[RESOLVIDO]Pergunta sobre boa prática de programação

Boa noite, pessoal.
Estou criando um programa usando o Netbeans e swing com interface gráfica.
Notei que já criei seis classes e estão todas no mesmo package . Como sou novo em java gostaria de saber qual a diferença de eu deixar tudo do jeito que está(todas as classes no mesmo package) e separá-las em pacotes diferentes.
Pergunto isso por causa das boas práticas de programação, é bom o cara ir se acostumando desde o início.

Obrigado.

Separar as classes em pacotes permite o reuso, maior organização do projeto o que vai facilitar manutenção e testes. Mas não significa colocar cada classe em um pacote diferente, mas classes de características semelhantes.
Como classes de persistência a banco em um mesmo pacote, classes de interface em outro pacote, regras de negócios em outro, classes de entidades em outro…
Fundamentos da Instrução Package

Procure se basear no padrão MVC (Model, View e Controller).

[quote=romarcio]Separar as classes em pacotes permite o reuso, maior organização do projeto o que vai facilitar manutenção e testes. Mas não significa colocar cada classe em um pacote diferente, mas classes de características semelhantes.
Como classes de persistência a banco em um mesmo pacote, classes de interface em outro pacote, regras de negócios em outro, classes de entidades em outro…
Fundamentos da Instrução Package[/quote]

Ummm…
Era bem isso que eu queria saber, de fato, tenho algumas classes que tem características semelhantes e outras não, então vou separar por pacotes da forma que você disse, obrigado.

Já que vc tocou em boas práticas, e vc está utilizando o Matisse para criar as telas desktop, tome cuidado com as regras dentro dos botões na mesma classe das telas. O Netbeans induz este tipo de coisa, e é uma das piores práticas. O ideal é vc separar bem as coisas: tela de um lado (e fluxo de telas), regras de negócio de outro (mais precisamente dentro dos objetos). Utilize OO sempre.

Fazer o MVC como o amigo ae de cima disse é uma boa solução, mas em desktop não é trivial a camada “C”. Como está começando, embutir essas regras “dentro dos botões” vai te fazer pegar vários conceitos, mas depois que estiver acostumado, pense melhor nisso, e saiba que mais para frente se alguém mais experiente ver um código assim, não vai pensar boa coisa de vc… :lol:

att
jopss