[RESOLVIDO]Persistência no braço x JPA + hibernate

Ola.

No curso estou trabalhando fazendo toda a persistência no braço, lendo o forum vejo o pessoal falando de JPA + Hibernate, gostaria de saber se nas empresas é o que utilizam hoje em dia para a parte de persistência, assim começo a estudar a mesma em paralelo, ja que não aprenderei isto no curso.

normalmente usa-se jpa / hibernate nas empresas sim… mas você precisa aprender ao menos o básico de banco e de jdbc antes de ir pra algum framework orm…

Não só no que tange a persistencia, mas sempre é recomendado trabalhar com o nível de abstração mais baixo (no caso da persistencia, JDBC) para posteriormente, pautado no embasamento previamente adquirido, poder trabalhar com algum framework (JPA), pois uma hora ou outra voce vai precisar fazer as coisas na mão.

maior_abandonado, cleciusjm, muito obrigado pela atenção, em relação ao conhecimento ( obviamente não tenho xp profissional ) mas ja estou no final do 2 modulo de BD ( o ultimo ) e me viro muito bem com sql, irei estudar JPA em paralelo então, e implementar se possível no projeto de final de curso.

Abraços e bom dia a todos.

Lhe recomendo implementar um projeto inteiro com JDBC para que voce tenha um parametro de comparação para determinar os ganhos reais oferecidos pelo framework.

Quanto a mercado do trabalho, depende, normalmente usa-se JPA porém há casos onde o JDBC faz-se presente.

cleciusjm, é uma ótima ideia, já possuo alguns aplicativos que desenvolvi com JDBC, um deles é um aplicativo de controle para bibliotecas com empréstimos reservas e tudo mais em JDBC que me proporcionou um enorme conhecimento em SQL, “migrarei” o mesmo para fazer esta comparação.

Na minha pós, começaram a ensinar JDBC antes de JPA e teve muita gente que ficou brava. Mas o JPA é feito para abstrair o JDBC e com isso explico pro pessoal tudo ficou tranquilo.

Já trabalhei em empresa que na mesma aplicação tinha JDBC e JPA, em outras apenas JDBC e em outras apenas JPA.

Isso varia muito do tempo que o software tem e de quem está construindo. Já ouvi pessoas da velha guarda falar que preferem fazer tudo no JDBC mas nunca estudaram JPA.

Hebert Coelho, obrigado pela contribuição, como você mesmo citou também

e que JDBC é anos “luz mais rápido que JPA”, palavras de um amigo que já desenvolve a algum tempo.

Mas nada que alguns dias de pesquisas e estudos não me proporcionem um grande conhecimento para formar uma opinião também e quem sabe em contrapartida expor uma réplica a este amigo.

[quote=Malister]Hebert Coelho, obrigado pela contribuição, como você mesmo citou também

e que JDBC é anos “luz mais rápido que JPA”, palavras de um amigo que já desenvolve a algum tempo.

Mas nada que alguns dias de pesquisas e estudos não me proporcionem um grande conhecimento para formar uma opinião também e quem sabe em contrapartida expor uma réplica a este amigo.[/quote]

A velha história do X é mais rápido que Y, se formos considerar este argumento como válido voltaremos a desenvolver em ASM, para que possamos otimizar ao máximo cada algorítimo.

Atualmente, com o poder computacional que temos disponível, e com o custo do sistema sendo um reflexo do tempo gasto no desenvolvimento deste, chegamos a conclusão que produtividade é a chave, sacrificamos um pouco de desempenho para termos produtividade, sempre foi assim, dês da invenção dos compiladores. Então o fato do JDBC ser mais rápido que o JPA é um mero detalhe se formos considerar os ganhos em produtividade, manutebilidade e padronização ofertados pelo JPA.