Boa tarde galera, tenho um tela que contem 3 radio buttons “Cliente’,‘Fornecedor’,'Ambos”, vinculados a um grupo Button chamado “Classificação”, então tenho que criar um método que verifica se algum desses radio buttons foram selecionados, caso nenhum deles tenha sido selecionado lançar uma mensagem do tipo JOptionPane.showMessageDialog(null, “Selecione uma classificação”); então como eu faço essa verificação dentro deste método???
[RESOLVIDO] Poblemas na verificação de Campo CPF
5 Respostas
Cara existem 2 opções:
1 = Nas propriedades Seta um deles como Selected;
2 = Ou fazer a verificação usando IF - Else

Ok, essa primeira parte eu ja tinha resolvido, mas agora to com um outro problema aqui, tenho outra conjunto de rádio button chamado "Pessoa Física’ e ’ “Pessoa Jurídica”, onde se o cara selecionar o Radio Button Pessoa Física , aparece um TextField CPF, e se ele selecionar o Radio Button “Pessoa Jurídica”, aparece o TextField CNPJ, ai eu tenho um método aqui que verifica se qual radio foi selecionada, se for Pessoa Física, ele tinha que verificar se o campo CPF está em branco, mas essa verificação não está ocorrendo, será por que??
Vo postar o método… vlw
private boolean verificarCampos()
{
if(this.ra_fisica.isSelected())
{
boolean result = true;
if(tf_cpf.getText().equals(""))
{
JOptionPane.showMessageDialog(null, "O campo CPF esta em Branco");
result = false;
}
return result;
}
return true;
}
Qual verificação não esta ocorrendo?
A selecao do Radio Button, ou verificação do campo em branco?
Vc esta usando mascara nesse campo?
Ai cara resolvi, o problema era por que o Campo CPF está com a mascara, ai nunca que ia constar que ele era vazio, era simplesmente remover a mascara e fazer a verificação, valew pela ajuda!! T++++
Hehehe… blza