Para manipular uma determinada data, criei dois métodos, que são:
publicDategetDataDeAniversarioFormatada(); //retorna uma data no formado dd/MM/yyyypublicDategetDataDeAniversarioBanco(); //retorna uma data no formado yyyy-dd-mm (acho que esse é o padrao do banco)
A intenção é ter acesso rapido as datas para persisti-las no banco, mas também ter como exibi-las no formato comercial brasileiro. Tem alguma forma de melhorar essa POG ?
Nenhum desses métodos te devolve uma data formatada mas sim um objecto Date.
Uma “data formatada” é uma String (e não um Date) com uma representação do valor da data num formato definido.
AndreMendes
No corpo do método, eu uso o SimpleDateFormat para formatar as datas de acordo com a minha necessidade. Retornei um Date, pois sempre me falaram que quando se quer trabalhar com uma data use a classe Date, e não uma String que contém a data! Isso facilita também na hora de usar o PreparedStatement, pois ele usa um objeto sql.Date. Estou certo ?
pmlm
Mas um objecto Date não é formatado.
Sim, deves usar um objeto Date e só quando vais mostrar para o utilizador o valor é que deves fazer o format. Da mesma forma, assim que recolhes uma data do utilizador a deves passar para Date.
O campo “myDate” é do tipo Date e não tens de te preocupar com o formato da BD já que se usares preparedStatement, ele se encarrega disso.
AndreMendes
pmlm:
Mas um objecto Date não é formatado.
Sim, deves usar um objeto Date e só quando vais mostrar para o utilizador o valor é que deves fazer o format. Da mesma forma, assim que recolhes uma data do utilizador a deves passar para Date.
O campo “myDate” é do tipo Date e não tens de te preocupar com o formato da BD já que se usares preparedStatement, ele se encarrega disso.
Então você quer dizer que, na hora que minha aplicação executar o myBean.getDate, não estará formatado, pois date não é formatado ?
PreparedStatement prepara as datas no formato do banco ?
pmlm
AndreMendes:
Então você quer dizer que, na hora que minha aplicação executar o myBean.getDate, não estará formatado, pois date não é formatado ?
PreparedStatement prepara as datas no formato do banco ?
Exactamente.
AndreMendes
Então preciso de uma dica! É melhor que minha classe defina as datas de uma forma mais vaga, do tipo: