[Resolvido] Qual caminho seguir?

Olá boa, tarde pessoal!

Eu tenho uma grande dúvida de que caminho seguir na área de desenvolvimento,
e isso já está com 3 anos.
Comecei no desenvolvimento front-end, e confesso que foi uma área que cai de paraquedas, surgiu a oportunidade e comecei, porém o meu grande sonho sempre foi desenvolvimento de games.

No meio desse mar de frustração e medo de que não existisse oportunidades, por ser uma área nova no Brasil e por eu não ter me especializado em nada (arte, programação), tentei estudar todos os tipos de linguagem que se pode imaginar, eu li livros de Java, Ruby, python, C++, e linguagens mais modernas, go, Elixir etc…

Mas nada completo, eu começava uma coisa e mudava, e nisso entrei em um loop infinito.
Cheguei em um momento da minha vida, onde olho pra trás e vejo que se passaram 3 anos, estou desempregado, e estou no mesmo lugar perdido. A minha dúvida é: O que fazer nessa situação, pra onde ir? eu devo fazer aquilo que sempre fui apaixonado? Ou devo me especializar em desenvolvimento Web e largar de bobeira?

1 curtida

Palavra de um desenvolvedor java, mas também de um certificado em Desenvolvimento e Programação de Jogos:

O mercado de Jogos no Brasil é algo que vem crescendo muito, MAS ainda é extremamente primitivo. Quer seguir com todas as forças seu sonho? Mude-se para um polo (Curitiba, São Paulo) e tente entrar numa desenvolvedora. O Brasil tem mais distribuidoras do que desenvolvedoras (Em exemplo: O estúdio da Ubisoft em São Paulo foi fechado para focar na distribuição de jogos), por assim dizer. É muito complexo tentar sobreviver de jogos indies, e eu sei por que eu não consegui.

O que posso fazer? Estudar. Estudar é a única ferramenta para mudar seu futuro, cara. Além de uma pitada de sorte, claro. Enfim, estude as linguagens para jogos (C++ é um ótimo começo), tente enviar seus curriculos, ou junte uma grana e say goodbye to Brazil.

Quero continuar em jogos:
Comece a desenvolver. Não sabe como? Estude. Pequenos joguinhos indies são o começo de grandes impérios eletrônicos. Encontre outras pessoas que tem a mesma meta. Divulgue. É como erguer um canal do YouTube do zero, cara. O mercado de jogos não é fácil para iniciantes. Ao contrário do que pensam os usuários, “jogo é coisa de gente grande”.
Estude primeiramente sobre a teoria dos jogos.
Você gosta de jogos, mas gosta de que área? Programação? Sonoplastia? Modelagem 3D? Produção?
Que tipos de jogos você acha que dá pra começar a desenvolver para apresentar como portfólio nas grandes empresas?
Quais são suas referências? Quem te inspira? Como você pode inovar? Quais são as tendências do mercado de jogos no momento? O que tá em alta? Como você pode surfar nessa onda?
Palavras-chaves para você: Determinação; Estudo; Força de Vontade;

4 curtidas

Ninguém pode decidir isso por você, meu amigo. Isso é algo pessoal e deve ser pensado friamente. Mas, de um modo geral eu te diria:
Você tem disponibilidade e disciplina para estudar, mudar de cidade/estado/país? Fique em jogos.
Acha que deve desistir? Repense. É seu sonho e não devemos desistir dos sonhos.

Definitivamente desistiu? Hora de tocar o barco. Você está num momento de transição. Talvez você nem queira ficar no front-end mas está por que é comodo, “você já sabe mexer com isso”. Parta para novos desafios se for o caso (tem tanta área ainda! Você pode ser um desenvolvidor back-end, mobile, analista de dados, etc.) mas se quiser ficar no front, te dou um conselho: Continue estudando. T.I é uma área dificil por exigir o tempo todo uma coisa MUITO DIFICIL, que é estudar.

4 curtidas

Que grande conselho, muito obrigado por reservar um tempo para me responder.

Vou lutar e seguir no meu sonho!

Obrigado!!

1 curtida

É isso aí, meu caro. Não desista. Pegue firme nos estudos e continue isso. Nos veremos um dia no mercado de jogos. :slight_smile:

1 curtida

Obrigado novamente, tamo junto! :grin:

A frustração é uma das mães da inovação.
Agora, não entra nessa de “Sou brasileiro e não desisto nunca”.
Minha sugestão: trabalhe com o que aparecer, ganhe dinheiro e se o que te faz feliz é desenvolver jogos, estude isso. Desenvolva no tempo livre e crie um portfólio,
Quando você menos esperar, estará participando de processos seletivos para desenvolvimento de jogos.

1 curtida

Isso aqui é realmente perigoso. Enquanto motivação e vontade de vencer são fatores decisivos para seu sucesso, insistir em algo que não te traz retorno é colocar a corda no pescoço.

Isso é um ótimo TL;DR para o que eu disse, gostei! UHEAHUUHEA

1 curtida

É louvável persistir, mas sinal de muita inteligência rever o caminho, dar passos para trás e seguir um novo rumo.

Eu tenho um amigo, de muitos anos, que era auxiliar de enfermagem em um hospital bem tenso aqui de Curitiba.
Ele cansou de ver gente quebrada e estropiada.
Decidiu que ia fazer o que gosta: eventos. Preparou-se por 2 anos, estudando, guardando grana e investindo em networking, para quando desse a virada de chave, o impacto fosse o menor possível. A virada ocorreu faz uns 5 anos e ele só evolui,

1 curtida

Isso é muito comum … eu já estou convencido de que 90% do mercado de vai ser interface -> regra -> banco, e sempre será … praticamente todo mundo que eu conheço que conseguiu ir para jogos, IA, ou algo mais inovador seguiu esse caminho, aguentou um bom tempo fazendo o crudão turbinado de sempre e estudava por fora …

Eu pego por exemplo um primo da minha mãe. Todo mundo da família chamava ele de vagabundo e zé ninguém, isso pq ele insistia num lance esquisito chamado “compras online”. Pra eles, internet era coisa de vagabundo.

Esse cara fundou o Buscapé. Mas pra isso ele voltou umas duas casas e estudou o que tava fazendo de errado.

Percebo que vou ter de fazer isso, até o momento em que eu conseguir chegar no ponto tão esperado.

Depois de tanto bater a cabeça, percebo que esse é o caminho. Realmente tenho que andar com cautela.

Eu diria que não é questão de bater a cabeça e andar com cautela.
Eu não sei que tipo de jogos quer, mas, estudar uma engine é um começo.
É óbvio que jogos são muito mais que engines gráficas e motores de jogos em si, porém, é uma parte bem importante.
Além disso, você precisa ter em mente que uma andorinha não faz verão, ou seja, só estudar não garante muita coisa. Será preciso melhorar o inglês, buscar coisas inovadoras, criar projetos e buscar evolução em todos estes aspectos e em alguns outros mais.

Muito obrigado, eu deveria ter vindo aqui no fórum antes!