[resolvido]Qual framework estudar primeiro?

Estou terminando alguns livros de java, e gostaria de estudar junto com JSP algum framework, por qual começo…?
valeu a ajuda…

[quote=marciojesus]Estou terminando alguns livros de java, e gostaria de estudar junto com JSP algum framework, por qual começo…?
valeu a ajuda…[/quote]
Tenho grande apreciação pelo JSF, já deu uma olhada nesse framework?

Eu iria de Vraptor, curva de aprendizado, baixíssima!!!

Essa é uma pergunta com muitas respostas. Seria interessante dizer qual é o seu objetivo.

Um framework que terá em quase todo tipo de projeto é um de persistência, como o JPA 2.0.

Se você for um cara mais de front-end, outra possibilidade é melhorar suas habilidades com JavaScript e css. E ver frameworks como AngularJS ou JQuery.

E, se quer desenvolver mobile, eu daria uma olhada no Android.

Se voce for considerar aceitacao no mercado e verdadeiro aprendizado web, pode ir de SpringMvc ou Struts2 para sites e sistemas, webapp cai bem com algum framework JS MVC/MVVM como KnockoutJS ou AngularJS. Ja tem algumas discussoes atuais no guj sobre isso.

Nenhum. Estude JSP apenas, aprenda a fazer tags, usar filter e listener.

Depois, vá para frameworks.

[quote=Hebert Coelho]Nenhum. Estude JSP apenas, aprenda a fazer tags, usar filter e listener.

Depois, vá para frameworks.[/quote]
Além disso aprenda servlets, que é o basico de java web.
OBS: recomendo o framework Vraptor.

[quote=ViniGodoy]Essa é uma pergunta com muitas respostas. Seria interessante dizer qual é o seu objetivo.

Um framework que terá em quase todo tipo de projeto é um de persistência, como o JPA 2.0.

Se você for um cara mais de front-end, outra possibilidade é melhorar suas habilidades com JavaScript e css. E ver frameworks como AngularJS ou JQuery.

E, se quer desenvolver mobile, eu daria uma olhada no Android.[/quote]
JPA realmente é fundamental.

[quote=Hebert Coelho]Nenhum. Estude JSP apenas, aprenda a fazer tags, usar filter e listener.

Depois, vá para frameworks.[/quote]
Concordo. Isso forma uma boa base e você pode usar o padrão MVC para desenvolver.

Um bom livro para JSP é o Use a Cabeca Servlets e Jsp
Para padrões de MVC recomendo o Padrões de Arquitetura de Aplicações Corporativas

Não veja nenhum!

só JSP, quando estiver fazendo algumas coisas bacanas ai sim veja um framework.

Pra quem quer web, recomendo spring-mvc

olha todos os frameworks tem suas vantagens e suas desvantagens. A vantagem que um tem outro nao tem, e assim por diante…
porem a base só com JSP

qual a definição de resolvido?

Não sei estava velho de mais e não compensaria manter…

[ ]'s

[quote=Ubb3r]qual a definição de resolvido?

Não sei estava velho de mais e não compensaria manter…

[ ]'s
[/quote]
Eu acho válida essa nova discussão! Não é o tipo de coisa que está gravado em pedra e que não pode se mudar!

[quote=x@ndy][quote=Ubb3r]qual a definição de resolvido?

Não sei estava velho de mais e não compensaria manter…

[ ]'s
[/quote]
Eu acho válida essa nova discussão! Não é o tipo de coisa que está gravado em pedra e que não pode se mudar![/quote]

Pela palavras, peço desculpa caso tenha parecido troll ou tentando controlar o que é valido ou não… Apenas pensei que estava resolvido. Não entendo algo mudar em menos de 6 meses (±)…
Mas eu gosto do assunto e permaneço agora como espectador para aproveitar o conhecimento compartilhado =]

[ ]'s