Boa noite, pessoal.
Estou criando um programa usando o Netbeans e swing com interface gráfica.
Notei que já criei seis classes e estão todas no mesmo package . Como sou novo em java gostaria de saber qual a diferença de eu deixar tudo do jeito que está(todas as classes no mesmo package) e separá-las em pacotes diferentes.
Pergunto isso por causa das boas práticas de programação, é bom o cara ir se acostumando desde o início.
Separar as classes em pacotes permite o reuso, maior organização do projeto o que vai facilitar manutenção e testes. Mas não significa colocar cada classe em um pacote diferente, mas classes de características semelhantes.
Como classes de persistência a banco em um mesmo pacote, classes de interface em outro pacote, regras de negócios em outro, classes de entidades em outro… Fundamentos da Instrução Package
[quote=romarcio]Separar as classes em pacotes permite o reuso, maior organização do projeto o que vai facilitar manutenção e testes. Mas não significa colocar cada classe em um pacote diferente, mas classes de características semelhantes.
Como classes de persistência a banco em um mesmo pacote, classes de interface em outro pacote, regras de negócios em outro, classes de entidades em outro… Fundamentos da Instrução Package[/quote]
Ummm…
Era bem isso que eu queria saber, de fato, tenho algumas classes que tem características semelhantes e outras não, então vou separar por pacotes da forma que você disse, obrigado.
Já que vc tocou em boas práticas, e vc está utilizando o Matisse para criar as telas desktop, tome cuidado com as regras dentro dos botões na mesma classe das telas. O Netbeans induz este tipo de coisa, e é uma das piores práticas. O ideal é vc separar bem as coisas: tela de um lado (e fluxo de telas), regras de negócio de outro (mais precisamente dentro dos objetos). Utilize OO sempre.
Fazer o MVC como o amigo ae de cima disse é uma boa solução, mas em desktop não é trivial a camada “C”. Como está começando, embutir essas regras “dentro dos botões” vai te fazer pegar vários conceitos, mas depois que estiver acostumado, pense melhor nisso, e saiba que mais para frente se alguém mais experiente ver um código assim, não vai pensar boa coisa de vc… :lol: