[RESOLVIDO] Por que pedir email em comentários de blog?

Bom dia pessoal, tudo bem?

Então, recentemente coloquei o meu site/blog no ar e agora bateu uma dúvida: Coloquei no formulário de comentário do blog o campo E-Mail.
A maioria dos blogs pedem esse campo como campo obrigatório e por impulso acabei colocando no meu. A dúvida é: Para que serve? Em que momento poderia ser útil?

Obrigado pela atenção,
Gustavo Ferreira.

Olha, eu vejo como um meio de manter um meio de contato e identificação com quem comentou. Mas, não funciona muito bem.

Já vi blogs que enviam um email pra você, pra garantir que somente emails válidos façam comentários nos posts…

Mas é meio sem utilidade também…

:roll:

[quote=Ruttmann]
Já vi blogs que enviam um email pra você, pra garantir que somente emails válidos façam comentários nos posts…
:roll: [/quote]

Hum… não tinha pensado por esse lado, pode ser mesmo um meio de combater span…

O meu blog filtra spam por email, se eu recebo um comentário e o marco com spam, o próximo comentário com aquele email já nem aparece pra mim (eu acho ^^ não me lembro muito bem).

[quote=gqferreira][quote=Ruttmann]

Hum… não tinha pensado por esse lado, pode ser mesmo um meio de combater span…[/quote]

Sim, é um meio mas pessoalmente acho muito chato…

Um comentário em blog tem que ser uma coisa rápido, sem muito mimimi…

Maneiras mais interessantes de combater o spam sem obrigar os usuários a ter que acessar seus emails pra desbloquear o comentário seriam:

Criar um sistema de contas, onde o usuário se loga e faz os comentários na boa. Só vai demandar uma única verificação de email, no ato do cadastro.

Ou moderar o negócio, e liberar os comentários após prévia análise…

[quote=Rodrigo Sasaki]O meu blog filtra spam por email, se eu recebo um comentário e o marco com spam, o próximo comentário com aquele email já nem aparece pra mim (eu acho ^^ não me lembro muito bem).[/quote]+1

Mas se tiver te incomodando, tira uai.

So te aviso uma coisa, quando teu blog começar a aparecer no google e seu comentário estiver sem email tu vai receber muuuuuuuuuuuuuuuito span! =D

[quote=Ruttmann][quote=gqferreira][quote=Ruttmann]

Hum… não tinha pensado por esse lado, pode ser mesmo um meio de combater span…[/quote]

Maneiras mais interessantes de combater o spam sem obrigar os usuários a ter que acessar seus emails pra desbloquear o comentário seriam:

Criar um sistema de contas, onde o usuário se loga e faz os comentários na boa. Só vai demandar uma única verificação de email, no ato do cadastro.

O problema de se cadastrar no site para poder comentar é que ninguém vai querer… vi uma vez um estudo que falava que essa técnica desanima e praticamente expulsa a maioria das pessoas que gostaria de comentar. Eu mesmo fujo de sites que pedem cadastro pra comentar, não comento.

Não tinha pensado na questão do span ainda, mas pensando agora, acho melhor um reCaptcha.

[quote=gqferreira][quote=Ruttmann][quote=gqferreira][quote=Ruttmann]

O problema de se cadastrar no site para poder comentar é que ninguém vai querer… vi uma vez um estudo que falava que essa técnica desanima e praticamente expulsa a maioria das pessoas que gostaria de comentar. Eu mesmo fujo de sites que pedem cadastro pra comentar, não comento.

Não tinha pensado na questão do span ainda, mas pensando agora, acho melhor um reCaptcha.[/quote]

Realmente, para um blog casual não compensa adotar o registro de users…

Agora, se é um blog que existe há um certo tempo, que enfrenta problemas com spammers, acho válido adotar o sistema. Pode ser um cadastro rapidinho, só email, username e senha. Se o blog já tem um público cativo, certamente este pessoal vai se cadastrar pra continuar acompanhando.

Já vi blog, principalmente de jornais regionais, que pedem que você informe até CPF e RG. Depois ficam ligando te enchendo o saco pra fazer uma assinatura com eles…

:lol:

[quote=Ruttmann][quote=gqferreira][quote=Ruttmann][quote=gqferreira][quote=Ruttmann]

Já vi blog, principalmente de jornais regionais, que pedem que você informe até CPF e RG. Depois ficam ligando te enchendo o saco pra fazer uma assinatura com eles…

:lol: [/quote]
:shock: Vish…ai eh osso… CPF só informo pessoalmente mesmo, nem por telefone nem internet… HAUeAEUhaueh…
O meu tem como eu moderar, acho que vou tirar o E-Mail e colocar um reCaptcha. Pedir email também espanta, eu mesmo tenho uma conta de e-mail só pra colocar em blogs que pedem… nunca abro esse email, é desconfortável colocar seu email pessoal nesses sites pois sempre bate a desconfiança de que irão usar para enviar span. Como meu site tem como a pessoa se inscrever para receber as newsletter, acho desnecessário forçar o usuário a informar seu email para comentar.

reCaptcha na veia!!! Let’s go!

Verdade, tinha esquecido do famoso captcha.

É bem útil nessa situação, também não gosto desses sites que ficam retendo emails…

[quote=Ruttmann]Verdade, tinha esquecido do famoso captcha.

É bem útil nessa situação, também não gosto desses sites que ficam retendo emails…[/quote]prometo que o uaiHebert não manda spam. :lol: :lol: :lol:

[quote=Hebert Coelho][quote=Ruttmann]Verdade, tinha esquecido do famoso captcha.

É bem útil nessa situação, também não gosto desses sites que ficam retendo emails…[/quote]prometo que o uaiHebert não manda spam. :lol: :lol: :lol: [/quote]

Só vende lista de email com 120kk né ?
auhsdhuad

brincadeira!

[quote=d34d_d3v1l][quote=Hebert Coelho][quote=Ruttmann]Verdade, tinha esquecido do famoso captcha.

É bem útil nessa situação, também não gosto desses sites que ficam retendo emails…[/quote]prometo que o uaiHebert não manda spam. :lol: :lol: :lol: [/quote]

auhsdhuad

brincadeira![/quote]

Cara, o mais triste é saber que geralmente quem tem acesso a esses dados que os blogs juntam nem são os donos dos mesmos. São os donos da infraestrutura na qual o portal está hospedado que vendem essas listas de emails…

Em uma empresa que trabalhei até metade desse ano passamos por um problema assim. Tinha cliente de email e site hospedados na LocaWeb. Do nada todos os emails dos colaboradores da empresa e dos clientes(enviávamos mailling de ofertas) começaram a receber vários spams chatos.

A LocaWeb vendeu toda a nossa lista de emails, levando em conta que tinha bastante gente pois a empresa é uma distribuidora que atende todo o sul e parte do sudeste brasileiro…

[quote=Ruttmann][quote=d34d_d3v1l][quote=Hebert Coelho][quote=Ruttmann]Verdade, tinha esquecido do famoso captcha.

auhsdhuad

brincadeira![/quote]

Cara, o mais triste é saber que geralmente quem tem acesso a esses dados que os blogs juntam nem são os donos dos mesmos. São os donos da infraestrutura na qual o portal está hospedado que vendem essas listas de emails…

Em uma empresa que trabalhei até metade desse ano passamos por um problema assim. Tinha cliente de email e site hospedados na LocaWeb. Do nada todos os emails dos colaboradores da empresa e dos clientes(enviávamos mailling de ofertas) começaram a receber vários spams chatos.

A LocaWeb vendeu toda a nossa lista de emails, levando em conta que tinha bastante gente pois a empresa é uma distribuidora que atende todo o sul e parte do sudeste brasileiro…

Eita, não sabia que isso acontecia, isso é grave :?

[quote=gqferreira][quote=Ruttmann][quote=d34d_d3v1l][quote=Hebert Coelho][quote=Ruttmann]Verdade, tinha esquecido do famoso captcha.

auhsdhuad

brincadeira![/quote]

Eita, não sabia que isso acontecia, isso é grave :? [/quote]

Pois é cara, e é assim que funciona mesmo…

Não quero acusar os caras sem provas, mas esse caso deu o maior do rolo nesta empresa em que eu trabalhava, e muitos clientes acabaram ressentidos achando que era a empresa que vendeu os emails deles…

Espero que ninguém me fale agora que estou dizendo bobagens, pois bem como a LW faz isso, outras empresas do ramo fazem pior!

Hoje em dia é fácil de mais ir num camelô e comprar um DVD com milhares de emails e dados pessoais dos consumidores brasileiros, ninguém está seguro hoje em dia e tudo vaza…

:?

[quote=Ruttmann][quote=gqferreira][quote=Ruttmann][quote=d34d_d3v1l][quote=Hebert Coelho][quote=Ruttmann]Verdade, tinha esquecido do famoso captcha.

auhsdhuad

brincadeira![/quote]

Eita, não sabia que isso acontecia, isso é grave :? [/quote]

Pois é cara, e é assim que funciona mesmo…

Não quero acusar os caras sem provas, mas esse caso deu o maior do rolo nesta empresa em que eu trabalhava, e muitos clientes acabaram ressentidos achando que era a empresa que vendeu os emails deles…

Espero que ninguém me fale agora que estou dizendo bobagens, pois bem como a LW faz isso, outras empresas do ramo fazem pior!

Hoje em dia é fácil de mais ir num camelô e comprar um DVD com milhares de emails e dados pessoais dos consumidores brasileiros, ninguém está seguro hoje em dia e tudo vaza…

:? [/quote]

Nossa, agora é que vou trocar o email pelo recaptcha mesmo…

Eu uso esse email aqui e não recebo nenhum spam

http://www.abcdefghijklmnopqrstuvwxyzabcdefghijklmnopqrstuvwxyzabcdefghijk.com/

:stuck_out_tongue:

Uma coisa que pode ser vantagem é caso o usuário use Gravatar, que você pode colocar a imagem dele no comentário bastando apenas ter o email dele :stuck_out_tongue:

Muito bacana esse Gravatar, não conhecia não… fiz o meu lá ^^
Vou ver se implemento ele ou o reCapatcha, como estou com pouco tempo, o que for mais rápido será prioridade.

E continuando, dei uma pesquisa e na primeira pagina no Google achei isso:
http://unircompras.com.br/produto/28/lista+de+email+80+milhoes+email+marketing+(optin)+de+39090+por+13790+em+ate+12+x+nos+cartoes+ou+a+vista+no+boleto+e+transferencia.html

[Editado por gqferreira]

Pronto, deu um pouquinho de trabalho mas implementei já o reCaptcha.
Bom… acho que posso considerar o post como resolvido já que deu pra esclarecer bem a questão de e-mail e span. Vou marca-lo como [RESOLVIDO]

Obrigado a todos que participaram.