a maioria me indicando não abrir simples, ora por não se enquadrar em atividades como desenvolvimento, ora por que várias empresas não “contratam”.

Vi algumas cosias relacionadas à MEI (Micro empreendedor individual), mas, pela atividade a ser exercida, pude ver que não se enquadraria, também (na descrição, no portal, a lei restringe atividades que exijam certificado profissional - como CRM, CRF, CREA).

Estas opções seriam interessantes pelo custo com impostos.

Gostaria da opinião de vocês, qual seria o tipo mais indicado de empresa para abrir, qual o total real de impostos a pagar (só os percentuais, para uma referência).

Agradeço a colaboração.

12 Respostas

E

Na cidade de São Paulo a consultoria em que trabalhava recomendou que eu abrisse uma Ltda mesmo (nem mesmo é uma Ltda ME ou uma Ltda EPP).

drsmachado

Então, a empresa é de Curitiba.
A orientação que parte dela é de que se abra uma empresa simples, cuja carga tributária é de 6%, baseado no rendimento mensal.

Mas obrigado pela resposta, eu já pesquisei um pouco, como disse anteriormente e, embora haja mais tributos, a empresa ltda parece ser a mais adequada em termos fiscais para a atividade a ser exercida.

gilmaslima

Se a empresa mesmo está recomendando você abrir como Simples, não vejo problema, só tome cuidado com o contador.

drsmachado

gilmaslima:
Se a empresa mesmo está recomendando você abrir como Simples, não vejo problema, só tome cuidado com o contador.