[EDITADO]Eu queria saber se consigo fazer uma pesquisa no bd usando soh parte do nome da pesquisa;
Explicando melhor:
Por exemplo: se eu tenho no bd uma lista com nomes, mas soh quero os que tiverem “João” no nome.
tem como fazer isso?
Um exemplo melhor:
Digamos que eu tenho uma tabela “Clientes” onde vou armazenar os dados do msm. Digamos tbm que eu precisasse pesquisar todos os meus cliente. Bem…nesse caso eu usaria SELECT * FROM cliente WHERE cli_nome ="parametro da pesquisa"
Ok…mas nesse caso essa pesquisa iria retornar todos os dados que fossem igual ao parametro da pesquisa.
Bem…se eu quiser pesquisar por “A”, por exemplo, e vim todos os dados que comecem com “A” na tabela…teria como fazer isso?
E se sim, como?
Sim.
Aliás, corrija o título do tópico, como você mesmo disse, está óbvio demais.
Corrija também tua pergunta, pois, se você só quer saber como é possível, está respondido.
E, com uma busca mais refinada no google, você encontra muitas opções de respostas.
Coloca um pseudo código do que você quer. O que você postou aí tá bem difícil de entender.[/quote]
Ele quer aquela pesquisa com os coringas, saca? %%%%
Coloca um pseudo código do que você quer. O que você postou aí tá bem difícil de entender.[/quote]
Ele quer aquela pesquisa com os coringas, saca? %%%%[/quote]Pois é rapaz… Tá tenso hoje! tsc
No SQL ANSI, há dois coringas, o % e o _
O % substitui quaisquer caracteres até ou a partir do que está especificado:
’%ABC’ Buscará tudo o que contém ABC em seu final.
‘ABC%’ buscará tudo o que contém ABC no início.
’%ABC%’ busca tudo o que contém ABC, independente da posição.
Já o _ substitui apenas um caractere:
‘A’ Busca tudo o que contém qualquer caractere seguido de A.
'A’ busca tudo o que começa com A e tem qualquer caractere.
[quote=drsmachado]Sim.
Aliás, corrija o título do tópico, como você mesmo disse, está óbvio demais.
Corrija também tua pergunta, pois, se você só quer saber como é possível, está respondido.
E, com uma busca mais refinada no google, você encontra muitas opções de respostas.[/quote]
Além de pedante e desagradável, parece que não sabes ler, drsmachado:
"teria como fazer isso?
E se sim, como?"
Tsc, tsc, tsc.