Galera ja li varios topicos com return mais ainda nao esta muito claro isso pra mim, desde o momento onde tenho que ler a linha de entrada dos dados ate a linha de impressao. Tentei fazer um exercicio que leia um numero e mostre se de 0 ate esse número lido quais sao multiplos de 3 porem nao tive resultado. Se alguem puder me ajudar agradeço.
packageExercicios;importjavax.swing.JOptionPane;publicclassExemplo{publicstaticvoidmain(String[]args){intnumero;numero=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite um Número"));System.out.println("os valores multiplos de 3 são: "+multiplicar(numero));}publicstaticintmultiplicar(intvalor){for(inti=0;i<valor;i=i+3);returnvalor;}}
O return vai fazer você sair do método na primeira vez que ele for acessado. Por isso não está conseguindo obter o resultado.
Você pode colocar o resultado do for em um array e então retornar esse array ou então usar o System.out.println dentro do for e não no método main.
A
alves_cba
tentei fazer aqui como o romarcio disse mas nao to sabendo que variavel pegar pra imprimir, devo passar qual delas pra retorno?
romarcio
Eu falo em fazer algo assim:
publicstaticvoidmultiplicar(intvalor){for(inti=0;i<valor;i=i+3){System.out.println("os valores multiplos de 3 são: "+i);}}
Dentro do for você mostra o que quer mostrar, não precisa retornar nada.
A
alves_cba
romarcio fiz da forma que vc falou deu tudo certo, porem ainda preciso entender como seria possivel fazer isso com o metodo return, pois ainda esta meio nublado meu exemplo com esse metodo. obrigado pelas suas dicas se puder me ajudar com mais essa agradeço.
romarcio
importjavax.swing.JOptionPane;importjava.util.*;publicclassExemplo2{publicstaticvoidmain(String[]args){intnumero;numero=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite um Número"));List<Integer>valores=multiplicar(numero);for(Integervalor:valores){System.out.println("Este valor é multipo de 3: "+valor);}}publicstaticList<Integer>multiplicar(intvalor){List<Integer>valores=newArrayList<Integer>();for(inti=0;i<valor;i=i+3){valores.add(i);}returnvalores;}}
Cria uma lista para armazenar os valores do for.
Depois retorna essa lista.
Faz um for na lista e exibe os resultados.
A
alves_cba
romarcio muito obrigado era isso mesmo que eu queria saber.