[RESOLVIDO] Por que pedir email em comentários de blog?

24 respostas
gqferreira

Bom dia pessoal, tudo bem?

Então, recentemente coloquei o meu site/blog no ar e agora bateu uma dúvida: Coloquei no formulário de comentário do blog o campo E-Mail.
A maioria dos blogs pedem esse campo como campo obrigatório e por impulso acabei colocando no meu. A dúvida é: Para que serve? Em que momento poderia ser útil?

Obrigado pela atenção,
Gustavo Ferreira.

24 Respostas

Ruttmann

Olha, eu vejo como um meio de manter um meio de contato e identificação com quem comentou. Mas, não funciona muito bem.

Já vi blogs que enviam um email pra você, pra garantir que somente emails válidos façam comentários nos posts…

Mas é meio sem utilidade também…

:roll:

gqferreira

Ruttmann:

Já vi blogs que enviam um email pra você, pra garantir que somente emails válidos façam comentários nos posts…

Hum… não tinha pensado por esse lado, pode ser mesmo um meio de combater span…

Rodrigo_Sasaki

O meu blog filtra spam por email, se eu recebo um comentário e o marco com spam, o próximo comentário com aquele email já nem aparece pra mim (eu acho ^^ não me lembro muito bem).

Ruttmann

gqferreira:
Ruttmann:

Sim, é um meio mas pessoalmente acho muito chato…

Um comentário em blog tem que ser uma coisa rápido, sem muito mimimi…

Maneiras mais interessantes de combater o spam sem obrigar os usuários a ter que acessar seus emails pra desbloquear o comentário seriam:

Criar um sistema de contas, onde o usuário se loga e faz os comentários na boa. Só vai demandar uma única verificação de email, no ato do cadastro.

Ou moderar o negócio, e liberar os comentários após prévia análise…

Hebert_Coelho

Rodrigo Sasaki:
O meu blog filtra spam por email, se eu recebo um comentário e o marco com spam, o próximo comentário com aquele email já nem aparece pra mim (eu acho ^^ não me lembro muito bem).
+1

Mas se tiver te incomodando, tira uai.

So te aviso uma coisa, quando teu blog começar a aparecer no google e seu comentário estiver sem email tu vai receber muuuuuuuuuuuuuuuito span! =D

gqferreira

Ruttmann:
gqferreira:
Ruttmann:

Maneiras mais interessantes de combater o spam sem obrigar os usuários a ter que acessar seus emails pra desbloquear o comentário seriam:

Criar um sistema de contas, onde o usuário se loga e faz os comentários na boa. Só vai demandar uma única verificação de email, no ato do cadastro.

O problema de se cadastrar no site para poder comentar é que ninguém vai querer… vi uma vez um estudo que falava que essa técnica desanima e praticamente expulsa a maioria das pessoas que gostaria de comentar. Eu mesmo fujo de sites que pedem cadastro pra comentar, não comento.

Não tinha pensado na questão do span ainda, mas pensando agora, acho melhor um reCaptcha.

Ruttmann

gqferreira:
Ruttmann:
gqferreira:
Ruttmann:

O problema de se cadastrar no site para poder comentar é que ninguém vai querer… vi uma vez um estudo que falava que essa técnica desanima e praticamente expulsa a maioria das pessoas que gostaria de comentar. Eu mesmo fujo de sites que pedem cadastro pra comentar, não comento.

Não tinha pensado na questão do span ainda, mas pensando agora, acho melhor um reCaptcha.

Realmente, para um blog casual não compensa adotar o registro de users…

Agora, se é um blog que existe há um certo tempo, que enfrenta problemas com spammers, acho válido adotar o sistema. Pode ser um cadastro rapidinho, só email, username e senha. Se o blog já tem um público cativo, certamente este pessoal vai se cadastrar pra continuar acompanhando.

Já vi blog, principalmente de jornais regionais, que pedem que você informe até CPF e RG. Depois ficam ligando te enchendo o saco pra fazer uma assinatura com eles…

:lol:

gqferreira

[quote=Ruttmann]

gqferreira:
Ruttmann:
gqferreira:
Ruttmann:

Já vi blog, principalmente de jornais regionais, que pedem que você informe até CPF e RG. Depois ficam ligando te enchendo o saco pra fazer uma assinatura com eles…

:shock: Vish…ai eh osso… CPF só informo pessoalmente mesmo, nem por telefone nem internet… HAUeAEUhaueh…
O meu tem como eu moderar, acho que vou tirar o E-Mail e colocar um reCaptcha. Pedir email também espanta, eu mesmo tenho uma conta de e-mail só pra colocar em blogs que pedem… nunca abro esse email, é desconfortável colocar seu email pessoal nesses sites pois sempre bate a desconfiança de que irão usar para enviar span. Como meu site tem como a pessoa se inscrever para receber as newsletter, acho desnecessário forçar o usuário a informar seu email para comentar.

reCaptcha na veia!!! Let’s go!

Ruttmann

Verdade, tinha esquecido do famoso captcha.

É bem útil nessa situação, também não gosto desses sites que ficam retendo emails…

Hebert_Coelho

Ruttmann:

É bem útil nessa situação, também não gosto desses sites que ficam retendo emails…

prometo que o uaiHebert não manda spam. :lol: :lol: :lol:

d34d_d3v1l

Hebert Coelho:
Ruttmann:

Só vende lista de email com 120kk né ?
auhsdhuad

brincadeira!

Ruttmann

d34d_d3v1l:
Hebert Coelho:
Ruttmann:

auhsdhuad

brincadeira!

Cara, o mais triste é saber que geralmente quem tem acesso a esses dados que os blogs juntam nem são os donos dos mesmos. São os donos da infraestrutura na qual o portal está hospedado que vendem essas listas de emails…

Em uma empresa que trabalhei até metade desse ano passamos por um problema assim. Tinha cliente de email e site hospedados na LocaWeb. Do nada todos os emails dos colaboradores da empresa e dos clientes(enviávamos mailling de ofertas) começaram a receber vários spams chatos.

A LocaWeb vendeu toda a nossa lista de emails, levando em conta que tinha bastante gente pois a empresa é uma distribuidora que atende todo o sul e parte do sudeste brasileiro…

gqferreira

Ruttmann:
d34d_d3v1l:
Hebert Coelho:
Ruttmann:

auhsdhuad

brincadeira!

Cara, o mais triste é saber que geralmente quem tem acesso a esses dados que os blogs juntam nem são os donos dos mesmos. São os donos da infraestrutura na qual o portal está hospedado que vendem essas listas de emails…

Em uma empresa que trabalhei até metade desse ano passamos por um problema assim. Tinha cliente de email e site hospedados na LocaWeb. Do nada todos os emails dos colaboradores da empresa e dos clientes(enviávamos mailling de ofertas) começaram a receber vários spams chatos.

A LocaWeb vendeu toda a nossa lista de emails, levando em conta que tinha bastante gente pois a empresa é uma distribuidora que atende todo o sul e parte do sudeste brasileiro…

Eita, não sabia que isso acontecia, isso é grave :?

Ruttmann

gqferreira:
Ruttmann:
d34d_d3v1l:
Hebert Coelho:
Ruttmann:

auhsdhuad

brincadeira!

Pois é cara, e é assim que funciona mesmo…

Não quero acusar os caras sem provas, mas esse caso deu o maior do rolo nesta empresa em que eu trabalhava, e muitos clientes acabaram ressentidos achando que era a empresa que vendeu os emails deles…

Espero que ninguém me fale agora que estou dizendo bobagens, pois bem como a LW faz isso, outras empresas do ramo fazem pior!

Hoje em dia é fácil de mais ir num camelô e comprar um DVD com milhares de emails e dados pessoais dos consumidores brasileiros, ninguém está seguro hoje em dia e tudo vaza…

:?

gqferreira

Ruttmann:
gqferreira:
Ruttmann:
d34d_d3v1l:
Hebert Coelho:
Ruttmann:

auhsdhuad

brincadeira!

Pois é cara, e é assim que funciona mesmo…

Não quero acusar os caras sem provas, mas esse caso deu o maior do rolo nesta empresa em que eu trabalhava, e muitos clientes acabaram ressentidos achando que era a empresa que vendeu os emails deles…

Espero que ninguém me fale agora que estou dizendo bobagens, pois bem como a LW faz isso, outras empresas do ramo fazem pior!

Hoje em dia é fácil de mais ir num camelô e comprar um DVD com milhares de emails e dados pessoais dos consumidores brasileiros, ninguém está seguro hoje em dia e tudo vaza…

:?

Nossa, agora é que vou trocar o email pelo recaptcha mesmo…

K

Eu uso esse email aqui e não recebo nenhum spam

http://www.abcdefghijklmnopqrstuvwxyzabcdefghijklmnopqrstuvwxyzabcdefghijk.com/

:stuck_out_tongue:

diogozero

Uma coisa que pode ser vantagem é caso o usuário use Gravatar, que você pode colocar a imagem dele no comentário bastando apenas ter o email dele :stuck_out_tongue:

gqferreira

Muito bacana esse Gravatar, não conhecia não… fiz o meu lá ^^
Vou ver se implemento ele ou o reCapatcha, como estou com pouco tempo, o que for mais rápido será prioridade.

E continuando, dei uma pesquisa e na primeira pagina no Google achei isso:
http://unircompras.com.br/produto/28/lista+de+email+80+milhoes+email+marketing+(optin)+de+39090+por+13790+em+ate+12+x+nos+cartoes+ou+a+vista+no+boleto+e+transferencia.html

[Editado por gqferreira]

gqferreira

Pronto, deu um pouquinho de trabalho mas implementei já o reCaptcha.
Bom… acho que posso considerar o post como resolvido já que deu pra esclarecer bem a questão de e-mail e span. Vou marca-lo como [RESOLVIDO]

Obrigado a todos que participaram.

D

Quando preciso me cadastrar em algum site que precisa de confirmação de email eu crio um no www.10minutemail.com, ele cria uma caixa de email temporária pra você só por entrar no site, e ela fica válida por 10 minutos.

D

Senhor Gustavo,

Pedimos que o senhor retire o comentário e o nosso link deste fórum, pois o senhor postou de forma equivocada, enviamos um e-mail para o senhor. E, desde já, queremos denotar que e-mail opt-in são e-mails onde a pessoa autoriza receber e-mails de terceiros. Favor retirar nosso Link deste fórum.

Entramos em contato pelo seu site http://gqferreira.com.br/.

Não é nenhum pouco legal denunciar empresas quando as mesmas não estão fazendo nada errado, por isso, peço ao senhor gentilmente retirar este comentário onde cita a nossa empresa.

Se o senhor faz parte da concorrência e está tentando denegrir nossa imagem, saiba que está agindo errado.

No mais, estamos prontos para esclarecer quaisquer dúvidas e estamos sendo o máximo gentis.

Agradeço.

gqferreira

dfsnetwork:
Senhor Gustavo,

Pedimos que o senhor retire o comentário e o nosso link deste fórum, pois o senhor postou de forma equivocada, enviamos um e-mail para o senhor. E, desde já, queremos denotar que e-mail opt-in são e-mails onde a pessoa autoriza receber e-mails de terceiros. Favor retirar nosso Link deste fórum.

Entramos em contato pelo seu site http://gqferreira.com.br/.

Não é nenhum pouco legal denunciar empresas quando as mesmas não estão fazendo nada errado, por isso, peço ao senhor gentilmente retirar este comentário onde cita a nossa empresa.

Se o senhor faz parte da concorrência e está tentando denegrir nossa imagem, saiba que está agindo errado.

No mais, estamos prontos para esclarecer quaisquer dúvidas e estamos sendo o máximo gentis.

Agradeço.

Boa noite (qual é o seu nome?), tudo bem?

Primeiramente você deve perceber que está num fórum sobre Java onde nesse post foi discutido a situação do SPAM por e-mails. Como você deve ter percebido, não foi só a sua empresa que foi citada nos comentários e ninguém acusou o seu negócio ou ameaçou denuncia-lo, até porque você não é o único que faz esse tipo de trabalho com e-mails.

Há um momento sim que pergunto se é possível denunciar esse TIPO de ação, mas num sentido amplo (independente se a sua empresa se enquadra ou não)pois há vários cambalachos na internet a respeito de e-mails que são claramente feitos por spammers e muitos (como eu) deve ser curioso pra saber como se defender.

Você alega que os e-mails seus são opt-in de pessoas autorizadas a receber e-mails de terceiros. Eu desconheço esse argumento de “e-mails de terceiros” mas tudo bem, se o usuário concordar com um contrato, tudo vale.

Agora eu vou fazer um marketing gratuíto pra você, retirado do seu próprio site:

“Qual a origem dos e-mails destas listas? -
O nosso banco de dados é formado por meio de campanhas Opt-in, pesquisas em redes sociais, compra de Base de dados de empresas especializadas em cadastros. Assim conseguimos formar um banco de dados limpo, atualizado e autorizado a receber as suas campanhas de email marketing e cadastros autorizados de Compras Coletivas.”

Agora eu tenho uma dúvida, vamos imaginar o seguinte: Eu me cadastro em um site ‘X’ autorizando o recebimento de e-mails. Essa empresa vai e vende o meu e-mail pra você. Você vende abertamente na internet e o “João” compra meu e-mail. Você acha que eu teria interesse em receber e-mails do “João” que eu nem sei quem é?

Se você acha que tudo foi um equívoco, se defenda, esse espaço serve para isso… eu apenas pesquisei na internet e o primeiro link que achei coloquei no post a título de exemplo.

Agora me diga, como posso ter recebido esse e-mail agora pouco?:

“Seu e-mail de contato foi recebido pelo Unir Compras- Seu site de compras coletivas. Informamos que estamos com acúmulo de e-mails em nossa caixa de entrada devido às promoções recentes de nossos parceiros de muito sucesso. Responderemos Logo. Obrigado!
Equipe Unir Compras - Compras Coletivas”

Como eu enviei o meu e-mail (contato) pra você se na época que acessei seu site, eu nem naveguei por ele, apenas vi do que se tratava e copiei a url. Como isso aconteceu?

E respondendo a sua pergunta, não, eu não sou seu corrente, longe disso, apenas trabalho com TI.

Se você discorda, então esclareça abaixo, vai ser uma boa forma de explicar o que você faz para muita gente, afinal, quem não deve não teme.

“Se o senhor faz parte da concorrência e está tentando denegrir nossa imagem, saiba que está agindo errado.”
Pior que cair na areia movediça é tentar praticar um polichinelo nela.

D

Nossa lista de emails é formada por pessoas que entram em nosso site se cadastram para receber ofertas com descontos impressionantes de nós e nossos parceiros.

Quando o senhor diz: “Agora me diga, como posso ter recebido esse e-mail agora pouco?” você recebeu um e-mail resposta de nosso servidor porque quando nós tentamos entrar em contato com o senhor pelo seu site gqferreira.com.br o seu e-mail envia uma Resposta Automática, assim você nos respondeu, quando você nos responde o nosso servidor também envia uma resposta automática.

Vamos esclarecer, nossa lista é de pessoas que aceitaram receber ofertas, assinaram virtualmente, com isso, as mesmas podem cancelar o envio destes ofertas apenas clicando num link de exclusão no final da página.

repreendemos práticas onde as pessoas não colocam a opção de sair da lista.

Muito obrigado por seu marketing, pedimos sua ajuda, trabalhamos com o google, facebook e yahoo, anunciamos nestes mecanismos produtos tais como celulares, notebook, tablets, acessem https://www.unircompras.com.br , e sempre identificamos que estas formas de anúncio são muito caras, por isso queremos proporcionar um meio de divulgação mais barato que é o e-mail marketing, fazendo com que as empresas tenha muito mais resultados por muito menos.

Saiba que para nós vendermos 10 celulares por dia gastamos com google , facebook ou outros aproximadamente R$300 (por dia), quando trabalhamos com e-mail marketing atingimos um grande publico fazemos as mesmas vendas por R$10 (por dia).

Então, fica a dica para você empreendedor virtual que deseja ter lucros, mas sem engordar o bolso de empresas como google, facebook. Trabalhe com e-mail marketing.

Estamos disponíveis para esclarecimentos.

Espero que todos entendam, que nosso objetivo é crescer e proporcionar crescimento a todos que desejarem, inclusive você leitor.

Quando nós vemos na televisão uma propaganda após o jornal não reclamamos porque é bom para o cliente, pois a concorrência diminui o preço. Do mesmo modo é o e-mail marketing, as empresas enviam e-mail (divulgação mais barata) e o cliente é quem ganha com isso com descontos incríveis.

Um exemplo, nós vendemos um celular por R$169,90 quando anunciamos no facebook e quando este mesmo celular é anunciado por meio do E-mail marketing ele sai para o cliente a R$129,90.

Agindo contra o e-mail marketing estamos dando um tiro no próprio pé do consumidor, pois quem ganha é o consumidor. E nós respeitamos muito o consumidor.

gqferreira

Tudo bem, eu concordo em editar a postagem, mas me explica como conseguiu meu e-mail pessoal e porque postou o número do meu celular num comentário que fiz no Tecmundo (via Facebook).

Criado 10 de dezembro de 2012
Ultima resposta 22 de jan. de 2013
Respostas 24
Participantes 9