[RESOLVIDO]Quero ser um programador,por onde começar?

Olá,escolhi este fórum para fazer esta pergunta, pois aqui já fui ajudado diversas vezes com minhas dúvidas,peço desculpas ao moderador se este é o local errado.

Por onde eu começo para ser um programador?

Estou fazendo um curso técnico que ensina as linguagens Java e PHP(além de outras de disciplinas,obviamente) e logo de cara já preferi o Java(achei mais fácil de aprender por causa da forte tipagem e da sintaxe),além do curso estou lendo o livro Use a Cabeça - Java (Heads first - Java) e acredito que seja meio cedo para dizer, mas estou adorando a programação e penso que essa é a área que quero seguir.Pretendo aprender o máximo possível sobre Java e com ela aprender a programação em si,para que não fique difícil migrar para outra linguagem mais tarde .

Sei que um curso técnico e um livro não são suficientes para me tornar um programador em Java (e outras linguagens posteriormente) então gostaria de saber o que mais devo fazer para continuar esse caminho?

É possível conseguir um estágio na área com apenas um curso técnico?Um estágio que me possibilite aplicar a teoria e aprender ainda mais,ou só existem estágios para aqueles que já sabem programar?

Não quero ser um programador por causa do salário,mas sim por amor à camiseta,essa é a área da informática que mais me atraiu e é a que eu mais gosto de estudar.

Agradeço à atenção.

  1. Graduação - sem ela vc na pratica vai perder para qualquer pessoa que seje.
  2. Certificações - o diferencial para programadores.

Apenas para complementar a resposta do Fernando,
Procure estágios, programas de treinees e/ou outras atividades que lhe darão vivencia de mercado.

Uma graduação é um diferencial, não quer dizer que todos os programadores a tem, mas dentre os melhores, praticamente todos! Sem ela, concorrer a uma vaga torna-se muito mais dificil.

Escolha a linguagem com a qual irá iniciar, pode ser java ou php, já que estás a aprender no curso, especialize-se nela. Tire ao menos as certificações iniciais desta linguagem, mas vá alem. Não basta dominar uma linguagem, bons programadores sabem ao menos um minimo sobre outras linguagens, geralmente as mais utilizadas no mercado.

Dedique-se, Estudo, e quando achar que sabe o suficiente, estude um pouco mais… sempre tem coisas novas a se aprender!!

[quote=FernandoFranzini]1. Graduação - sem ela vc na pratica vai perder para qualquer pessoa que seje.
2. Certificações - o diferencial para programadores.[/quote]

Apenas para ir contra a opnião do Fernando…apesar de ele ser um ótimo desenvolvedor.
Não se apegue a faculdade! Você não irá perder para ninguém “na pratica” por causa da faculdade…apenas perderá em currículo.

Meu conselho é: Aprenda desde cedo ser auto-didata, já que vc esta entrando em uma área em que surge novas tecnologias e frameworks todos os dias.
Vai precisar estar preparado para aprender coisas novas todos os dias. Não dependa da faculdade, o conhecimento que ela passa não da nem pra virar estagiário.
Fez um ótimo passo em começar a ler o Head-first, depois quando termina-lo leia o SCJP também escrito pela Kathy. Irá ter um ótimo conhecimento para estagiar ou até tentar pegar junior…
Depois disso, java irá ser o que vc menos irá se preocupar…irá começar a entender que deverá buscar aprender por conta própria coisas como Hibernate, DDD, Spring, Struts, JSF e principalmente “Design Patterns”. Porém são coisas que vc irá aprendendo de acordo com a necessidade…

Só não se apegue muito a cursos e faculdade, e sim de mais valor a estudar por conta para tirar certificações e aprender de verdade.
O importante não é o que vc sabe, e sim “quando você sabe”.

Blz?
Abraços.

[quote=InsaneChess][quote=FernandoFranzini]1. Graduação - sem ela vc na pratica vai perder para qualquer pessoa que seje.
2. Certificações - o diferencial para programadores.[/quote]

Apenas para ir contra a opnião do Fernando…apesar de ele ser um ótimo desenvolvedor.
Não se apegue a faculdade! Você não irá perder para ninguém “na pratica” por causa da faculdade…apenas perderá em currículo. (E apenas enquanto não tiver expêriencia e certificações.)

Meu conselho é: Aprenda desde cedo ser auto-didata, já que vc esta entrando em uma área em que surge novas tecnologias e frameworks todos os dias.
Vai precisar estar preparado para aprender coisas novas todos os dias. Não dependa da faculdade, o conhecimento que ela passa não da nem pra virar estagiário.
Fez um ótimo passo em começar a ler o Head-first, depois quando termina-lo leia o SCJP também escrito pela Kathy. Irá ter um ótimo conhecimento para estagiar ou até tentar pegar junior…
Depois disso, java irá ser o que vc menos irá se preocupar…irá começar a entender que deverá buscar aprender por conta própria coisas como Hibernate, DDD, Spring, Struts, JSF e principalmente “Design Patterns”. Porém são coisas que vc irá aprendendo de acordo com a necessidade…

Só não se apegue muito a cursos e faculdade, e sim de mais valor a estudar por conta para tirar certificações e aprender de verdade.
O importante não é o que vc sabe, e sim “quando você sabe”.

Blz?
Abraços.[/quote]

Oi InsaneChess, vc estar certo sim…concordo em tudo!! Mas nas politicas atuais de RH das empresas brasileiras, graduação é um requisito obrigatório! Ou seja, vc pode manjar muito, ter muita experiencia, mas sem o canudo esta 100% eliminado numa seleção!

Se você já possui lógica de programação, sugiro que estude orientação a objeto.
A caelum disponibiliza uma ótima apostila para iniciantes:

http://www.caelum.com.br/curso/fj-11-java-orientacao-objetos/

Espero ter ajudado.
[]'s

Muito obrigado a todos,estou dedicando 90% do meu tempo livre para estudar Java,eu nunca me dediquei tanto assim para nada,eu realmente estou convencido de que é isso que eu quero,agora que recebi dicas valiosíssimas vou segui-las.

Mais uma vez muito obrigado!

Eu discordo.
As empresas estão chorando hoje em dia por que não acham pessoas que conseguem fazer o serviço.

Tanto na Murah Techonologies em que eu trabalhava quanto na Porto Seguro que estou agora…
Qualquer um que der as caras e provar que sabe esta contratado!

Por isso minha dica: Não se apague a faculdade…
Seja bom no que você faz e concerteza será um ótimo programador…Meus arquitetos não possuem faculdade…os formados são os estagiários, aprenderam tudo menos a programar e como utilizar metodologias ágeis na pratica xPPP

Quer tirar um Diploma que em uma entrevista vale mais do que a faculdade?
E o melhor, consegui-lo em apenas 120 minutos? Very easy, tire a OCJP 6 da Oracle :wink:

Obs: O que falei só se aplica a nossa área.