[Resolvido] Orientação profissional

12 respostas
drsmachado

Olá, camaradas!

Depois de várias pesquisas no google, no guj e em sites especializados, decidi abrir este tópico.

Trabalho como analista desenvolvedor java jr, numa das chamadas consultorias de 3 letras.
Surgiu uma oportunidade para me tornar PJ, em uma empresa “de mais de 3 letras” e resolvi aceitar a empreitada.
Acontece que eu não tenho empresa.
Nas pesquisas que fiz, encontrei várias respostas, a maioria me indicando não abrir simples, ora por não se enquadrar em atividades como desenvolvimento, ora por que várias empresas não “contratam”.

Vi algumas cosias relacionadas à MEI (Micro empreendedor individual), mas, pela atividade a ser exercida, pude ver que não se enquadraria, também (na descrição, no portal, a lei restringe atividades que exijam certificado profissional - como CRM, CRF, CREA).

Estas opções seriam interessantes pelo custo com impostos.

Gostaria da opinião de vocês, qual seria o tipo mais indicado de empresa para abrir, qual o total real de impostos a pagar (só os percentuais, para uma referência).

Agradeço a colaboração.

12 Respostas

E

Na cidade de São Paulo a consultoria em que trabalhava recomendou que eu abrisse uma Ltda mesmo (nem mesmo é uma Ltda ME ou uma Ltda EPP).

drsmachado

Então, a empresa é de Curitiba.
A orientação que parte dela é de que se abra uma empresa simples, cuja carga tributária é de 6%, baseado no rendimento mensal.

Mas obrigado pela resposta, eu já pesquisei um pouco, como disse anteriormente e, embora haja mais tributos, a empresa ltda parece ser a mais adequada em termos fiscais para a atividade a ser exercida.

gilmaslima

Se a empresa mesmo está recomendando você abrir como Simples, não vejo problema, só tome cuidado com o contador.

drsmachado

gilmaslima:
Se a empresa mesmo está recomendando você abrir como Simples, não vejo problema, só tome cuidado com o contador.

Então, embora eu seja um PJ noob, tenho 10 anos de estrada profissional, então, sei que nem tudo que uma empresa orienta é o mais adequado.
Sei também que tudo na vida se perdoa, menos impostos.
Além disso, quero ter a possibilidade de abrir a empresa agora e não me preocupar tão cedo, caso venha a aceitar outra oportunidade como PJ.

Com relação a contador, eu preciso consultar um realmente, para ver o que ele me indica (aliás, pretendo consultar mais que um, afinal, se contadores podem somar 2 + 2 e o resultado variar de 1 até 100, tem que ter uma certa precaução com estes profissionais).

Irei verificar e retorno aqui, embora isso seja dinâmico e dependa da boa vontade dos governos estaduais, acho que pode ser de valia para quem tenha a mesma dúvida.

carlos_hen

Se a empresa para a qual vc irá prestar serviço aceitar SIMPLES, abra como SIMPLES.

Realmente muitas empresas, pelo menos aqui em Sampa não estão mais aceitando esse tipo de empresa.

Mas ainda há algumas que aceitam.

Melhor pagar 6% do que 18% né.

abs.

maior_abandonado

aqui em sp grande maioria das empresas pedem para você abrir como lucro presumido, que seria LTDA…

o problema dela é que você paga uns 8 % a mais de imposto, mas ao menos a maioria das empresas aceitam… ai fica a teu critério, o que você prefere:

economizar uns 8% mês mas “correr o risco” de ter que abrir outra e fechar essa ou alterar essa quando for mudar de serviço;

gastar 8% a mais mensal porém correr bem menos esse risco depois.

EU, faria a empresa como simples… quando abri a minha gastei coisa de uns $500 a $600, vou chutar que fecha-la custe ± isso, nunca passei menos de 1 ano em uma empresa mas supondo que você passe 6 meses, não vai ter perdido dinheiro, ± meio salario para abrir e meio para fechar (se é que isso se chama salario), supondo que você ganhe mais do que $1200 compensa mais você abrir no simples e se for o caso alterar a empresa depois (até por que você nem sabe se isso vai ser necessário, eu contei pouco tempo nesse exemplo para calcular a economia e se o salario for esse mesmo você nem deveria aceitar essa vaga…). Resumidamente economicamente vale a pena mesmo que você tenha que abrir outra empresa depois e fechar essa no simples, você só vai ter esse trabalho (na verdade a maioria dele vai ficar com o contador).

drsmachado

É justamente o que eu estou pensando, mesmo por que, a atividade não consiste especificamente em desenvolver ou fazer análise.
Aliás, a função não tem uma denominação formal ainda (ao menos a empresa que me oferta a vaga não informou).

Basicamente, irei pegar o sistema que o desenvolvedor criou e colocá-lo no servidor de testes. Se houver necessidade, irei alterá-lo para rodar neste servidor.
Após o período de testes, faço a transição para o servidor de homologação. Novamente, se houver necessidade, novos ajustes. Se rodar direto, beleza, tá feito o trabalho. De homologação para produção, a mesma coisa.
Não é, necessariamente, análise, tampouco, programação. Manutenção seria o mais próximo.

De qualquer maneira, acho que irei optar pelo simples mesmo, caso seja preciso, mudo depois.

Obrigado a todos, espero que este tópico possa ajudar a quem tiver dúvidas semelhantes.

leoramos

Consultoria em Tecnologia de Informação se enquadra no Simples e tem uma alíquota maravilhosamente baixa.
É o que eu uso… divirta-se hehe
Boa sorte na empreitada, mestre!

Anime

Oi,

Se vai começar, deve começar pelo começo rsrs… :stuck_out_tongue:

Procure ajuda no SEBRAE…http://www.sebrae.com.br/

Boa sorte!

drsmachado

Anime:
Oi,

Se vai começar, deve começar pelo começo rsrs… :stuck_out_tongue:

Procure ajuda no SEBRAE…http://www.sebrae.com.br/

Boa sorte!

Verdade.

Muito bem lembrado.

drsmachado

Obrigado, mais uma vez, a todos que me responderam.
Nesse momento meu impasse é maior, a empresa em que estou acenou com uma possível promoção e um novo pacote de salário, então, pode ser que nem precise abrir a empresa e me mantenha como CLT aqui.

Valeu, vou colocar o tópico como resolvido.

WellingtonRamos

leoramos:
Consultoria em Tecnologia de Informação se enquadra no Simples e tem uma alíquota maravilhosamente baixa.
É o que eu uso… divirta-se hehe
Boa sorte na empreitada, mestre!

Interessante. Não sabia dessa. Até uns anos atras, nem assessoria ou consultoria não se enquadrava.
Dei uma pesquisada rápida e caí aqui: http://www.contabeis.com.br/ler_topico.asp?id=7147

De uma olhada também aqui: http://www.simpi.com.br/
Afinal você será uma pequena empresa. Eles podem te ajudar nisso.

Criado 29 de julho de 2011
Ultima resposta 29 de jul. de 2011
Respostas 12
Participantes 8