Tenho um relatório que é alimentado por um JavaBean Set DataSource. Meu problema está no SUM, por incrível que pareça.
O relatório possui: um groupHeader, um Detail e um groupFooter. Meu SUM está justamente na banda groupFooter. O problema é que o mesmo só está somando as duas últimas linhas. Pô! Se não estivesse somando nada, tudo bem, mas somente os DOIS últimos valores!?
Meu SUM está assim configurado:
Calculation: Sum
ResetType: None
IncrementType: Group.
IncrementGroup: Fatura
VariableExpression: $F{valorCobrado}
O que pode estar errado?
Será que o SUM não funciona com relatórios baseados em JavaBean Set DataSource? Tô quase calculando isso dentro da classe e chamando o método pelo relatório, mas acho isso muita sacanagem!!!
Até tentei o que tu falou, mas ele continou se comportando feito um imbecil e somando apenas os dois últimos valores.
Aí, sem querer, arrastei o campo que eu estava querendo somar(lá daquela janela Report Inspector), pra dentro da banda footer e aí apareceu uma janela perguntando se eu estava querendo adicionar um campo ou uma função SUM na banda pageFooter. Escolhi a opção adicionar SUM, e cliquei em OK, ele adicionou um $V{valor_cobrado1). Executei o report e ele somou direitinho!
Provavelmente, por eu ter adicionado o outro (que não estava somando) na mão, esqueci alguma propriedade. Quando iReport adicionou pra mim, configurou tudo certinho.
Então, pra quem não sabe, fica aí a dica: na hora de colocar qualquer função de totalização numa banda footer ou summary, prefira arrastar o campo a ser somado (da janela Report Inspector), e é só seguir o “Wizzard” que vai aparecer.
Bom dia pessoal.
Tenho uma duvida quanto a totalizadores tbm, porem essa duvida é mais simples, creio eu. (porem nao consegui encontrar)
Quando eu efetuo uma movimentacao ( no detail )
a minha movimentacao pode acabar no meio da pagina, no inicio, no final, etc…
porem o totalizador (column footer) ele sempre aparece no final da pagina.
Existe alguma opcao para ele aparecer logo quando o detalhe acabar?