[RESOLVIDO] Problema com a classe HttpServletResponse

Olá pessoal, Estou precisando de uma luz.
Utilizo no meu projeto: Maven, Spring e JSF.
Bom, meu problema é o seguinte:

Preciso da classe HttpServletResponse para exibir um pdf ao usuário de minha aplicação.
A classe HttpServletResponse está contida no package: javax.servlet.http.

O problema é que a biblioteca jstl.jar, utilizada no meu projeto, que fornece o package javax.servlet, não fornece o package javax.servlet.http.

Percebi que a biblioteca servlet-ap.jar, fornece este package.
Porém, esta biblioteca não funciona na minha arquitetura.
Se eu substituir a “jstl.jar” por “servlet-api.jar”, o servidor não carrega nenhuma página. O mesmo ocorre se eu manter as duas bibliotecas.
Se eu adiciono “servlet-api.jar” como um jar externo, a aplicação funciona, mas ao tentar capturar o servlet com facesContext.getExternalContext().getResponse(), é gerado um NullPointerException, O que já era esperado com esta gambiarra.

Gostaria de saber como posso resolver este problema. Preciso de uma soluçao para este problema com JSTL e HttpServletResponse,
ou entao de outra alternativa para mostrar um pdf para o usuário.

Agradeço muito a quem puder ajudar.
Kaio Cesar

A servlet-ap.jar normalmente vem fornecido dentro do web container utilizado.
Qual ide vc ta usando e qual container?

Qual versão do servlet-api você está usando? E qual servidor de aplicação?

Estou utilizando o Eclipse e o tomcat 7, o “servlet-api” é um “.jar” do tomcat 7.
Acabei de fazer um teste, não declarei a dependência do servlet-api no maven. Coloquei o “.jar” “na mão” e funcionou, estou conseguindo capturar a instancia de HttpServletResponse facesContext.getExternalContext().getResponse(), não está me retornando null, como citei na primeira mensagem.

Porém continuo com o problema, já que esta prática de por o “.jar” “na mão” só me serve como teste, tenho que declarar a dependência no maven.
Pela minha leitura, o problema é que quando adiciono a biblioteca “servlet-api” o servidor está ignorando a jstl e utilizando a servlet-api.
Assim, minha aplicação não é inicializada corretamente, e consequentemente não funciona.

Consegui resolver.
O problema era que estava declarando de maneira errada a dependência do servlet-api.
A forma correta deve incluir a declaração provided desta forma:

<dependency>
    <groupId>javax.servlet</groupId>
    <artifactId>servlet-api</artifactId>
    <version>2.5</version>
    <scope>provided</scope>
</dependency>		

Esta declaração faz com que o maven utilize esta biblioteca na compilação, mas não inclua esta nas libs do projeto, já que esta é uma biblioteca fornecida pelo Tomcat.

Muito obrigado aos que tentaram ajudar.