[RESOLVIDO]Qual FRAMEWORK estudar ou aprender primeiro?

[RESOLVIDO]Gostaria de saber qual framework eu deveria aprender ou estudar para trabalhar com Java, toda entrevista que vou sempre tem aquela pergunta QUAL FRAMEWORK VOCE JA TRABALHOU OU CONHECE ?
Na verdade conheço alguns por materias e revista e comentarios, mas nunca trabalhei ou estudei, por qual devo começar,SPRING, HIBERNATE, EJB, JBOSS, STRUTS, JBOSS SEAM, GWT, JSF, DWR,VRAPTOR ETC são varios e não sei por qual começar.
Ficarei grato se alguem der umas dicas ou ideais, valeu.

É sempre bom começar por Hibernate ou JPA 2 com EclipseLink ou OpenJPA. Spring Framework também é uma boa. EJB é quase sempre requisito.
Eu começaria por Hibernate, depois Spring e então EJB 3.x

Muito obrigado, vou pesquisar alguns livros e cursos.
valeu pela atenção.

[quote=marciojesus]Muito obrigado, vou pesquisar alguns livros e cursos.
valeu pela atenção.[/quote]
Você encontra alguma coisa no site da caelum e da k19.
Da uma olhada aí.

Os cursos da K19 e mais acessiveis do que na Caelum, vou baixar as apostilas e dar uma estudada, valeu…

Márcio seguinte, até eu trabalhar com Java eu passei pela mesma experiência que você, e vai um conselho que serviu pra mim, e por conta de não fazer do jeito que vou te dizer eu comecei e parei os meus estudos com java muitas vezes por não saber por onde seguir, então aí vai :

[list]Aprender a sintaxe Java(pelo que vejo no seu sign-footer já está fazendo)blza, ponto pra você.[/list]
[list]Aprender Análise O.O. com Java.[/list]
[list]Antes de sair procurando Frameworks aprender como fazer nativamente, para entender o funcionamento e só depois tentar facilitar com Frameworks.[/list]
[list]Padrões de Projetos.[/list]
[list]Framework de persistência (JPA/Hibernate/Algum outro do seu interesse).[/list]
[list]E aprender um framework para qualquer que seja a plataforma que você escolher (Web, Desktop, Mobile).[/list]

Veja os 4 passos iniciais são fundamentais pois, se você cair de cara em um framework, na hora que acontecerem os problemas você não saberá como solucionar e nem terá idéia pois ainda não aprendeu como as coisas funcionam por baixo dos panos, e a partir no 4 passo eu coloquei a ordem que me parece lógica pois, aplicações dos mais variados níveis e plataformas necessitam persistir os seus dados.

Caso tenha resolvido sua duvida por favor altere o titulo do topico para [RESOLVIDO].

t+

cara te aconselharia olha os sites da caellum e da k19 (já foi citado) e tbm a da coti informática aqui do rj http://cotiinformatica.com.br/curso.php?id=MzM= , eu to começando agora tbm to fazendo curso na coti =]

Cara valeu mesmo pela ajuda(Ibotirama), vc não sabe o peso que tirou das minhas costas, pois comprei um livro de DESIGN PATTERNS e outro de JSP, mas nas entrevistas e sempre a mesma historia e comecei a me questionar se eu tinha feito a escolha certa,
os cursos são caros e não quero gastar R$ 4.000.00, e continuar em casa estudando, por não ter experiência decide tirar a certificação.
Ultima pergunta, vc poderia indicar alguns livros, ficarei muito grato, e novamente foi de grande ajuda.
e aos outros valeu pelas dicas, ideias e conselhos.

Tópico movido para Ferramentas, Frameworks e Utilitários

[quote=ibotirama][list]Aprender a sintaxe Java(pelo que vejo no seu sign-footer já está fazendo)blza, ponto pra você.[/list]
[list]Aprender Análise O.O. com Java.[/list]
[list]Antes de sair procurando Frameworks aprender como fazer nativamente, para entender o funcionamento e só depois tentar facilitar com Frameworks.[/list]
[list]Padrões de Projetos.[/list]
[list]Framework de persistência (JPA/Hibernate/Algum outro do seu interesse).[/list]
[list]E aprender um framework para qualquer que seja a plataforma que você escolher (Web, Desktop, Mobile).[/list][/quote]
Para essa lista ficar perfeita falta apenas acrescentar TDD :slight_smile:

[quote=marciojesus]Gostaria de saber qual framework eu deveria aprender ou estudar para trabalhar com Java, toda entrevista que vou sempre tem aquela pergunta QUAL FRAMEWORK VOCE JA TRABALHOU OU CONHECE ?
Na verdade conheço alguns por materias e revista e comentarios, mas nunca trabalhei ou estudei, por qual devo começar,SPRING, HIBERNATE, EJB, JBOSS, STRUTS, JBOSS SEAM, GWT, JSF, DWR,VRAPTOR ETC são varios e não sei por qual começar.
Ficarei grato se alguem der umas dicas ou ideais, valeu. [/quote]

[quote=marciojesus]Gostaria de saber qual framework eu deveria aprender ou estudar para trabalhar com Java, toda entrevista que vou sempre tem aquela pergunta QUAL FRAMEWORK VOCE JA TRABALHOU OU CONHECE ?
Na verdade conheço alguns por materias e revista e comentarios, mas nunca trabalhei ou estudei, por qual devo começar,SPRING, HIBERNATE, EJB, JBOSS, STRUTS, JBOSS SEAM, GWT, JSF, DWR,VRAPTOR ETC são varios e não sei por qual começar.
Ficarei grato se alguem der umas dicas ou ideais, valeu. [/quote]

Perfeita sua pergunta.
Me ajudou, pois também estava com esta dúvida.
Na verdade já comecei a estudar Hibernate (ja deveria ter aprendido a mto tempo)…

Muito bom,
vlw pela contribuição

Eu diria: depois de aprender BEM OO, estude TDD e depois um Hibernate + VRaptor.
Até hj não sei EJB, Spring, JSF e sou mt feliz =D

Valeu pela dica, estou pensando em comprar livros ou fazer cursos.
Muito grato pela ajuda.

Valeu pela dica, estou pensando em comprar livros ou fazer cursos.
Muito grato pela ajuda.

[quote=marciojesus]Gostaria de saber qual framework eu deveria aprender ou estudar para trabalhar com Java, toda entrevista que vou sempre tem aquela pergunta QUAL FRAMEWORK VOCE JA TRABALHOU OU CONHECE ?
Na verdade conheço alguns por materias e revista e comentarios, mas nunca trabalhei ou estudei, por qual devo começar,SPRING, HIBERNATE, EJB, JBOSS, STRUTS, JBOSS SEAM, GWT, JSF, DWR,VRAPTOR ETC são varios e não sei por qual começar.
Ficarei grato se alguem der umas dicas ou ideais, valeu. [/quote]

PS: Voce gosta de uppar os topicos ein, rs. Se fosse com outras duvidas td bem, mas nao eh!

Bom, cuidado, nao atropele tudo, vai com calma… nao adianta estudar um pouco de tudo e nao saber nada a fundo… nao atropele tb pra nao de desesperar com tantas coisas que tem… vai fazendo conforme suas necessidades…

Faca um projetinho com (se o foco for web):

Container web: Tomcat
Persistencia: JPA/Hibernate
Controlador: Spring
Front-end: JSP e Servlets (nao use scriptlets, use JSTL e EL)

Depois faca um com
Servidor de aplicacao: JBoss ou Glassfish
Controlador: EJB 3.1
Front-end: JSF (Pega um Primefaces ou myFaces ou iceFaces)

Ambos: faca com as camadas MVC. Separa em camadas de:
Dominio: Entidades (Onde fica as classes com seus getters and setters)
Repositorio: DAOs, BUs (Camada logica, inserts, updates, deletes, searchs)
Services: UI, Servlets (Camada logicas tb, onde ‘protege’ o backend do frontend
Web: JSPs, xHTML, JSF (as telinhas)

e por ultimo, siga esse projeto feito pelo jakefrog q ele mostra como fazer uma aplicacao completa com EJB, JBoss 7 (uau!) e JSF
http://uaihebert.com/?p=836

Nao precisa fazer coisas complexas, faça apenas para aprendizado mesmo. 2 telas de cada projeto. apenas pra aprendizado
Fazendo isso, vc aprenderá: tomcat, jboss, jpa, hibernate, spring, ejb, jstl, el, jsp, servlets, jsf, mvc

Ta ai um bom roteiro que acabei de criar :smiley:
Assustador mas inclui bastante coisa

Muito obrigado pela ajuda, e que estou cansado de fazer entrevistas, testes, etc e sempre falta algo, por este motivo decidi tirar certificação e aprender mais sobre java na ponta dos dedos(full) e conhecer alguns e ate estudar frameworks…e que toda entrevista sempre tem aquela sabatina de perguntas…mas vou seguir seu conselho, passo a passo…valeu