[RESOLVIDO]Qual a melhor forma de modularizar a construção de uma janela?

Tenho que desenvolver diversos views dentro da mesma janela,
por exemplo,

cadastro de cliente, funcionário, produtos, visualizar vendas, etc -> só que quero tudo isso dentro da mesma janela e não ficar abrindo uma janela para cada coisa.

Por conta disso estou querendo desenvolver elas em partes diferentes e só chama-las na JFrame, normalmente quando tinha que desenvolver janelas e alterar entre cada view eu colocava dentro de diversos painéis e alternava entre eles usando cardLayout, só que dessa forma começa a da problema já que começa a ficar um mundo de painéis na mesma classe. Então quero usar uma solução diferente.

Tentei criar painéis separados (extendendo JPanel na minha classe) e chama-los usando o CardLayou na janela principal só que os componentes presentes no painel não são carregados, pensei em usar Internal Frame, mas fica muito feio aquela janela dentro da outra, alguém ai teria uma sugestão de como modularizar da melhor forma a construção dessa janela de forma modularizada?

Tudo numa tela…???
Nossa…não sei não…vai ficar mega pesada a tela devido a quantidade de componentes…
além da confusão…
Não seria melhor criar uma telinha de cadastro para cada tabela?

Como não? então seu código está com problema…
O problema desse jeito é que sempre vai inicializar tudo antes de saber qual painel o usuario vai mecher…
pois pro ex. se usuário irá cadastrar somente um cliente…vai ter mais uns 100 componentes dos outros paineis na memória…desnecessários para este momento…

Uma vez fiz algo parecido, … o que vc pode fazer é abrir sempre os internal frames maximizados e deixar invisíveis as bordas…dando a impressão de um painel…
então quando vc escolhe cliente por exemlo, ele carrega somente o internal frame de cliente…depois quando clica em funcionario , ele fecha o internal frame de cliente e abre o de funcionario… até funcionaria…e não ficaria sobrecarregado…

[quote=leopoldof]Tudo numa tela…???
Nossa…não sei não…vai ficar mega pesada a tela devido a quantidade de componentes…
além da confusão…
Não seria melhor criar uma telinha de cadastro para cada tabela?

Como não? então seu código está com problema…
O problema desse jeito é que sempre vai inicializar tudo antes de saber qual painel o usuario vai mecher…
pois pro ex. se usuário irá cadastrar somente um cliente…vai ter mais uns 100 componentes dos outros paineis na memória…desnecessários para este momento…

Uma vez fiz algo parecido, … o que vc pode fazer é abrir sempre os internal frames maximizados e deixar invisíveis as bordas…dando a impressão de um painel…
então quando vc escolhe cliente por exemlo, ele carrega somente o internal frame de cliente…depois quando clica em funcionario , ele fecha o internal frame de cliente e abre o de funcionario… até funcionaria…e não ficaria sobrecarregado…[/quote]

Cara vlw mesmo, usando InternalFrame da forma como você falou fica tudo blz! :thumbup: