[RESOLVIDO]Programação de Games com Java

Bom dia a todos, alguem conhece este livro “Programação de Games com Java” escrito por Jonathan S. Harbour?

é um bom livro?

Grato.

@ Edited Autor

Esse eu não conheço. Gosto muito do Developing Games in Java, do Dave Brackeen.

Eu tenho esse livro.

Ainda não consegui ler ele inteiro, mas gostei da parte até onde eu li.

Na época que eu estava lendo no meu horário de almoço, então li bem por cima e bem rápido, por isso não me recordo de erros.

Mas é bem basicão, ele ensina a fazer um jogo 2D e vai o livro todo ensinando a fazer coisas nesse jogo, não me recordo do nome do jogo, mas é bem conhecido.

Tbm não conheço.
Realmente, o livro do Brackeen é muito bom. O jogo do meu TCC (JMario) eu fiz usando a base apresentada no livro.
Na época o Vinícius me ajudou bastante. Foi praticamente o meu orientador :smiley:

[]'S

Obrigado pela dica pessoa, pelo que vi o livro do Brackeen ainda não possui tradução, e como meu ingles não é la grandes coisas^^

e alem do mais não tenho nenhuma xp com desenvolvimento de games, acredito que a versão em português do livro que postei seja uma boa pedida,

mesmo que sejam fundamentos ou algo mais basico, acredito que uma base sólida possa me ajudar a dar grandes passos futuramente ( mesmo sendo apenas um hobby ).

Obrigado a todos novamente.

Abraços e bom final de semana!

davidbuzatto mto loko seu joguinho eim.

Obrigado! Infelizmente não tive tempo para continuar o desenvolvimento…

[]'s

Interessantíssimo o sistema de criação dos mapas do seu JMario, você programou a física no braço ou utilizou alguma biblioteca especifica para física?

Oi. Foi tudo feito com base no livro do Brackeen. Não tem nada específico para a “física” do jogo.

[]'s

Olá. Desculpem por ressucitar o tópico, mas vocês podem me dizer se algum desses livros é pra iniciantes ou se todos eles pre-supõem que você saiba programar em java?

Tb tenho essa duvida!

Todos pressupõe que você sabe programar em Java.

Você pode ler o Killer Game Programming in Java de graça, na internet. Assim você já tem uma noção se conseguirá acompanhar os demais livros ou não:
http://fivedots.coe.psu.ac.th/~ad/jg/

Associado a ele, você pode ler os tutorias de Java do Ponto V, que são focados em desenvolvimento de jogos, e são em português:
http://www.pontov.com.br/site/java/47-javageral
http://www.pontov.com.br/site/java/48-java2d

Entretanto, não pense em Java como uma linguagem de desenvolvimento de jogos profissional.

Na verdade, o Java é hoje uma das piores linguagens para se desenvolver jogos. Os motivos para isso são:

• Pouco suporte a classes de multimídia: Quase nada para música ou som, poucas APIs 2D ou 3D, nenhum suporte ao DirectX;
  • Pouco suporte a controles avançados: Sem controles, sem manches, sem Kinect;
  • Nenhum suporte da indústria de consoles: Consoles vendem diferenciação de hardware, a VM vai contra esse princípio;
  • APIs de terceiros basicamente mantidas por pessoas físicas (a única exceção de peso é a JMonkeyEngine);
  • Além do Windows, a outra plataforma suportada resume-se ao Linux, local onde os gamers não estão;
  • Presença de concorrentes similares muito melhores, como o C# + XNA. Alternativas melhores: flash para desenvolvimento web, Unity para desenvolvimento 3D.

O Java só é aconselhado se você quiser fazer um jogo exclusivamente para Android. Ainda assim, seria uma boa idéia pensar numa API multiplataforma para celulares, como a Cocos.

Use java apenas se:

• Você quer usar jogos como motivador para aprender a linguagem (o objetivo então é aprender Java, não tanto fazer o jogo em si);
  • Você quer contribuir com a comunidade tentanto fazer APIs onde o Java é deficitário (mas se prepare, aqui envolverá uma boa dose de JNI);
  • Você quer fazer um jogo desses de browser em modo texto, usando MVC, HTML e um bocado de JavaScript.