[RESOLVIDO]Redes Ubuntu

Pessoal,

Tenho em casa um desktop dual-boot (XP e Ubuntu 8.04). Agora, comprei um notebook Itautec, limei o Vista que vinha com ele e coloquei o Ubuntu. Ele acha minha rede wireless, acesso a internet, tudo legal. Mas o notebook só vê o desktop quando o último está rodando o XP. O que eu preciso fazer para que uma máquina Ubuntu veja a outra? Elas estão ligadas por um roteador 2640T wireless da D-Link.

Não consegue nem pingar a outra máquina?

Se consegue, pode se comunicar com ela por ssh / sftp para tarefas cotidianas (transferir arquivos, logar no outro computador).

bem, um chute mas no 8.04 a instalação do SAMBA, tah diferente ao 7.10 onde vc instalava via Sistema->Pastas Compartilhadas no 8.04 vc vai em Locais->Computador->Home>“Seu Diretório Padrão” clica no segundo botão “ai”, o Ubuntu irah instalar o SAMBA, e feito isso tem um buguizinho no compartilhamento, mas facilmente controlado, eh soh alterar o arquivo SMB.conf, vah em ETC / SAMBA e altere o arquivo SMB.conf, colocando as seguintes linhas no final do arquivo:
[josue]
public=yes
browseable= yes
writable=yes
available=yes

obs: vc tem que ter privilegios de super usuario

vê se teu xp tá com firewall ativado.

[]'s

Se você deseja visualizar ou acessar a partição Windows no Ubuntu, digite o seguinte comando:
mount -t /hda1 nfs /mnt/windows

Galera,

Obrigado pelas dicas, mas eu consegui acessar usando o vnc.