[RESOLVIDO] Qual ferramenta usar: SQLite, Mysql Server, TomCat, PostgreSQL?

5 respostas
vitorgp.ti

Boa Noite !

Sou novato aqui e este é meu primeiro tópico… então, me desculpem qualquer erro! Minha dúvida é simples:
Sou estagiário há uns 2 meses estou iniciando minha carreira na área de programação!
Programo em .Net (C#) na minha empresa, todavia no meu curso técnico aprendi um pouco de Java…

Estou criando um cadastro simples de funcionários e gostaria de saber, a opnião de vocês programadores mais experientes, qual é a melhor ferramenta para usar como BD em Java?

Preciso de uma ferramenta que dê conta na criação de SP, Tabelas e Consultas simples…
Não conheço muito sobre diferenças, prós e contras entre SQLite, MySQL, TomCat, PostgreSQL e etc…

Seria bom, uma ferramente flexível igual ao SQLite  pois não depende de conexão com a internet  e não há problemas quanto ao SO - porém, quando eu tentei criar Stored Procedures, mostrou ser uma ferramente fraca nesse quesito...

O que faço?

Desde já, agradeço pela ajuda!

SO - Ubuntu 11.04
IDE - NetBeans 7.1.1

5 Respostas

A

vitorgp.ti,

Primeiro uma pequena correção, o TomCat não é um BD, ele é um Container Web… ou seja, ele serve para rodar aplicações java web.

Das outras três opções que citou, nunca usei o SQLite.
Parece ser uma ferramenta mais simples, roda embutida, exige menos configuração… pode ser uma boa opção para aprendizado.

Entre MySQL e PostgreSQL eu ficaria com o segundo, por achar um banco mais completo, com mais recursos.

Porém, recomendo o MySQL por ser bem simples também e muito popular.
O fato de ser popular, te ajudará a encontrar ajuda na hora de tirar dúvidas.

Nenhum dos 3 depende de internet… não entendi o que você quis dizer com isso na verdade.
Sei que os dois últimos, pelo menos, rodam em linux e windows, o que geralmente já cobre minha necessidade.

Por último, você tem certeza que irá precisar de stored procedures?