[RESOLVIDO]Problema com driver ou url do banco de dados postgreSQL para fazer conecção com o JAVA!

Pessoal preciso conectar um sistema em JAVA com um BD em postgreSQL.

Pesquisando, vi que era necessário instalar um driver para tal e encontrei esse “jdbc” alguem sabe como instalo, se tenho q colar os arquivos em alguma pasta. Se tiver o link pra donwload do driver aceito e alguns tutoriais, exemplos passo-a-passo, modelos e etc serão bem vindos!

vlw galera!

vc já programa em java??

SIM! já faz mais ou menos 1 ano!

Essa sua dúvida eu já tive…
Não leve a mal, mas foi quando eu nem sabia o que era JAVA…
Não é aqui que você vai encontrar sua resposta, mas em algum curso ou tutorial bem básico de hibernate…

pode postar algum link sobre o assunto!

Ok, eu aprendi aqui mas tá em inglês e isso pra mim não é problema.
No próprio GUJ vc teria achado se tivesse usado a pesquisa ou lido os artigos.
Minha intenção é contribuir:
[list]Introdução ao JDBC[/list][list]JDBC e bancos de dados[/list]

Obrigado, se tiver mais material ou alguma dica mais “quente” estou ouvindo!

Leia a apostila FJ-21 da Caelum.

Fala guisantogui ,

Cara tb tive bastante dificuldade para aprender como usar o jdbc sozinho.

Você deve baixar o drive de acordo com o banco que vc utilizará, eu por exemplo uso o jdbc do oracle 10g.
No site do oracle tem os .jars de acordo com a versão do banco.

Para usá-lo basta copiar o arquivo .jar na pasta lib do seu projeto e depois adicionar esse .jar no seu classpath(eclipse)

Pronto!

Como dito acima, há vários tutoriais e fóruns, mas qualquer coisa posta aí sua dúvida…

falow

Devo colar o driver do jdbc em qual pasta do projeto?

Apenas o arquivo “.DRIVER” ou quais?

bem citado, eu mesmo fiz o curso rsrsr

o fj-21 me ajudou muito , na verdade comecei a programar depois desse curso (Salve Adriano!)…

dá uma lida nela, é bem didática

zillo no caso eu uso o netBeans, sabe se devo colocar na pasta src, ou build?

PS.: Baixei um driver mas não é .jar, eh “.driver”, sabe me dizer ql eh a versão correta? (Uso netBeans 6.8 e postgreSQL 8.3) se tiver, pode tambem postar o link?

vlw pela ajuda!
:smiley:

gente, não sei se já resolvi o problema do driver e talvez se eu resolver ele resolva esse junto, pq qdo eu executo o projeto o compilador estoura uma exceção dizendo q não encontra a conexão! “jdbc://localhost:5432, user, senha” sabe me dizer se o problema é realmente no diver ou devo me concentrar nesse outro!

Está no driver. Ele deveria estar no classpath, mas pelo jeito não está.

bom eu uso o netBeans como ferramenta de desenvolvimento, jah tentei duas versões de drivers ambas coladas na pasta “build” do projeto, sabe se a pasta esta correta?
alias uso a versão 6.8 do netBeans e 8.3 do postgreSQL sabe ql eh o driver certo para as minhas ferramentas? e se tiver os links eu também agradeço! :wink:

O JAR pode ser baixado aqui: http://jdbc.postgresql.org/download.html#supported

Escolha a versão 8.3 e JDBC 4 se estiver usando JDK 1.6 ou JDBC 3 se estiver usando JDK 1.4 ou 1.5.

Para colocar o JAR no classpath, vá no seu projeto do Netbeans, clique com o botão direito sobre “Bibliotecas” e escolha “Adicionar JAR/Pastas”. Depois escolha o JAR que você baixou.

alguem sabe mais algo?

Não sei se é o driver que esta na versão errada ou a pasta que não eh a certa, uso o netBeans 6.8 e postgreSQL 8.3, na pasta do projeto colei na build esta certo? Alguem sabe ql eh o driver correto?

vlw!

Eu tenho que estar com o banco de dados aberto no postgre na hora de compilar o projeto?

pq ainda esta emitindo erro

Cara… no netbeans é ainda mais simples… o 6.8 ja tem o driver do postgresql…
No seu projeto, cique com o botao direito em bibliotecas e depois em adicionar biblioteca…
Escolha postgresql e adicionar!!!