[Resolvido] Performance JSF com Bind

Bom dia galera!
Estou trabalhando em uma aplicação com o framework icefaces no Tomcat 5.
O problema é que essa aplicação esta muito lenta, a navegação esta impossível, em testes com o firebug percebi que essa página baixa 1,80MB do Tomcat para ser renderizada.
Fiz uma análise com outras aplicações que desenvolvi no mesmo ambiente com as mesmas ferramentas e a lentidão não acontece, procurando a diferença entre essas aplicações, percebi que o aplicativo lento utiliza a propriedade binding em todos os seus componentes para ligá-los ao bean. Eu estava acostumado a trabalhar com a propriedade value ao invés do binding e nunca enfrentei problemas de performance.
Gostaria de saber da experiência de vocês, o uso do binding realmente afeta a performance consideravelmente ?

Desde já, grato pela atenção!

Não trabalho com icefaces, mas sim com richfaces.
Também temos problema com o tamanho, mas se deve (ao meu entender) ao JSF e sim as bibliotecas de javascript que os frameworks usam para utilizar o Ajax.
Realizamos otimizações tanto no web.xml da aplicação, compactando os javascripts e CSSs que são utilizados e também utilizando o gzip do tomcat.
O tamanho do download da nossa aplicação caiu de 1.13mb para em torno de 300kb, utilizando o Richfaces, não sei como seria com Icefaces…

Valeu ibira !
Vou estudar a respeito desta compactação e ver se resolve.

Para esclarecer, o problema não estava no objetos bindable em sí, e sim em um acesso a banco que era feito no método get de um dos meus muitos objetos.
E isso ajudou a esclarecer minha dúvida que era sobre o desempenho do uso do bind, testei uma página sem, e com, e a diferença foi insignificante.