[RESOLVIDO] Projeto WEB do Zero - Quais frameworks utilizar

Boa Noite Pessoal,

Se vocês fossem iniciar um projeto web do zero… quais frameworks utilizariam…???

Persistencia… fluxo de navegação… Agendamento de Tarefas… Relatorios…

Queria saber quais frameworks valem a pena hoje dia, visto a dinamica com que todos que existem até então estão se moldando… gerando uma certa confusão na hora de escolher uma estrutura sólida, que não traga surpresas ao longo do desenvolvimento de uma aplicação grande…

Hibernate + Struts … com Quartzo p/ Agendamento… JasperReport p/ parte de Relatorios e Planilhas…

Tudo isso tbm misturado com o ExtJS4 que tem um design legal p/ aplicações web…

Qual a sugestão de vocês???

Vlw!

Tome cuidado com o ExtJS. Utilisei ele em um projeto recente e não gostei do desempenho. Me pareceu muito pesado. Ah, e a licença dele também não é das mais liberais.

Quanto ao desempenho, também notei um certo “peso” já nas paginas de exemplos.

Sobre a licença, está sendo analisada e se for optado pela utilização deste carinha, será adquirida a versão comercial.

Por hora a licença GLP está de bom tamanho.

JBoss Seam :!:

[quote=tiago_stos]
Tome cuidado com o ExtJS. Utilisei ele em um projeto recente e não gostei do desempenho. Me pareceu muito pesado. Ah, e a licença dele também não é das mais liberais.[/quote]

Mais pesado que uma página simples HTML com certeza será, pois depois de carregar a página, rodará um código javascript. Porém, você ganhará muito em interatividade, em componentes ricos e só ficará (muito) pesado se não souber direito o que está fazendo.

Quanto ao valor… É um valor justo que paga o tempo e o esforço do pessoal que desenvolveu. Nada mais justo.

para javascript tem o jquery-ui tbm, persistencia de dados use o hibernate, relatórios tem o ireport (jasperReports), agendamento Quartz, se for usar o JSF 2 use o primefaces

Depois do lançamento do Java EE 6, eu tenho uma enorme tendência a usar apenas as tecnologias que o compõem: JSF com alguma suíte de componentes como o Richfaces ou o Primefaces, JPA, CDI, etc. Nada mais de Spring ou afins.

Para agendamento de tarefas e relatórios, como o colega falou, tem o Quartz e o JasperReports respectivamente.

É interessante começar escolhendo entre (1) JSF ou (2) frameworks action-based. Só isso já dá uma discussão… cada um tem seus prós e contras, e situações onde se saem melhor.

Se a escolha for por um framework MVC action-based, nos dias de hoje eu optaria por SpringMVC ou VRaptor. Eles trazem um bom ganho de produtividade, por terem integração automática com injeção de dependências e por seguirem a filosofia “convention over configuration”.

Aproveite que tem o poder da escolha, eu to aqui preso no struts 1 sabe-se lá até quando rsrs

Bem dito pelo amigo gomesrod … .“sabe Deus até quando ele estará preso ao struts 1” … e é pensando nisso que criei este tópico…

Queria saber se o caminho hibernate + vraptor seria uma fria… mas pelo visto ta valendo a pena hoje em dia… .em questões de produtividade e escalabilidade.

Acho que vou seguir por este caminho…

Obrigado a todos pelas sugestões … e a discussão segue… a afinal quanto mais opniões… melhor!

Abraços.

eu estou sem tempo para aprender a fundo o Vraptor mas em testes que fiz ele se sai muito bem, eu aconselho !

Eu optaria por algo full-stack. Dá uma olhada aqui: http://www.mentaframework.org/

Aqui uma aplicacao de referencia: http://forum.mentaframework.org/posts/list/2401.page

Vc gosta de Spring e Hibernate? Vai querer aprender isso?

Cara, na minha opnião, seria bastante interessante utilizar :

  • JSF 2.0
  • Hibernate (puro gosto dele assim ao invés da API)
  • Primefaces
  • Ajax
  • Jboss Seam

sei lah se concordam comigo… mas fica ai minha dica

:smiley:

Se eu fosse usar algo full-stack em Java, esse algo seria o Play :smiley:

Se eu fosse usar algo full-stack em Java, esse algo seria o Play :D[/quote]

Realmente o melhor framework web já pensando em Java.

Bom Dia Pessoal,

Depois de algumas análises e estudos, optei pelo VRaptor.

Framework versátil de configurações intuitivas, 99% com Anotações, oque deixaram meus códigos muito claro.

Integração facílima com outros frameworks, no meu caso estou usando Spring e Hibernate.

Enfim, um ótimo framework p/ desenvolvimento web, agilizando muitas tarefas… ainda mais p/ quem estava acostumado com Struts e afins!

:wink: