[RESOLVIDO] Problemas com tabela

6 respostas
java
U

Olá, estou com problemas com uma tabela em java desktop tenho uma classe com o nome AgendaTelefonicaDAO que tem o método pesquisarTelefone()

public class AgendaTelefonicaDAO {
ModuloConexao moduloConexao = new ModuloConexao();
Connection conexao = null;
PreparedStatement pst = null;
ResultSet rs = null;

public void pesquisarTelefone() {
    String sql = "select * from tbagendaTelefonica where nome like?";
    try {
        pst = conexao.prepareStatement(sql);
        pst.setString(1, txtPesquisaDaAgendaTelefonica.getText() + "%");
        rs = pst.executeQuery();
        jbPesquisaAgendaTelefonica.setModel(DbUtils.resultSetToTableModel(rs));
    } catch (Exception e) {
        JOptionPane.showMessageDialog(null, e);
    }
}
}

Agora tem um JFrame que tem um jTextField com um evento de KeyReleased o problema é quando digito uma palavra no JTextField ele não carrega a tabela e da uma mensagem de erro pelo JOptionPane java.lang.NullPointerException alguém poderia me ajudar?

6 Respostas

Jonas_B_a_r_r_o_s

Veja como você está acessando o TextField que está na classe JFrame no seu DAO. Parece que esse TextField está na mesma classe. Você poderia colocar ele como static no seu JFrame, e então acessa-lo na classe DAO assim: JFrame.txtPesquisaDaAgendaTelefonica.getText()

U

no caso no JFrame.txtPesquisaDaAgendaTelefonica.getText() no lugar do JFrame. ficara o nome do meu JFrame certo???

Eu ja importo o txtPesquisaDaAgendaTelefonica na classe DAO

Obrigado ate o momento irei testar…

U

Fiz a mudança deixei o TextField public e static e coloquei ConsultaAgendaTelefonica.txtPesquisaDaAgendaTelefonica.getText()

Porem ainda continua dando erro quando digito no TextField java.lang.NullPointerException

W

Pelo que dá pra perceber, esse erro ocorre porque o objeto conexão não está instanciado no método pesquisarTelefone.

igomes
Connection conexao = null;

pst = conexao.prepareStatement(sql);

???

Breakpoint -> debug
U

Obrigado Wesleyakira deu certo estava faltando instanciar conexão.

Obrigado a todos.

Criado 31 de julho de 2016
Ultima resposta 1 de ago. de 2016
Respostas 6
Participantes 4