[RESOLVIDO] Qual ferramenta usar: SQLite, Mysql Server, TomCat, PostgreSQL?

5 respostas
vitorgp.ti

Boa Noite !

Sou novato aqui e este é meu primeiro tópico… então, me desculpem qualquer erro! Minha dúvida é simples:
Sou estagiário há uns 2 meses estou iniciando minha carreira na área de programação!
Programo em .Net (C#) na minha empresa, todavia no meu curso técnico aprendi um pouco de Java…

Estou criando um cadastro simples de funcionários e gostaria de saber, a opnião de vocês programadores mais experientes, qual é a melhor ferramenta para usar como BD em Java?

Preciso de uma ferramenta que dê conta na criação de SP, Tabelas e Consultas simples…
Não conheço muito sobre diferenças, prós e contras entre SQLite, MySQL, TomCat, PostgreSQL e etc…

Seria bom, uma ferramente flexível igual ao SQLite  pois não depende de conexão com a internet  e não há problemas quanto ao SO - porém, quando eu tentei criar Stored Procedures, mostrou ser uma ferramente fraca nesse quesito...

O que faço?

Desde já, agradeço pela ajuda!

SO - Ubuntu 11.04
IDE - NetBeans 7.1.1

5 Respostas

A

vitorgp.ti,

Primeiro uma pequena correção, o TomCat não é um BD, ele é um Container Web… ou seja, ele serve para rodar aplicações java web.

Das outras três opções que citou, nunca usei o SQLite.
Parece ser uma ferramenta mais simples, roda embutida, exige menos configuração… pode ser uma boa opção para aprendizado.

Entre MySQL e PostgreSQL eu ficaria com o segundo, por achar um banco mais completo, com mais recursos.

Porém, recomendo o MySQL por ser bem simples também e muito popular.
O fato de ser popular, te ajudará a encontrar ajuda na hora de tirar dúvidas.

Nenhum dos 3 depende de internet… não entendi o que você quis dizer com isso na verdade.
Sei que os dois últimos, pelo menos, rodam em linux e windows, o que geralmente já cobre minha necessidade.

Por último, você tem certeza que irá precisar de stored procedures?
No mundo .NET é bem tradicional o uso delas, mas a cada dia que passa, acredito que deveriam ser usadas apenas algumas situações específicas (e não como padrão).

marciosouzajunior

SQLite nunca usei, mas já trabalhei com MySQL e atualmente estou num projeto novo com PostgreSQL. Os dois são muito bons, porém é normal ouvir que o PostgreSQL possui mais recursos. Discutir isso é o mesmo que discutir sobre futebol ou religião, nunca haverá um consenso.

Fabiano_Abreu

AbelBueno:
vitorgp.ti,

Entre MySQL e PostgreSQL eu ficaria com o segundo, por achar um banco mais completo, com mais recursos.

Porém, recomendo o MySQL por ser bem simples também e muito popular.
O fato de ser popular, te ajudará a encontrar ajuda na hora de tirar dúvidas.

A resposta do colega Abel resume tudo que irá procurar pela net, o MySQL é muito utilizado, e possui muita documentação e fóruns que discutem este BD, é rápido e de fácil desenvolvimento, já o PostgreSQL é mais parrudo, tem muitos recursos não encontrados no MySQL, tanto que é muito comparado com o Oracle em alguns aspectos.

Um grande abraço.

_ _
Fabiano Abreu
Papo Sql - Um blog com tutoriais, dicas e truques sobre SQL

maior_abandonado

a maioria dos exemplos que você vai achar na net usando java e algum banco de dados usa o my sql… eu indicaria para começar usar esse por esse motivo… (ele também é bom e muito leve, mas não foi o que me fez recomendar ele ao invés do postgre pois este também é muito bom).

vitorgp.ti

Sim sim! Obrigado a todos…

Eu andei dando uma pesquisada e pelo que percebi, no início, a proposta do MySQL era ser uma ferramenta simples …
O do PostgreSQL sempre foi de ser uma ferramenta mais complexa, parruda , para fins mais elaborados, sistemas de médio e grande porte que exigem um volume de dados relativamente / e grandes.

Mas nos últimos anos, o MySQL tornou-se muito popular… e os desenvolvedores estão atualizando com bem mais frequencia do que o PostgreSQL.
Pelo que notei também, muitas ferramentas que tem no PostgreSQL também são encontradas no MySQL além de testes com gerenciamento, manipulação de dados , back ups e etc… o MySQL faz tão bem quanto o PostgreSQL.

Mas no final das contas, os dois são boas ferramentas…

Criado 14 de março de 2012
Ultima resposta 16 de mar. de 2012
Respostas 5
Participantes 5