Bom pessoa, gostaria de uma opinião de vocês,
Qual IDE com qual plugin e/ou interface gráfica é mais usada hoje para desenvolvimento de Interface gráfica Desktop?
ou é melhor fazer tudo na mão?
Esta pergunta se dá ao fato das dificuldades encontradas ao usar o NetBeans. Obrigado
Faço tudo na mão, Web ou Desktop Java
MigLayout é superior a todas IDEs que já vi para Java, minha opinião
ja usei os 2 IDE
netbeans
- leve
- rapido
- facil pra desenhar as telas
usado atualmente
eclipse
nao tem um plugin - vc tem que baixar o visual editor - bem dificil de instalar e usar
- pesado
[quote=marcoscorso]ja usei os 2 IDE
netbeans
- leve
- rapido
- facil pra desenhar as telas
usado atualmente
eclipse
nao tem um plugin - vc tem que baixar o visual editor - bem dificil de instalar e usar
- pesado[/quote]
Opa, marcoscorso!
Mesmo gostando bastante do Netbeans, eu sugiro fortemente que você use o Eclipse, juntamente com o Window Builder e o MigLayout (sim, o WB suporta o MigLayout!!!). Vale MUITO a pena testar!
Espero ter ajudado,
fique com Deus!
Como integrar isso com o eclipse?
Opa Nicolas Fernandes !!
Vc usa o WB com o MigLayout ? Como está sendo?
Pra mim seria o melhor dos mundos!!
Utilizo o eclipse com windows builder, mas com o GridBagLayout.
Abraços.
Fiquem com DEUS.
ai agente tem que dividir tanto a pergunta quanto as respostas em duas partes: a primeira seria se vale mais a pena usar algum framework de drag and drop para swing ou não, se seria melhor codificar estas telas na mão, a segunda pergunta é qual ide é a melhor escolha para utilizar da forma que foi decidida pensando na resposta da pergunta anterior.
Quanto a primeira pergunta:
Eu acredito (tem gente experiente nesse forum que descorda de mim) que o framework para isso é mais produtivo do que codificar na mão, mas isso tem alguns poréns, primeiro que a chance de você fazer merda com o framework caso não saiba o básico de como fazer aquilo na mão é grande, é indicado de você saber alguns conceitos para poder trabalhar direito com a ferramenta, saber trabalhar com ela também (você poderá fazer customizações no seu layout que muitos acreditam não dar para fazer com ela), o segundo porém é que se você usar algum framework do tipo, utilize-o para dar manutenção também, isso é completamente possível e viável, a pior merda que você faz é criar os layouts com um framework do tipo, copiar o código e continuar dando manutenção depois neste código gerado.
Por outro lado quando você está codificando, você tem mais controle sobre cada coisa nessa tela.
Quanto a segunda pergunta, caso você tenha escolhido codificar, é estritamente pessoal, a resposta para isso costuma ser a IDE que você esteja mais habituado (normalmente neste caso o pessoal prefere o editor de código do eclipse). Caso você tenha escolhido usar algum framework… na verdade também considero meio pessoal, tem gente que prefere o matisse (do netbeans), tem gente que não gosta dele e usa algum como o VE (plug in do eclipse) por que o código gerado pelo VE é melhor e o código do matisse é meio incompreensível (eu acho esse argumento inválido por que como disse, se você vai fazer a o ambiente gráfico com o framework, o melhor é manter esse ambiente também com o framework depois). A maioria das vezes que ja vi alguém opinando neste forum disseram preferir o matisse, eu não poderia comparar por que eu nunca usei algum framework do tipo no eclipse como o VE por exemplo, por que o matisse sempre me satisfez.
bom… tentei mostrar um pouco das vantagens de cada de forma imparcial e também mostrar a minha opinião a respeito.
Aproveitando o embalo…
Qual vocês acham melhor, MigLayout ou GridBagLayout?
Digo, no desenvolvimento na “mão”.
[quote=guilherme.dio]Aproveitando o embalo…
Digo, no desenvolvimento na “mão”.[/quote]
Eu gosto de usar o GrindBagLayout tanto na mão quanto com drag-and-drop, isso porque tenho mais facilidades com ele. agora não sei dizer se ele é melhor do que o MigLayout.
Abraços.
Fiquem com DEUS.
[quote=Fexx][quote=guilherme.dio]Aproveitando o embalo…
Eu gosto de usar o GrindBagLayout tanto na mão quanto com drag-and-drop, isso porque tenho mais facilidades com ele. agora não sei dizer se ele é melhor do que o MigLayout.
Abraços.
Fiquem com DEUS.[/quote]
Eu realmente não gosto dos layots padrão do swing, deles parece que o GridLayout e o GridBagLayout são os melhorzinhos e eu ainda não gosto deles… nunca usei o MigLayout, mas ja ouvi falar que com ele você consegue posicionar componentes usando x e y em um plano cartesiano como se estivesse usando layout null, isso me parece bem melhor do que os layouts que eu vi na época que estava estudando swing…
Bom pessoal já que tivemos muitas opiniões agora irei explicar minha situação.
Eu acho a interface do Eclipse, mais simples, mais amigável e melhor de se trabalhar do que o NetBeans, Porém instalei Windows Builder, e achei horrível o (arrastar e soltar) componentes para os formulários. Então resolvi usar o NetBeans, portanto, se conseguir instalar o MigLayout e for melhor que o Windows Builder. Irei usar o Eclipse definitivamente.
[quote=stuney]Bom pessoal já que tivemos muitas opiniões agora irei explicar minha situação.
Eu acho a interface do Eclipse, mais simples, mais amigável e melhor de se trabalhar do que o NetBeans, Porém instalei Windows Builder, e achei horrível o (arrastar e soltar) componentes para os formulários. Então resolvi usar o NetBeans, portanto, se conseguir instalar o MigLayout e for melhor que o Windows Builder. Irei usar o Eclipse definitivamente.[/quote]
miglayout não é um framework de drag and drop para construção de interface como o windows builder, é uma api de terceiros que prove um layout swing, tipo o gridbaglayout por exemplo…
[quote=luiz_renato]Opa Nicolas Fernandes !!
Vc usa o WB com o MigLayout ? Como está sendo?
Pra mim seria o melhor dos mundos!!
[/quote]
Opa, luiz_renato!
Estou usando sim. A nova versão do WB já vem com o MigLayout habilitado.
Cara, é simplesmente fantástico! Você arrasta lá os componentes, coloca as constraints que quer nas propriedades e voilà!
Atualize o seu plugin pra última versão e faça o teste. Gostaria de saber sobre sua experiência com tal.
peresjuliao, instale o plugin do WindowBuilder. Você encontra ele aqui.
[quote=guilherme.dio]Aproveitando o embalo…
guilherme.dio, eu vou de MigLayout, sempre. É MUITO simples desenvolver com MigLayout. Acesse o QuickStart e faça uns testes. Poste sua análise depois, seria legal comparar opiniões!
@stuney
Cara, você sabe desenvolver interfaces na mão? O que eu quero dizer é que só vale a pena ir para alguma ferramenta de interface gráfica quando você tiver plena consciência do que acontece por trás dela. E se você precisar dar uma manutenção no código? Você não vai saber o que se passa por trás, por exemplo. Eu aprendi a construir interfaces na mão, sempre. Quando começei a user o MigLayout, também construi MUITO na mão, até pegar o jeito dele. Só agora que entendo legal é que parti para uma ferramenta gráfica. Então conheça primeiro o terreno onde você está pisando para depois começar a usar as “armas” que ele oferece.
Grande abraço, pessoal,
fiquem com Deus!