[Resolvido] Quais modos posso utilizar para enviar um formulário HTML a um SGBD?

Prezados, Tudo bem?
Eu sou programador JavaWeb…
Acabei de ler o HeadFirst XHTML / CSS…E estou aprendendo Java Script e JQuery…
Pretendo fazer um site bonito estilo esse aqui: letscollect.com.br/

Gostaria de fazer um site com um visual bonito igual o de cima, com acesso ao SGBD para cadastrar os produtos e usuários…
Porém o único modo que conheço de fazer acesso ao Banco é através de Servlets, porém acho que seja “Matar mosquito com tiro de espingarda” usar um servidor JavaEE para isso…Não?

Quais as outras tecnologias mais simples, leves e baratas que posso utilizar para acessar o banco de dados a partir de um Web Site?
Também ficaria feliz se alguém souber me descrever como o Site de cima trabalhar por baixo da parte gráfica…tecnologias de acesso a dados etc.

Obs: Não estou pedindo tutoriais, apenas idéias e orientações de pessoas mais experientes…o conteúdo técnico eu me viro na internet para aprender :wink:

Abraços!!!

Quem disse para você que para usar Servlet precisa de um servidor JavaEE, alias se for programador java mesmo, isto é o básico do básico…

Em fim pode usar servlet com tomcat…

O que vc usar para acessar banco de dados JDBC? então USA! JPA…

Se vc quiser usar um tecnologia moderna e leve usar JSF 2 com PrimeFaces veja os Demos

http://www.primefaces.org/showcase/ui/home.jsf

Melhor combinação JPA(para CRUD) e JSF(para parte WEB)

Amigo, para rodar Servlets não necessito da especificação completa de um Servidor JEE como por exemplo “Servidor de aplicações - EJB”.
Porém é claro que precisaria de um Conteiner J2EE para trabalhar com Servlets.

Usar JPA?
Eu gostaria de fugir do peso de necessitar de um Container J2EE para fazer meu Site…Mesmo com o JPA sendo ótimo para manter uma boa ACID.
Afinal, a única coisa dinâmica nas páginas será a lista de produtos por quantidade…Acho que não preciso encher o saco do Gavin King para isso…

PrimeFaces? o.O
Não é indicado fazer um WebSite utilizando Prime, Rich ou Ice…
Afinal, eles foram feitos para criar aplicações Web…E como disse desejo um Layout estilo o site de cima.

(Obs: Fica a dica: Entre o PrimeFaces…Use o Richfaces…O Prime quando realizado teste de Stress com grande quantidade de acesso acaba tendo seus componentes bugados enquanto o Rich é mais integro e confiavel apesar de possuir menos componentes.)

Obrigado pela atenção, porém ainda continuo a esperar alguma tecnologia mais leve e simples para criar o site conforme o exemplo que mostrei.
Afinal, foi o intuito do tópico.

Cara, PrimeFaces para JSF 2 tem bem mais componentes e funcionalidades do que o Rich, para mim isso é indiscutivel, talvez você não soube usar, mais não tem bugs, isto é a forma que é programdo

VEJA BEM,tudo em java WEB é feito em Servlet, se vc for usar JAVA OBRIGATORIAMENTE vai terque ter um Container WEB, não existe outra coisa, sacou?

Você prefere usar JDBC do que JPA? bom ai vc que sabe amigo, se você não gosta de padronização e quer reinventar a roda blzz!!.. brincadeira… em fim está perdendo uma enorme grade de beneficios

Não intendi o que vc procura… agora se quiser outra linguagem mais leve , use Python com Django ;D

se vc pretende hospedar esse sistema ai, o mais comum é php/mysql varias empresa oferecem esse tipo de serviço barato ate, se for so rodar na maquina local vc pode usar php e qualquer outro banco(postgres) :P.

na maquina local vc precisa instalar/configurar o apache, php e o banco, existem pacotes prontos q fazem td esse serviço como o xampp, easyphp e outros…

Por favor, peço novamente para não usar tags informativas como [Resolvido] para falar o óbvio como [Dúvida], [Ajuda], [Socorro] ou [Urgente].

[quote=ErickMacedo]Cara, PrimeFaces para JSF 2 tem bem mais componentes e funcionalidades do que o Rich, para mim isso é indiscutivel, talvez você não soube usar, mais não tem bugs, isto é a forma que é programdo

VEJA BEM,tudo em java WEB é feito em Servlet, se vc for usar JAVA OBRIGATORIAMENTE vai terque ter um Container WEB, não existe outra coisa, sacou?

Você prefere usar JDBC do que JPA? bom ai vc que sabe amigo, se você não gosta de padronização e quer reinventar a roda blzz!!.. brincadeira… em fim está perdendo uma enorme grade de beneficios

Não intendi o que vc procura… agora se quiser outra linguagem mais leve , use Python com Django ;D[/quote]

Perdeu, obrigado pela resposta. Era isso que eu gostaria de ouvir.
Você sabe me dizer se consigo criar um site igual o que informei, usando apenas XHTML, CSS, MySQl e PHP?

Erick, eu te dei a dica…Foi um estudo feito por vários arquitetos da Porto Seguro junto a um grande Test de Stress para ver o quanto os componentes aguentam.
E eu também deixei bem claro quanto a parte do Prime ter mais componentes que o Rich.

Em qual momento eu disse que Gostaria de usar JAVA? Ao contrário, se você tivesse intendido o tópico ia perceber que não quero usar Java, já que acho ser muita coisa pra algo pequeno.

Em qual momento disse que preferia JDBC do que JPA? Como disse não quero usar Java, então não vai ter “Java Database Connectivity” ou nenhuma especificação JPA.

Em momento algum não disse que não gosto de Padronização? O que tem a ver padronização com querer usar outra tecnologia? Afinal não disse que ia usar JDBC…
Enfim, não li o principal livro de Design Pattern do GOF, Clean Code, Arquitetura e Projeto para ficar ouvindo besteira…

Amigo, você precisa parar para ler as coisas com mais atenção antes de sair respondendo qualquer coisa…para não ficar dizendo coisas sem sentido.
Afinal, não disse nada com o intuito do tópico, ou seja …parece que você só entende o que quer entender.

Enfim, não quero comprar briga e nem estou tentando dizer que sou melhor que você.
Abraços!

Voce tem algumas alternativas em java, e que são leves.
Pode usar uma solução baseada no Spring, para fazer o core da tua aplicação. (IoC, Persistencia, transações),
rodando sobre tomcat, que fica bem leve e muito rápido.

Dessa forma, pode escolher várias alternativas para sua view, como o extjs por exemplo, ou wicket.

Mas é claro, todas tem sua curva de aprendizado e seu custo.

No inicio os projetos podem começar pequenos, mas se houver chance de crescimento é melhor estar preparado,
caso contrario, o preço é refazer tudo novamente.

Espero ter ajudado, e bom projeto.

Discordo , vc ja fez os testes tem como provar?
isso acaba sendo sem fontes cara… vc esta falando por vc… cade as fontes?

ACHO QUE VC NÃO SABE SE EXPRESSAR…

isto é CLARO vc não é melhor que ninguem

Em fim, se você solucionou seu problema, bom para vc…

não vem mais ao caso prolonga este post

até
Abraços!

Você pode utilizar o PHP, ele é extremamente fácil de aprender, tem várias hospedagens que são bem baratas (locaweb, uolhost), já trabalhei com as duas e são razoavelmente boas.

O PHP para quem quer algo simples e barato, na minha opinião, é a melhor opção.

consegue, baixa uns plugin no jquery pra fazer aquela lista de mensage/noticias/produtos

http://dev.herr-schuessler.de/jquery/popeye/
http://slidesjs.com/

da uma estudada no smarty ele é gerador de template pra php deixa seu codigo mais organizado.

Obrigado pessoal!!!

Vou seguir as orientações do Perdeu e fazer em PHP…por ser o caminho mais simples e de baixo custo necessário…

Também vou aproveitar quando tiver um tempo livre para aprender a Lib Ext-JS, ví uns exemplos e achei muito bacana ^^

Obrigado pela atenção de todos.
Godoy, desculpe novamente colocar a tag de [Ajuda]…é instinto escrever aquele negócio >.<

Abraços!!!

Insane, sei que chegaste a uma conslusão e que também não queres usar Java, mas podias tbm dar uma olhada no GRails…

Tem alguns exemplos show de bola também no site www.grailsbrasil.com.br

Abs []